IMAGENS FORTES: Alerta de gatilho: Cena de estupro em Verdades Secretas pode despertar traumas (ASSUNTO PESADO E DELICADO)

[Atenção: este texto pode ser sensível para vítimas de estupro]

Em Verdades Secretas, a cena de estupro de Larissa (Grazi Massafera) pode despertar traumas em vítimas reais de abuso sexual. A sequência que mostra a personagem sendo violentada por vários moradores de rua tem previsão de ir ao ar entre novembro e dezembro na novela das onze da Globo.

Na trama escrita por Walcyr Carrasco, a personagem interpretada por Grazi Massafera é uma modelo que se prostitui por dinheiro, modalidade conhecida como “book rosa”. A loira de olhos verdes, entretanto, começa a usar drogas e se torna uma viciada.

Cada vez mais perdida e necessitada de alimentar seus vícios, Larissa chegará a trocar sexo por entorpecentes e irá parar na Cracolândia da trama. Ela ainda cairá na conversa de outro viciado, que prometerá uma pedra de crack e a levará para um beco escuro. Lá, a ex-modelo será surpreendida por vários “zumbis” drogados e sofrerá um estupro coletivo.

A cena, apesar de durar menos do que dois minutos, deixa a violência bem explícita, exibindo os estupradores em cima da vítima, os gritos desesperados de Larissa e a loira chorando após o ataque.

Ao Notícias da TV, a psicóloga Milene Teonilia Neves explica que assistir a cenas de violência sexual impactam as vítimas devido à sensação de reviver o ato, como se elas estivessem sendo transportadas para o dia do ataque, independentemente do gênero da vítima.

“Podem ser desencadeados vários sentimentos tanto em quem ainda não superou como naqueles que já fazem acompanhamento psicológico. A pessoa pode entrar em um colapso emocional, reviver o trauma”, analisa a especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Avaliação Psicológica.

[Na cena da novela] Não é apenas a cena brutal do estupro, mas a dinâmica toda do que é mostrado: a rua escura, os barulhos… Características que são como pistas ou gatilhos mentais que acessam a memória ativa do trauma. As sensações que a pessoa pode experimentar ao assistir tal cena são: entrar em pânico, sentir o coração acelerar, a boca ficar seca, ter mãos tremulas e suadas, além da sensação de falta de ar.

Milene também acredita que o gatilho pode provocar paralisação, retração e até descontrole como reflexos da vítima. “Outras pessoas ainda podem ter ânsia de vomito e sentir uma forte melancolia após assistirem. O trauma está registrado no corpo e na mente da pessoa, ele provoca mudanças hormonais, podendo aumentar a produção de cortisol e de adrenalina”, completa.

O transtorno de estresse pós-traumático, também conhecido pela sigla TEPT, é um distúrbio gerado pelos acontecimentos traumáticos não resolvidos e que, portanto, são geradores de ansiedade. Pode apresentar sintomas como flashbacks invasivos, hipervigilância (estado de alerta) e vontade de fuga, que provocam aumento do batimento cardíaco e transpiração excessiva, agitação, tensão e também o nervosismo.

Psicóloga especializada pela USP (Universidade de São Paulo), Fabíola Luciano concorda que se expor a imagens violentas pode resgatar episódios traumáticos desnecessários.

Se para uma pessoa que sem essa vivência [da violência] a cena já é forte, pra quem viveu isso de fato é extremamente mais pesado, então pode sim ativar o sensorial e trazer de volta todas essas memórias e sensações. Tudo depende de onde essa pessoa está fisicamente, de quanto tempo passou, como ela está lidando com essa experiência na atualidade.

Vítimas de violência sexual devem procurar não só as autoridades policiais para denunciar o abuso como também buscar ajuda profissional médica com psicólogos e psiquiatras para tratar os efeitos do evento traumático. Sobre confrontar obras de ficção que abordam estupro, Milene pondera que estar confortável com isso depende do processo da vítima.

“Cenas de estupro não devem ser assistidas se a pessoa ainda está traumatizada, mas se ela já passou por um processo de reestruturação cognitiva, pode não haver problema, vai de cada pessoa. O trauma não precisa durar a vida toda, não deve nos deixar disfuncionais, ao contrário, devemos ampliar nosso repertório emocional e de resiliência”, conclui.

essa novela é muito pesada, nem sei como deixaram exibir no horario nobre

1 curtida

meu deus…e eu estou assistindo, não fazia ideia disso

Sim, foi uma cenas mais bem pesadas da trama e que chocou demais o publico por ter sido exibido (foi as 23h que exibiram isso)

Um filme que tem cena impactante de estupro é O SILÊNCIO DO CÉU, com a Carolina Dieckmann, é tenso de ver

e agora que tu me fala isso? PORRA RENAN
meu deus…vou precisar de sangue frio

essas cenas tem que ser proibidas ou pelo menos exibir um ALERTA bem nitido antes da exibiçao

As cenas devem ser evitadas sim por quem tem trauma e a Globo deve exibir um alerta antes do episódio, ou ao menos editar essa cena por conta do horário.

Eu concordo com essa reportagem em particular, mas acho esse site bem sensacionalista. Tem umas notícias muito WTF.

meu deus ontem eu vi uma cena em supermax que me deu raiva e nojo

???
A cena já passou na tv em 2015, deixa de surto

old, até cruel summer q n tem nada demais tem um aviso antes dos episódios

o mundo n é o mesmo de 2015 amor

Eu vi quando foi exibida originalmente amigo e a coisa é bem forte mesmo, tem que ter sangue frio pra aguentar em ver essa cena pesada

e eu estou assistindo online…ai meu deus
teve uma ontem em supermax que fiquei…chocado

1 curtida

mas 23h ainda é horário nobre?

essa cena de estupro é bem pesada mesmo, ainda mais pelas circunstâncias envolvendo drogas, cracolândia etc…

acho que podiam ter dado a entender o que aconteceu mostrando menos

e vc acha que eu nao sei disso querido?

eu disse que antes da exibiçao dESSE TIPO de cena seria necessario um alerta

Você mencionou não passar
Querendo censurar a novela, sendo que ela já obedece todas as regras de exibição e horário

me equivoquei

mas um alerta antes da cena seria necessario sim

Eu acho que a novela foi feita pra um horário apropriado, e tem que questão da liberdade criativa também…

Mas pra passar as 9 da noite eu acho pesado, então devem remover.