Há uma semana, Taylor Swift lançava seu maior trunfo crítico, (re)veja a recepção de 'folklore'

Há exatamente uma semana, Taylor Swift surpreendia seus fãs com o lançamento do seu álbum surpresa, anunciado um dia antes através de suas redes sociais, sem nenhum processo de promoção antecipada, totalmente diferente de todos os trabalhos anteriores da musicista que seguia um cronograma de lançamentos fixo. Swift, anunciou o “folklore” como um álbum elaborado, criado e planejado, durante o período de pandemia que o mundo enfrenta atualmente e em seus detalhes mais curiosos, já demonstrava ser o álbum mais despretensioso da artista.

Já nas primeiras horas de lançamento, o projeto de quarentena de Taylor Swift alcançou a graça de fãs e de artistas de vários segmentos, assim como a recepção inquestionável e bem sucedida no meio crítico da indústria fonográfica, conforme será exposto nesse tópico.

The Guardian

“O folklore prova que ela pode se afastar do ‘barulho’, se você interpretar ‘colegas de classe’ em suas letras como colegas do pop. Swift não está mais competindo. A ausência do pop bombástico abre caminho para letras mais suaves e uma visão singular comparando com seu último álbum, mas que aposta em propagação. Com os shows para um futuro próximo, para ela não é mais necessário alcançar os quatro cantos de um estádio […]”

“A autoconsciência que Swift exibiu em ‘Lover’ se aprofunda no ‘folklore’, onde ela sutilmente considera a linha obscura entre corrupção e cumplicidade, entre ser uma vítima e uma catalisadora. As recriminações são menores, as lutas mais justas e seu senso de responsabilidade nelas é maior.”

Review

https://www.theguardian.com/music/2020/jul/24/taylor-swift-folklore-review-bombastic-pop-makes-way-for-emotional-acuity

The Atlantic

“Taylor Swift não vive mais o presente. Seu oitavo álbum, lançado de surpresa, desafia de maneira impressionante e empática o voyeurismo do público.”

Review

https://www.theatlantic.com/culture/archive/2020/07/taylor-swift-folklore-review-power-storytelling/614698/

NME

“A grande estrela pop passa por uma extraordinária reinvenção indie-folk, que pode apresentar a sua melhor música em todos os tempos.”

“‘Folklore’ parece novo, inovador e, acima de tudo, honesto. A brilhante produção que ela entregou na última década é deixada de lado para melodias mais suaves e instrumentação melancólica. É o som de um artista que está exausto de lançamentos calculados e gostaria de tentar algo diverso. Swift desapareceu na floresta metafórica de ‘folklore’ e emergiu mais forte do que nunca.”

Review

https://www.nme.com/reviews/taylor-swift-folklore-album-review-2713965

Rolling Stone

“Seu oitavo álbum é um desvio radical para a coleção de músicas mais profundas que ela já criou.”

“‘Folklore’ é uma abordagem diferente de ‘Lover’, mas parece ainda mais íntimo, porque simplesmente é um som de um artista sem mais nada a provar. Ela nunca pareceu tão relaxada e confiante. Faz todo o sentido que a quarentena tenha trazido o melhor de si, pois ela escreveu com tanta tristeza sobre isolamento e a vida longe das pessoas. No ‘folklore’ ela sonha com uma série de personagens para manter sua companhia e dar um passo à frente, em suas vidas traz a sua mais profunda inteligência, compaixão e empatia. E parece que para Taylor Swift seu melhor ainda está por vir.”

Review

https://www.rollingstone.com/music/music-album-reviews/taylor-swift-leaves-her-comfort-zones-behind-on-the-head-spinning-heart-breaking-folklore-1033533/

Pitchfork

“O ‘folklore’ afirma algo que foi verdadeiro desde o início de sua carreira: sua maior força é sua narrativa, seu bem elaborado trabalho de composição, atendendo ao capricho vívido de sua imaginação. Você pode dizer que isso é o que impulsiona Swift pela maneira como ela molda suas músicas: amontoando detalhes específicos em cadências curiosas, dobrando as linhas conforme sua vontade.”

