Larissa Manoela estampa capa da Glamour de Outubro

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro

Uma das mais brilhantes estrelas do entretenimento brasileiro, ela soma 18 anos de carreira em 22 de idade. Neste ano, passou por uma das maiores mudanças até então ao assumir a regência da própria empresa e da própria vida. Aqui, ela detalha como estruturou esse movimento, levantou forças para assumir as rédeas do próprio futuro e entendeu que o passado era uma roupa que não lhe cabia mais

“Precisava que as pessoas soubessem o meu lado”, diz Larissa Manoela, nossa capa da Glamour de outubro (clique aqui para ler a entrevista na íntegra), sobre a decisão de abrir publicamente um processo vivido intensamente em foro íntimo. Foram quatro anos de mergulho em autoconhecimento, em análises da própria vida e em sessões de terapia para compreender que era preciso virar a mesa e começar uma nova fase. Só que isso dependia de um movimento difícil, que envolvia romper com o que ela conhecia sobre família e configuração de carreira até então.

Desde o início do ano, a atriz, cantora e empresária vivia as angústias e os medos de colocar um fim à administração dos pais em seus negócios. Silvana Taques e Gilberto Elias Santos, que gerenciavam a carreira dela até então, não mais poderiam tomar decisões profissionais por ela. Mais do que isso, não mais poderiam tomar decisões por ela. Ponto.

Até o segundo semestre, estava tentando controlar a situação para que todo o desatar de nós permanecesse onde, na opinião dela, deveria ficar: longe dos holofotes. Entretanto, com especulações e informações sobre os pais rodando na imprensa, ela viu a necessidade de assumir as rédeas da narrativa, uma atitude metafórica para o que também estava vivendo em termos burocráticos.

“Eu era cobrada sobre uma posição, as pessoas queriam que eu falasse e, ao mesmo tempo, pensei: isso ficará insustentável e eu vou me afogar. Preciso dar a minha mensagem”, relata. Assim, com o apoio da equipe, reuniu forças e iniciou um movimento pensado de comunicação, que culminou nas duas entrevistas ao Fantástico, da TV Globo, exibidas em 13 e 20 de agosto. Naquelas semanas, só se falava sobre ela e o que havia revelado ali sobre divisões de patrimônio, tentativas de reconciliação e conversas mediadas por advogado. Nos bastidores, entretanto, Lari sentia medo. “Será que eu vou aguentar? Será que vou conseguir me reerguer?” eram as perguntas que rondavam os pensamentos.

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023. Na foto, veste blusa, B.Luxo, laço, Gansho e gola, Paula Rondon — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023. Na foto, veste blusa, B.Luxo, laço, Gansho e gola, Paula Rondon — Foto: Bruna Castanheira

Ao mesmo tempo, também descobriu uma força que talvez não imaginasse que tinha. Pautada pela certeza de quem tem uma carreira sólida de 18 anos (e é capricorniana) e pela convicção de que seguia o que seu coração dizia que era certo (entra o ascendente em Peixes), ela seguiu na decisão de mover montanhas para continuar dona de seus passos. Apoiada por amigos, pelo público e pelos parceiros comerciais, recomeçou.

A Larissa Manoela que encontramos em um estúdio em São Paulo é segura e uma protagonista nata. Não se esqueceu do passado e das seis novelas, dos 18 filmes entre interpretações e dublagens (entre eles, Trolls 3, em que empresta voz à Viva, e estreia neste mês), além dos três livros que carrega no currículo de uma das maiores estrelas do audiovisual infantojuvenil. Mas, daqui em diante, há uma nova vida. Há sonhos em curso neste minuto, caso do início das gravações da terceira temporada de Depois dos 15, da Netflix.

Larissa Manoela na segunda capa da Glamour de outubro 2023 — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela na segunda capa da Glamour de outubro 2023 — Foto: Bruna Castanheira

“Mais um check da minha lista de desejos”, entrega. Há muitas outras realizações pela frente, como o trabalho no filme Traição entre Amigas no ano que vem, em que veremos uma atriz mais madura, e pessoais, como o casamento com o ator André Luiz Frambach. O que podemos fazer para adiantar o papo a seguir é parafrasear a poetisa estadunidense Amanda Lovelace: a princesa salva a si mesma neste livro.

Como você descreveria o momento de vida em que está agora?
Descreveria como um recomeço de gratidão pelo movimento que aconteceu na minha vida, pelas oportunidades que tive. O recomeçar é algo desafiador e exige muita coragem. Então, sinto que, ao olhar no espelho hoje, vejo o reflexo da Larissa que foi muito resiliente e que está recomeçando de uma maneira positiva, com uma rede de apoio, com o respaldo do público e a troca recíproca que sempre tive. Me sinto corajosa e focada, como sempre, num futuro que me espera com grandes coisas.

