https://www.instagram.com/p/DaQ9W9ZgMjl/
Um morador do Paraná afirma ter sido vítima de um violento golpe após atravessar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, no Paraguai, para encontrar um homem com quem havia conversado pelo Grindr. Segundo relato ao g1, a conversa parecia comum e os dois combinaram de se encontrar em frente a um motel, de onde seguiriam para jantar. No entanto, ao chegar ao lado paraguaio da fronteira, a vítima acabou sendo levada para uma emboscada e mantida em cativeiro por mais de 12 horas, sendo agredida, ameaçada de morte e forçada a realizar transferências e contratar empréstimos que somam cerca de R$ 100 mil.
De acordo com o homem, ele estava em Foz do Iguaçu a trabalho e criou um perfil no aplicativo para conhecer alguém na cidade. Ao chegar a Cidade do Leste, foi recebido por um motociclista que desviou do combinado e o levou até uma área isolada no bairro San Rafael. No local, outros cinco homens armados o aguardavam. Sob agressões constantes, ele foi obrigado a desbloquear o celular e realizar operações financeiras, enquanto recebia ameaças de morte e a promessa de que seu corpo seria descartado caso não colaborasse.
A vítima conseguiu escapar após ser abandonada em uma viela e caminhou até a região central de Cidade do Leste, onde procurou a Polícia de Turismo do Paraguai. O caso também foi comunicado à Polícia Civil do Paraná, que investiga o crime. Apesar de parte das transações ter sido cancelada, o prejuízo ainda gira em torno de R$ 100 mil. “Quando vi que estava livre, pensei: ‘Minha vida acabou’. Eles acabaram com meu nome. Eu não tinha como pagar aquelas dívidas”, relatou ao g1. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, o golpe já é conhecido e segue um padrão na região de San Rafael, com vítimas — em sua maioria brasileiros — sendo atraídas por aplicativos de relacionamento, levadas a locais isolados e coagidas sob ameaça. Em nota, o Grindr afirmou colaborar com autoridades, repudiou o uso criminoso da plataforma e reforçou orientações de segurança, como realizar chamadas de vídeo antes do encontro, marcar locais públicos e compartilhar localização com p