Review

https://pitchfork.com/reviews/albums/taylor-swift-folklore/

Insider

“‘Folklore’ pode ser o melhor álbum de sua carreira.”

Review

https://www.insider.com/taylor-swift-folklore-review-tracklist-breakdown-2020-7#the-1-is-the-best-album-opener-swift-has-had-in-years-1

Consequence of Sound

“No ‘folklore’, Swift alcançou a sua maioridade emocional e sonora, e provou a si mesma - não que ela precisasse - como não apenas uma autora excepcionalmente autônoma, mas uma colaborada ágil com um paladar cada vez maior.”

Review

https://consequenceofsound.net/2020/07/album-review-taylor-swift-folklore/

PopMatters

“As músicas bucólicas do ‘folklore’ representam um colcha de retalhos atraente e fascinante de contos americanos construídos por uma liga principal pura de um artista pop fora de sua zona de conforto, oferecendo consolo e retirando-se do barulho do mainstream. Essas músicas se inclinam para um modo mais terreno, elementar e ferido, e a arte de Swift se sente melhor por isso.”

Review

https://www.popmatters.com/taylor-swift-folklore-review-2646821264.html?rebelltitem=2#rebelltitem2

Los Angeles Times

“'Folklore” é radicalmente íntimo e seu quarto álbum perfeito. Com músicas em quarentena feitas por excelência."

Review

https://www.latimes.com/entertainment-arts/music/story/2020-07-24/taylor-swift-folklore-album-review

The A.V. Club

“O ‘folklore’ pode ou não significar uma mudança na música de Swift, mas não precisa ser necessariamente um salto à frente. É um álbum extravagante e intrigante, oferecendo novas ideias sobre a obra de Swift.”

Review

https://music.avclub.com/taylor-swift-writes-her-own-version-of-history-on-folkl-1844498450

Slate

“O ‘folklore’ encontra o ex-prodígio de dramas adolescentes, abandonando os dramas de tabloides para investigar preocupações mais adultas.”

“O ‘folklore’ encontra Swift crescendo em sua plenitude, ficando mais segura em como agir com a idade, aparentemente mais rápida em poucos meses do que nos últimos cinco anos juntos, sem grandes tropeços. Isso merece alguma celebração barulhenta, embora socialmente distante.”

Review

https://slate.com/culture/2020/07/taylor-swift-folklore-album-review.html

Entertainment Weekly

“A maturidade e confiança de Swift se revelam no ‘folklore’, um sorriso de conteúdo de um álbum no qual uma das maiores estrelas pop do mundo, condena as paradas e forja seu próprio caminho, desafiando o público a acompanhá-la.”

Review

https://ew.com/music/music-reviews/taylor-swift-folklore-review/

The Ringer

“Taylor Swift está cantando mais do que nunca - e se redescobrindo - no processo. A estrela pop mistura a perspectivas de outras pessoas com a própria e entrega um álbum despojado que relembra seus melhores trabalhos.”

Review

https://www.theringer.com/music/2020/7/27/21339589/taylor-swift-folklore-review

The Independent UK

“Este álbum citilante é uma poesia requintada. Um registro não convencional - pelo menos para a maior estrela pop do planeta. É igualmente brilhante.”

“Talvez não existisse um momento perfeito para lançar o ‘folklore’, mas podemos chegar a conclusão que o álbum é quase perfeito.”

Review

https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/reviews/taylor-swift-folklore-review-lyrics-album-stream-jack-antonoff-aaron-dessner-a9635496.html

Vanity Fair

“Taylor Swift ainda pode nos surpreender, mesmo depois de anos. Onze meses após seu último trabalho, Swift retorna com um conjunto de músicas que reinventa praticamente tudo sobre seu som, sem perder sua inteligência.”

