A princípio, o silêncio foi total. Então, houve gritos, aplausos selvagens, choro e gritos de “eu te amo!”
Fãs de Shinjiro Atae, um ídolo do J-pop que está em um hiato de quase dois anos, vieram ouvi-lo falar sobre “o desafio da minha vida”. De pé no palco em um auditório escuro na frente de 2.000 fãs no centro de Tóquio na noite de quarta-feira, ele revelou algo que manteve escondido durante a maior parte de sua vida: ele é gay.
“Eu respeito você e acredito que você merece ouvir isso diretamente de mim”, disse ele, lendo uma carta que havia preparado. “Durante anos, lutei para aceitar uma parte de mim. Mas agora, depois de tudo que passei, finalmente tenho coragem de me abrir com você sobre algo. Eu sou um homem gay.”
Tal anúncio é extremamente incomum no Japão conservador, o único país do G7 que não legalizou as uniões entre pessoas do mesmo sexo. No início deste verão, o Parlamento japonês aprovou uma lei de direitos LGBT, mas foi diluída pela direita política, afirmando que “não deve haver discriminação injusta” contra gays e transgêneros.
Ao fazer uma declaração pública, Atae, que passou duas décadas se apresentando com o AAA, um grupo pop japonês de sucesso, antes de embarcar em uma carreira solo, disse que queria que seus fãs conhecessem seu verdadeiro eu. Ele também espera confortar aqueles que podem estar lutando contra a ansiedade sobre sua sexualidade.
“Não quero que as pessoas sofram como eu”, disse ele.
A decisão de se abrir sobre sua sexualidade, disse ele, evoluiu ao longo de sete anos morando em Los Angeles, onde ele viu como os casais gays podiam demonstrar afeto livremente em público e construiu uma extensa rede de apoio.
“Todo mundo estava tão aberto”, disse ele. “As pessoas falavam sobre suas vulnerabilidades. No Japão, as pessoas acham que é melhor não falar sobre essas coisas.”