Hoje em dia, o que é um single oficial depois que um álbum é lançado?

Se o Wikipedia considera eu acredito, pronto

No us pra mim o impacto nas rádios é essencial pra definir single.

Por isso eu digo, o Smile só teve 2 singles
NRO e Daisies

HIH e Smile song não são singles oficiais pois não foram lançados em rádios

O single mesmo foi ATW. Ao mesmo tempo que I Bet foi para algumas estações country. Acho que como não cabia I Bet na rádio pop, nem uma música de 10 minutos, jogaram message lá e começou a tocar muito. Mas nunca foi single por isso, tem fã que nem sabe que essa foi pra rádio lá.

Depende
Hoje em dia tem muitos formatos de singles.
Tem lançamento de single pras rádios, puramente pro formato.
Tem singles principais que recebem investimento em todos os formatos, rádios, plataformas de streaming…
Tem lançamento simultaneo, onde o artista trabalha um single a nível WW e outro mais focado num mercado só, tipo europa ou AL.

Isso de lançamento simultaneo a Dua faz bem.
Ela divulgando DSN/Levitating a nível WW e fazendo lançamentos locais como Fever e Un Dia.

Ed lançou Shape of you e castle on the Hill no us ao mesmo tempo e ambos são singles lá

Single em um ou dois países só aberração

Smile ganhou ep de remixes e dois clipes

Não torna single , não teve impacto e nem foi reproduzida nas rádios

Mas aí é 2017, outro contexto.
Mas realmente foi um lançamento simultaneo onde ele trabalhou as duas a nível WW.

1 curtida

Inclusive demorou um pouco pra Castle on the Hill impactar nas rádios pop

Mas pra ela que gosta de acumular stream pelas beiradas funciona bem, já que o intuito é não ofuscar o single principal e mesmo assim conseguir bons números com outra música pra socar no álbum depois.

Castle on the Hill extremamente superior a Shake of you

Acho uma merda, bagunça a singlegrafia.

Old que Dua Lipa não é artista

Acho que aquelas músicas que enviam pra rádio e Inserir a Faixa em playlists oficiais do streaming
Pois clipe hojem em dia fazem pra qualquer música, ainda mais depois que inventarm o álbum visual.

Rádios indubitavelmente

Os fãs da Culivia na era GUTS

E ainda sim fica “difícil”. Pq se é um artista que tem tem várias faixas de gêneros diferente no álbum. Ele pode enviar cada música pra rádios especificas dos generos

Mas se o artista é pop e lança nas rádios pop adulto hac ac, não tem como fugir de ser Single

Rádios em diversos formatos + playlist