A Kantar Ibope revelou nesta terça-feira (15) os primeiros números de um novo serviço de medição de audiência que unifica os dados de TV aberta, TV paga e streaming. Em evento na sede da Record, em São Paulo, o instituto mostrou que, pela mesma métrica aplicada à audiência da TV aberta, o público da CazéTV é apenas uma ínfima parte (7%) do que tem sido divulgado pelo canal no YouTube.
Segundo a CazéTV, o jogo completo entre Vasco e Santos, pela primeira rodada do Brasileirão de 2025, já teve 6,1 milhões de visualizações. De acordo com a Kantar Ibope, contudo, o canal do YouTube marcou apenas 0,62 ponto com a transmissão, o que daria 429,2 mil telespectadores no PNT (Painel Nacional de Televisão, realizado em 15 metrópoles brasileiras). A audiência divulgada pela CazéTV, portanto, é 14 vezes maior do que a do Ibope.
A diferença se explica principalmente pela métrica. O Ibope mede audiência apenas em televisores em domicílios. A medição é feita a partir de uma amostragem, por meio de um aparelho instalado na residência (peoplemeter). Além disso, os pontos que o instituto divulga representam a audiência média de toda a transmissão. Relativiza, por exemplo, quem assistiu a apenas uma parte do jogo.
Já os dados do YouTube são de visualizações, ou seja, de pessoas que assistiram ao conteúdo, não importa durante quanto tempo, mesmo que por alguns segundos. A plataforma de vídeos do Google também considera o consumo da CazéTV em celulares, fato que a Kantar ignora, e a audiência acumulada após a transmissão da partida de futebol.
Outra métrica usada pela Kantar Ibope, a do alcance, poderia ser mais próxima da do sistema utilizado pelo YouTube. Mas, mesmo assim, os dados são muito discrepantes. Segundo a Kantar Ibope, a CazéTV teve um alcance de 1,1% com Vasco x Santos, o que representa apenas 761,5 mil telespectadores, muito distante dos 6,1 milhões divulgados pelo canal de streaming gratuito.
Chamado pela Kantar Ibope de Sports Audience Measurement, o novo serviço é uma tentativa de oferecer à indústria uma métrica única para medir audiência de televisão em diferentes plataformas. Emissoras de TV aberta e plataformas como o YouTube têm duelado nos bastidores do mercado de publicidade. Há um ano, a CEO da Kantar Ibope foi demitida após pressões das TVs.
O YouTube tem se apresentado como a nova TV aberta, com 19,2% da fatia de audiência de vídeo em televisores e celulares dentro de residências, ficando atrás apenas da Globo em março. A TV aberta diz que não, que a medição do YouTube não é confiável, por não ser auditada, e que sua audiência é fragmentada em milhares de canais quase sempre amadores.
Record tem 15 vezes mais audiência que CazéTV
Os jogos transmitidos pela CazéTV foram comprados pelo YouTube. As partidas são as mesmas transmitidas pela Record e pelo Premiere, da Globo, por assinatura.
De acordo com a Kantar Ibope, a audiência de Vasco x Santos ficou assim:
Record: 7,61 pontos (5,268 milhões); alcance de 15,43%
Premiere: 1,36 ponto (941,5 mil); alcance de 2,47%
CazéTV: 0,62 ponto (429,2 mil); alcance de 1,1%.
Já Sport x Palmeiras, em 6 de abril, foi de:
Record: 7,2 pontos (4,984 milhões); alcance de 14,27%.
Premiere: 0,46 ponto (318,4 mil); alcance de 1,45%.
CazéTV: 0,41 ponto (283,8 mil); alcance de 1,08%.
Anfitrião do evento, Alarico Naves, superintendente comercial da Record, destacou que na média dos dois jogos, a audiência da emissora foi 15 vezes maior do que a da CazéTV e teve dez vezes mais público AB, o mais desejado pelas marcas.
Segundo a Kantar Ibope, a nova medição está sendo feita nos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, que terão 502 partidas transmitidas por mais de uma plataforma (TV aberta, paga e streaming). Além de Record, Premiere e CazéTV, transmitem os jogos a Globo, o Sportv e o Prime Video, da Amazon.
Procurada para comentar os dados divulgados pela Kantar Ibope, a CazéTV não respondeu até o momento.