“Em ‘folklore’, Swift estabelece que, mais do que qualquer gênero ou abordagem, sua identidade principal são músicas bem escritas e um desejo de continuar mudando.”

Review

https://www.vanityfair.com/style/2020/07/folklore-taylor-swift-review

The Alternative

“É especial porque é completamente humano, e nessa humanidade, é seguro dizer que temos o maior esforço de Taylor Swift em sua carreira até hoje.”

Review

http://www.getalternative.com/album-review-taylor-swift-folklore/

Mashable

“O tempo dirá se o ‘folklore’ é uma ocasião de contemplação promovida pelo isolamento, ou os primeiros passos em uma direção diferente para sua impressionante carreira. Independente disso, é reconfortante saber que uma das maiores estrelas pop ainda pode surpreender de uma nova maneira, e oferecer um projeto atencioso, revelador e silencioso de quarentena a um mundo zangado.”

Review

https://mashable.com/article/taylor-swift-folklore-review/

Variety

“O que mantém vidrado, como sempre, é a noção de Swift como revelador da verdade, dentro ou não, de um mundo pop. Ela está comemorando uma era mascarada tirando a dela novamente.”

“É difícil lembrarmos de qualquer superstar pop contemporâneo que tenha se entregado a uma limpeza sonora mais séria e bem sucedida do que Taylor Swift em seu oitavo álbum, um assunto moderado, mas rico, escrito e gravado em condições de quarentena.”

Review

https://variety.com/2020/music/reviews/taylor-swift-folklore-album-review-1234715520/

All Music

“O tom combinado, mais sombrio e contemplativo e a ênfase em músicas que não podem ser analisadas como autobiografia fazem com que o ‘folklore’ não pareça uma diversão momentânea inspirada pelo isolamento, mas sim o primeiro capítulo do segundo ato maduro de Swift.”

Review

https://www.allmusic.com/album/folklore-mw0003408614

Esquire

“É bonito e reconfortante - tão sussurrado e íntimo quanto todos os títulos em letras minúsculas e fotos sugerem. É uma coleção de histórias curtas para sua mesa de cabeceira na casa da qual você não saíra tão cedo. ‘folklore’ fará você sentir várias emoções, e estou aqui para dizer que três delas te farão sentir inveja.”

Review

https://www.esquire.com/entertainment/a33413859/folklore-taylor-swift-review-meaning/

The Telegraph

“O bloqueio pode ter sido um momento terrível para músicos e para a música, mas resultou no álbum mais poderoso e maduro de Taylor Swift até hoje.”

Review

https://www.telegraph.co.uk/music/what-to-listen-to/taylor-swift-folklore-review-exquisite-empathetic-lockdown-triumph/

USA Today

Incrivelmente comovente. É seu álbum mais introspectivo e emocionalmente cru até agora."

Review

https://www.usatoday.com/story/entertainment/music/2020/07/24/taylor-swift-folklore-surprise-album-review/5497066002/

The Washington Post

“Antes de ‘folklore’ a música de Swift era quase sempre algo legível e inequívoca, um pouco ansiosa demais para agradar e ansiosa demais para ser completamente compreendida. Em ‘folklore’ ela ainda recorre as suas casuais táticas líricas: contos de fadas, memórias de adolescente, diálogos românticos. Mas agora seus dispositivos emaranham e colidem de novas maneiras. ‘folklore’ continua sendo uma reviravolta nos ouvidos. Swift nunca foi uma artista de virar esquinas às cegas, de qualquer maneira. Como em “mirrorball”, Swift está girando, em sentido horário, para o futuro.”

Review

https://www.washingtonpost.com/lifestyle/style/if-a-taylor-swift-album-drops-in-a-pandemic-does-it-make-a-sound/2020/07/24/2ad003c4-cda6-11ea-bc6a-6841b28d9093_story.html

NZ Herald

“O novo álbum de Taylor Swift é surpreendentemente heroico.”

