Exatamente 17 anos atrás (22 de setembro de 2005), o piloto de “Lost” era exibido pela primeira vez na ABC. Iniciava-se assim o maior fenômeno midiático dos anos 2000.
Na época, era o piloto mais caro da história da TV americana, além de ter a maior audiência do canal, para um primeiro episódio até então, com 18,8 milhões de telespectadores.
Esses episódio sozinho ganhou 4 Emmys:
Melhor Série Dramática
Melhor Direção (Pilot by J.J. Abrams)
Melhor Edição em Série Dramática
Melhor Trilha Sonora Original em Série Dramática
Algumas curiosidades:
-O nome do episódio foi dado porque, para além de todo primeiro episódio de série se chamar “Pilot” (“Piloto, em português”), o piloto do avião morreu.
-Jack tinha sido escrito para aparecer apenas no episódio piloto e morrer. Sendo assim, Kate o substituiria como líder dos sobreviventes. No entanto, os escritores reconsideraram, após pensar no efeito que tirar o personagem principal no primeiro episódio ia causar aos espectadores, e após terem também constatado que Matthew Fox era bom de serviço.
-O nome de Boone originalmente era “5”. Quando decidiram mudar o nome para “Boone”, os roteiristas tiveram que fazer uma alteração no script: eles notaram que a alteração do nome da personagem tinha mudado o diálogo entre Kate e Jack na cena “1, 2, 3, 4, Boone!”, que anteriormente teria ficado “1, 2, 3, 4, 5!”.
-O piloto, que foi morto pelo Monstro, embora não tenha aparecido nos créditos, foi interpretado por Greg Grunberg, amigo de infância de J.J. Abrams que aparece em quase todas suas produções.
-Kate é vista primeiramente por Jack saindo da selva e esfregando seus pulsos. Na segunda parte do episódio, nós vemos que isto era porque as algemas a machucaram durante o voo