A Indonésia está lutando para atrair artistas internacionais e os influxos de dinheiro que os shows podem trazer para a economia local. O Coldplay está tocando por apenas uma noite na capital Jacarta como parte de sua turnê, sua primeira parada no país, mas eles adicionaram um quinto dia de show em Cingapura durante seu itinerário de janeiro de 2024. Separadamente, Taylor Swift, que se apresentará em Cingapura por 6 dias em março próximo, está pulando a Indonésia durante a turnê mundial do Eras.
O ministro do turismo e economia criativa da Indonésia, Sandiaga Uno, tomou nota das decisões dos artistas de minimizar suas pegadas na maior economia do sudeste da Ásia.
“Uma das razões pelas quais o Coldplay escolheu apenas um dia aqui e mais de um dia em outros países, foi devido a fatores como permissões, tanto facilidade de licenciamento, tempo de licenciamento e também o custo (processo de gerenciamento) da licença, ” Uno disse depois de participar de uma reunião fechada liderada pelo presidente Joko Widodo no Merdeka Palace, Jacarta, ontem (1º de agosto).
O ministro do Turismo prometeu simplificar o processo de licenciamento digitalizando-o. O projeto piloto, previsto para ser lançado em setembro, agilizará os processos e não distribuirá licenças de última hora.