Review

https://www.nzherald.co.nz/entertainment/news/article.cfm?c_id=1501119&objectid=12350916

NPR

Lyndsey McKenna: “É seu álbum mais equilibrado.”
Stephen Thompson: “Suas músicas são lindas. É tão consistente. É um dos meus álbuns favoritos do ano.”
McKenna: “Com ‘folklore’ você percebe alguém que é capaz de abandonar o grande impulso da música pop e as tentativas de se ajustar nas tendências do momento, e adotar uma paleta que talvez não seja seu modo principal, mas se encaixa no que ela está fazendo.”

Review

https://www.npr.org/2020/07/28/896193188/taylor-swift-folklore-critics-roundtable

Metro UK

“Taylor Swift está na sua melhor fase lírica, em seu álbum mais coerente até agora. ‘folklore’ coloca de volta a magia nas composições puras de Swift, com ela brilhando mais do que nunca.”

Review

https://metro.co.uk/2020/07/24/taylor-swift-folklore-review-swift-lyrical-best-coherent-album-yet-13031913/

The Irish Times

“O ‘folklore’ é um triunfo da música escapista melancólica, também é um conforto em um momento de grande incerteza global. Mas principalmente, talvez isso já fosse perceptível por seus fãs, mas que há muito tempo é rejeitado pelos redatores que a atribuem a ser frívola e superficial: ninguém escreve uma música com riqueza emocional, autoconsciência e narrativa do que Swift.”

Review

https://www.irishtimes.com/culture/music/taylor-swift-folklore-review-a-triumph-of-wistful-escapist-melancholy-1.4312625

musicOHM

“O ‘folklore’ finalmente alcança em sua narrativa de escapismo a noção de que Swift não é um dos maiores artistas do século XXI porque seu trabalho é autobiográfico ou porque ela deixa pistas habilmente elaboradas que antecederam seus álbuns - embora todos esses sejam elementos interessantes -, mas porque ela é, antes de tudo, um “storyteller”. O folclore é triste, bonito, um pouco trágico, um pouco fora do comum, mas acima de tudo, parece livre.”

Review

https://www.musicomh.com/reviews/albums/taylor-swift-folklore

The Sydney Morning Herald

“A carta de Swift sempre foi a honestidade emocional, mas agora parece menos exibicionista e mais um trabalho pessoal. O ‘folklore’ é um dos casos claros e moderados que revelam magia a cada audição. É um sonho febril do qual você não vai querer acordar.”

Review

https://www.smh.com.au/culture/music/taylor-swift-s-new-album-is-a-fever-dream-you-won-t-want-to-wake-up-from-20200724-p55f4s.html

Gigwise

“Taylor é contemplativa, autoral, clara e simplesmente excepcional. A escrita que ela tão facilmente transformou de country em pop, agora se destaca no folk-indie flexível. O ‘folklore’ mostra isso melhor do que qualquer coisa desde ‘1989’, mas a verdade é que Taylor Swift sempre foi tão boa.”

Review

https://www.gigwise.com/reviews/3385813/album-review-taylor-swift-folklore

The Arts Desk

“Se esta é a libertação da maior compositora de sua geração da promoção pop, eu estou definitivamente aqui para isto.”

Review

https://www.theartsdesk.com/new-music/album-taylor-swift-folklore

Albumism

“Como um corpo completo de trabalho, o ‘folklore’ é o registro mais convincente e desafiador de Swift desde ‘reputation’. Não é mais uma ex-estrela do campo que virou pop, Swift é uma mulher com uma visão singular que avança para abrir novos caminhos e criar arte que ressoará nos próximos anos.”

Review

https://www.albumism.com/reviews/taylor-swift-folklore

Clash Music

“Swift recomenda, assim que fizermos as pazes com a batalha dentro de nós mesmos. Simplificando, o folclore é uma lombada. É uma pequena fatia de familiaridade e nostalgia que transmite abertura sem ressentimento, zombaria ou representações unilaterais, e descobre que Swift finalmente se compromete a lançar o som impetuoso em favor do brilho suave e tonal de reverberação e contemplação.”

