Harvard se nega a cumprir mudanças exigidas por Trump e o acusa de interferir em liberdade acadêmica
‘Nenhum governo deve ditar o que as universidades privadas podem ensinar, quem podem contratar, e quais áreas de estudo podem seguir’, diz o reitor Alan Garber
WASHINGTON - A Universidade de Harvardinformou nesta segunda-feira, 14, que rejeitou as mudanças solicitadas pelo governo Trump sobre a política universitária e a relação entre professores e alunos. Em um comunicado, a instituição afirmou que o governo Trump tentou impor demandas “sem precedentes” a Harvard em meio a uma revisão de contratos federais que pode fazer a universidade perder uma boa parte de seu orçamento.
Uma carta do governo Trump enviada a universidade na sexta-feira, 11, exigiu que a instituição reduzisse o poder de alunos e professores sobre seus assuntos, denunciasse imediatamente às autoridades federais estudantes estrangeiros que cometessem violações de conduta e contratasse uma equipe externa para garantir que cada departamento acadêmico tenha “diversidade de pontos de vista”, entre outras medidas.
“Nenhum governo — independentemente do partido no poder — deve ditar o que as universidades privadas podem ensinar, quem podem admitir e contratar, e quais áreas de estudo e pesquisa podem seguir”, disse Alan Garber, reitor de Harvard, em um comunicado à universidade na segunda-feira.
Os advogados de Harvard disseram, em resposta à carta do governo, que a universidade “não está preparada para concordar com demandas que vão além da autoridade legal deste ou de qualquer governo”.
O governo Trump afirmou em março que estava analisando cerca de US$ 256 milhões em contratos federais para Harvard e outros US$ 8,7 bilhões no que descreveu como “compromissos de doações plurianuais”.
O anúncio sugeria ainda que Harvard não havia feito o suficiente para conter o antissemitismo no campus. A declaração foi vaga sobre o que a universidade poderia fazer para satisfazer o governo Trump./com NYT
Harvard rejects Trump administration demands amid threats of funding cuts
Harvard Says It Will Not Comply With Trump Administration’s Demands
Federal officials said Harvard must enact “merit-based reform” in hiring and admissions and report international students who broke rules, among other steps. Harvard called the demands unlawful.
Tem repasse público para todas elas, inclusive a faculdade publicas de também recebem muito dinheiro de doação de ex alunos
As ivy league sao quase um culto por lá