Homem morre após ser puxado para dentro de máquina de ressonância magnética nos EUA
Segundo a polícia, vítima usava um colar de metal e não tinha autorização para entrar na sala de exame
Um homem de 61 anos morreu nos Estados Unidos na última quinta-feira (17) após entrar em uma sala de ressonância magnética e ser puxado para dentro da máquina pelo colar de metal que usava no pescoço. O caso ocorreu em Long Island, Nova York, na quarta-feira (16). A vítima ficou gravemente ferida e foi socorrida e levada para um hospital, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.
De acordo com o Departamento de Polícia do Condado de Nassau, o homem usava uma “grande corrente metálica” no pescoço quando entrou na sala do Nassau Open MRI.
A vítima, cujo nome não foi divulgado, não tinha autorização para entrar na sala, acrescentaram as autoridades. A polícia não deu mais detalhes sobre o caso e afirmou, em um comunicado divulgado nesta sexta (18), que a investigação continua.
Procurado pelo New York Times, o Nassau Open MRI não respondeu à reportagem.
Máquinas de ressonância magnética usam ímãs e correntes de radiofrequência para produzir imagens anatômicas detalhadas. A força magnética de uma máquina de ressonância é suficiente para arremessar uma cadeira de rodas através de uma sala, de acordo com o Instituto Nacional de Imagem Biomédica e Bioengenharia dos EUA.
Os pacientes são aconselhados a remover joias e piercings antes de entrar em uma máquina de ressonância magnética, e pessoas com alguns implantes médicos, particularmente aqueles contendo ferro, não devem se submeter a tais exames, diz o instituto.
Lesões e mortes envolvendo máquinas de ressonância magnética já ocorreram no passado. Em 2001, um menino de 6 anos morreu quando um tanque de oxigênio metálico foi puxado para dentro de uma máquina no momento em que ele fazia um exame.
Em 2018, um homem morreu na Índia quando entrou em uma sala de ressonância magnética carregando um tanque de oxigênio. Em 2023, uma enfermeira na Califórnia (EUA) foi esmagada e precisou de cirurgia após ficar presa entre uma máquina de ressonância e uma cama de hospital que havia sido puxada pela força magnética.
O Nassau Open MRI oferece exames de ressonância magnética fechados e abertos, de acordo com informações de seu site. Uma ressonância magnética aberta envolve uma máquina que é aberta nas laterais, em vez de um tubo fechado.
Este texto foi publicado no The New York Times.