Em 11 de março de 2020, a OMS decretava a proliferação da covid-19 como uma pandemia. Nessa altura, a doença provocava uma enorme onda de internações e mortes no Irã, na Itália e na Espanha, causando pânico no resto do mundo que começava a registrar os primeiros casos da doença.
Ao longo de 2 anos, o vírus infectou 455 milhões de pessoas e causou a morte de pelo menos 6 milhões.
O país com mais casos e mortes são os Estados Unidos, com 81 milhões de casos e 993 mil mortes. O Brasil tem 29,3 milhões de casos e 655 mil mortes.
A primeira vacina contra a doença foi aplicada em larga escala em dezembro de 2020, no Reino Unido. Cerca de 11 bilhões de doses de vacinas foram aplicadas até hoje, 11 de março de 2022.
aqui no Cuzil já passou de 1kk de mortes faz tempo. tem centenas de milhares de mortes por síndrome respiratória e de pacientes que tiveram alta e morreram dias depois, além de outros motivos como complicações. maioria dessas nem entrou na conta
eu fui num hospital no final de janeiro, parecia cenário de guerra mesmo. gente em macas do lado de fora, cilindros de oxigênio pra todo lado, médica chorando na calçada, terror