Review

https://www.clashmusic.com/reviews/taylor-swift-folklore

The Line of Best Fit

“Este é um álbum de Swift que ela mais conhece, afastando a forragem dos tabloides que frequentemente cercava sua arte e ampliando o talento que ela tem aperfeiçoado a vida inteira. As melodias são cheias de calor e arestas arredondadas, movendo-se e brilhando em seu capricho enquanto ela se entrega a um dos tempos mais humanos e atemporais que temos.”

Review

https://www.thelineofbestfit.com/reviews/albums/taylor-swift-folklore-album-review

Northern Transmissions

“O folclore é uma grande surpresa. Apenas o fato de este álbum existir e nós não tínhamos ouvido uma dica sobre isso é bastante irreal. Um álbum que Swift começou a criar quando os planos de fazer uma turnê em seu último disco, lançada há onze meses, desapareceram com a pandemia global. Trancada em casa, ela canalizou suas energias para essas músicas e você pode sentir todas as suas intenções. Mesmo que as circunstâncias da criação ao lançamento possam parecer que este álbum é de menor importância que seus discos anteriores, tenha certeza de que não. Por mais surpreendente que seja o lançamento do disco, possivelmente mais surpreendente será ver o ‘folklore’ se tornar o disco que transforma toda uma geração de dispensadores em fãs de verdade.”

Review

https://northerntransmissions.com/folklore-taylor-swift/

Paste Magazine

“Prevejo que ‘folklore’ será canonizado na música pop, particularmente como um exemplo de beleza numa estranha era de separação.”

Review

https://www.pastemagazine.com/music/taylor-swift/folklore-album-review/

Under the Radar

“É o lançamento mais coeso e a mais nova mudança na estética desde sua transição para o estrelato pop. Seja como um desvio folk induzido por quarentena ao longo da trajetória pop de Swift ou como um indício de uma nova direção para sua música, ‘folklore’ é um trabalho inesperado de emoção genuína.”

Review

http://www.undertheradarmag.com/reviews/taylor_swift_folklore/

Spectrum Culture

“Swift está tentando se adaptar a um novo modo de vida no futuro próximo, como todos nós. Mas o mais importante é que Swift está tentando fazer música para se inspirar, passar o tempo e incendiar sua alma. E, ao fazer isso, ela criou um disco bonito e sem esforço para nos lembrar de não fechar os olhos para os filmes mudos exibidos em nossa própria imaginação.”

Review

https://spectrumculture.com/2020/07/29/taylor-swift-folklore-review/

The Young Folks

“O ‘folklore’ revela uma seriedade e eloquência que Swift nunca havia expressado antes. Como as árvores imponentes em sua cobertura, é uma prova de firmeza e crescimento.”

Review

https://www.theyoungfolks.com/review/145740/album-review-taylor-swift-folklore/

Spin

“O ‘folklore’ é finalmente a rebelião de Taylor Swift no pop. O oitavo álbum de Swift pode ser o melhor em uma década e o mais coeso de todos os tempos.”

Review

https://www.spin.com/2020/07/folklore-is-taylor-swifts-smoldering-pop-rebellion-finally/

Loud and Quiet

“É uma pausa bem-vinda das expectativas. Claro, há faixas longas e excessivas, propensas a uma interpretação mais dramática, mas é muito bom.”

Review

https://www.loudandquiet.com/reviews/taylor-swift-folklore/

Exclaim!

“É difícil reclamar de uma coisa boa demais. A localização final de seu catálogo levará mais tempo para decifrar, mas o ‘folklore’ ainda parece um momento decisivo para Swift. É uma prova positiva de que ela é uma das nossas melhores camaleões no pop e é uma limpadora de paletas após vários desvios sonoros intrigantes, embora às vezes questionáveis.”

