Histórico: EUA concluem retirada das tropas do Afeganistão após 20 anos de ocupação

Americanos e aliados corriam contra o tempo para concluir a retirada após a retomada do poder pelo Talibã. Pela primeira vez desde 2001, não há tropas americanas no país.

As tropas americanas deixaram o Afeganistão na segunda-feira (30), segundo o governo dos Estados Unidos, que corria contra o tempo para concluir a retirada de diplomatas, militares, aliados e colaboradores até a data limite de 31 de agosto.

Com a partida dos últimos voos do exército americano do aeroporto internacional de Cabul, tem fim as duas décadas de ocupação dos EUA neste país do Oriente Médio.

O chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares na região, general Frank McKenzie, disse em entrevista coletiva que o embaixador americano em Cabul embarcou, na segunda, no último voo a deixar o aeroporto internacional da capital afegã.

O Talibã, que voltou ao poder em 15 de agosto, tomou o controle do aeroporto, que estava sob comando dos EUA desde a queda do governo afegão para o grupo extremista. Em uma rede social, o grupo extremista anunciou o fim da ocupação e celebrou o que chamou de “independência”.

Segundo o Pentágono, mais de 120 mil americanos foram retirados do Afeganistão nas últimas duas semanas. Cerca de 500 cidadãos optaram por se manter no país.

Fonte:

Parabéns EUA pelo maior buraco do mundo que Afeganistão virou

1 curtida

Lixossssssssssss.

Gente?
Agora fiquei intrigado.

Mano, o talibã vai massacrar as mulheres e tal. Isso sem falar no fato de que o EI não vai deixar que o governo talibã seja moderado em relação ao “ocidente”…

Um país covarde desse faz assim !

Olha , eu acho que o xeque gordo que eles vão receber da China façam eles mudarem de postura. Rússia idem

E mais uma vez o EUA se intromete em um país, fomentam guerra, milhares de inocentes morrem e depois saem como se nada tivesse acontecido deixando o caos pra trás.

o filme do biden queimou legal com isso né kkk