A música foi um fenômeno na época, sendo o vídeo feminino mais visualizado em 2013 com 461,848,016 de visualizações e o terceiro mais visualizado no geral, atrás apenas de Gangnam Style e Gentle Man, smash hits do coreano Psy. Na época, bateu o recorde de views no youtube com 19.3 milhões de visualizaçoes nas primeiras 24 horas.
Fun fact: o segundo vídeo feminino mais visto no mesmo ano foi We Can’t Stop, com 440,889,016 views.
A música foi um sucesso comercial atingindo o topo da Hot 100 e do UK Charts, atualmente, conta com a certificação de 7x platina no US (atualizada em 2019) e é million-seller no UK. Além disso, a canção conta com top 10 em basicamente todos os mercados do mundo, apesar de não ter conseguido tantos #1’s mundialmente, devido a disputa ferrenha com Royals, Roar e Wake Me Up que também eram sucesos simultâneos ao single e disputavam nas paradas mundiais.
Fun fact 2: É a canção internacional mais certificada da história da Noruega com 11x platina.
Venceu o na categoria de VOTY, sendo esse o prêmio mais importante do VMA’s, também rendeu 3 prêmios ASCAP, 1 BBMA’s de Melhor Música do chart ‘Streaming (Video) (concorreu também WCS da cantora na mesma categoria), 1 IHeart Radio de melhor letra, 1 EMA’s de melhor clipe e 1 World Music Award também de melhor clipe, além de indicado ao NJR (premiação mais importante da França).
Apesar de todo sucesso da crítica e comercial, Wrecking Ball não foi indicada ao Grammy.
A canção terminou a década entre os 100 maiores hits dos Estados Unidos e até hoje é um marco na cultura pop do século XXI.
Fun fact 3: A performance no AMA’s foi listada como uma das 20 maiores/melhores de toda história da prmeiação