Review

https://exclaim.ca/music/article/taylor_swift_folklore_album_review

Beats Per Minute

“O ‘folklore’ alcança novos patamares na carreira de Swift sempre que ela se retira totalmente dos limites de suas próprias restrições estilísticas e investiga gêneros estrangeiros.”

Review

https://beatsperminute.com/album-review-taylor-swift-folklore/

Slant Magazine

“Ela já explorou esse tipo de tom melancólico antes, mas nunca em toda a duração de um álbum e certamente nunca com uma variedade de perspectivas. Não é o peso do assunto que faz o álbum parecer tão vital - é o calibre exemplar de sua escrita. Ela pode cantar em outro potencial, mas o ‘folklore’ considera Swift fazendo jus a todos os elogios que ganhou por suas composições no início da carreira.”

Review

https://www.slantmagazine.com/music/review-with-folklore-taylor-swift-mines-pathos-from-a-widening-worldview/

The Deseret

“Como amante de música folk, sinto que finalmente encontrei meu lugar no repertório de Swift com este álbum. Para mim, ‘folklore’ parece um lar.”

Review

https://www.deseret.com/entertainment/2020/7/29/21346997/folklore-taylor-swift-new-album-review-folk-music

Vulture

“‘folklore’ é um álbum sobre a sabedoria e a experiência transmitidas através de gerações.”

Review

https://www.vulture.com/2020/07/taylor-swift-folklore-album-review.html

Glamour

“O ‘folklore’ está aqui, e é um dos álbuns mais fortes do Swift até hoje. Sonoramente, é um retorno à forma para o cantor: tudo despojado e acústico com algumas letras muito profundas.”

Review

https://www.glamour.com/story/taylor-swift-folklore-album-review

American Songwriter

*“O ‘folklore’ marca um momento da carreira de Taylor Swift. Com três décadas de vida, metade da qual passou sob os holofotes, o talento incomparável da artista como cantora e compositora prevalece. Ela saiu da floresta e aterrissou em um lugar de segurança inabalável. A coleção que lançou hoje traz todo o seu trabalho, incutindo uma nostalgia agradável naqueles que andaram de mãos dadas com Swift e sua música durante a turbulência da maioridade.”

Review

https://americansongwriter.com/folklore-taylor-swift-album-news/

The Economist

“Swift está mudando de direção e livre de obrigações.”

Review

https://www.economist.com/prospero/2020/07/29/freed-from-commercial-obligations-taylor-swift-changes-direction

The Hoya

“Taylor Swift retornou à sua forma de produção minimalista e narração de histórias em ‘folklore’. ‘folclore’ é um passo na direção certa, mas se Swift decide continuar seu caminho indie-folk, ela deve se abraçar ainda mais, imperfeições e tudo.”

Review

https://thehoya.com/taylor-swift-returns-to-form-with-minimalist-production-nuanced-storytelling-on-folklore/

24 Curtidas

@Swifties

o trabalho que tu teve pra fazer isso amg
socorro

O tamanho do tópico, meu deus

Não apaga, vou ler, ta?

A maior artista viva

2 Curtidas

álbum maravilhoso
entro em outra dimensão… viro uma fada-bruxa do bem que conversa com os bichos e contempla a natureza

3 Curtidas

legend

1 Curtida

Maravilhosa

essencial

1 Curtida

Só umas 2 horas editando o tópico e procurando review, mas valeu a pena. Ficou lindo.
Imgur

1 Curtida

lenda que não é preguiçosa

Não li, mas old que é aclamada, amoooo.

1 Curtida

Vocês são preguiçosos demais.
Imgur

O tópico ficou incrível amiga.

2 Curtidas

Taylor Swift maior ato do milênio.

1 Curtida

Obrigada, amigo.
Imgur

1 Curtida

Tpc de uma semana de lançamento

AOTY amiga

1 Curtida

@Hycis caim sacaneando a chloe, que ódio