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023; na foto, veste blazer, camisa e gravata, tudo DOD Alfaiataria. Botas, B.Luxo — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023; na foto, veste blazer, camisa e gravata, tudo DOD Alfaiataria. Botas, B.Luxo — Foto: Bruna Castanheira

Nos últimos meses, o seu nome esteve nas notícias a respeito do rompimento com seus pais, que até então mantinham o controle dos seus negócios. Teve um momento que foi o gatilho para você rever essa configuração?
A minha autonomia sempre foi o que busquei. Eu tenho 22 anos. Então, acho que é natural do ser humano procurar essa voz. Desde os meus 18, sentia que precisava recalcular a rota de uma maneira que pudesse ser benéfica para mim, que aprendesse com o processo, mas sem que tudo o que foi feito tivesse vindo à tona. Infelizmente, muito saiu do meu controle, tive que aceitar, repensando para que pudesse seguir o meu caminho. Então, hoje estou à frente da minha empresa e da minha carreira, muito realizada.

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023; na foto, Larissa veste sobretudo, Zara. Anéis, Bvlgari; meia, Calzedonia. Sapato, Arezzo — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela é capa da Glamour de outubro 2023; na foto, Larissa veste sobretudo, Zara. Anéis, Bvlgari; meia, Calzedonia. Sapato, Arezzo — Foto: Bruna Castanheira

Você é muito jovem e tomou essa decisão corajosa. Teve o apoio de alguém nesse processo?
É um desafio e uma dor. Não é fácil crescer, observar o mundo fora de uma caixa, de um sistema implantado há mais de 18 anos. Então, sabia que sozinha, talvez, eu não conseguisse. Sou filha única e é um movimento duro. Comecei a enxergar muito antes de ter o meu parceiro de vida, que é o André. Não vou mentir, ele foi uma mola propulsora e o meu apoio, mas essa história não é sobre ele. Junto disso, houve um movimento das pessoas que estavam à minha volta. Tive nos amigos e em quem me acompanhava de perto um apoio essencial. Também sempre me cuidei mentalmente; as minhas sessões de terapia foram intensificadas. Essa rede de apoio, que também incluiu a minha equipe, com quem realmente estava a fim de falar “vamos juntos, que a gente vai passar por tudo e qualquer coisa”, foi muito especial e me fez ter segurança para seguir.

Você tem outros familiares que te dão suporte?
Hoje, tenho a família que escolhi, que são meus amigos, pessoas próximas. A gente costuma falar muito sobre essa questão da família, que é o sangue, né? E, de fato, a gente pertence a esse universo que Deus mandou. Mas, atualmente, eu tenho zero contato com a família de sangue e acho que muito porque tudo aconteceu dessa maneira. Mas não foi por falta de busca ou de tentar ouvir essas pessoas, mas simplesmente porque a ruptura foi grande.

Direção de conteúdo: Renata Garcia
Fotógrafa: Bruna Castanheira
Direção de arte: Ste Sangi
Edição de moda: Zazá Pecego
Beleza: Branca Moura
Set designer: Felipe Tadeu
Produção executiva: Felipe Montela e Leili Rodrigues
Nail artist: Roberta Munis
Cenografia e estúdio: Galpão 8
Produção de moda: Hebert Jesus
Assistente de foto: Renato Toso e Marina Scanavez
Assistente de beleza: Fernanda Teles e Larissa Lis
Assistente de cenografia: Érica Figueiredo
Camareira: Maria Riqueta
Tratamento de imagem: Matheus Freitas / Telha Criativa (M Lages)
Agradecimento: 3t Locadora

Larissa Manoela é capa da Glamour Brasil de outubro 2023; na foto, veste acessório de cabeça, Paula Rondon — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela é capa da Glamour Brasil de outubro 2023; na foto, veste acessório de cabeça, Paula Rondon — Foto: Bruna Castanheira

Larissa Manoela é a estrela de capa e recheio da Glamour de outubro

Larissa Manoela — Foto: Bruna Castanheira. Sobretudo, Zara. Anéis, Bvlgari; meia, Calzedonia. Sapato, Arezzo

Larissa Manoela — Foto: Bruna Castanheira. Blusa, B.Luxo. Laço, Gansho; gola, Paula Rondon

4 fotos

Larissa Manoela — Foto: Bruna Castanheira. Blusa, Renata Brenha, usada sobre camisa, Normando; shorts, Paula Rondon. Meia, Calzedonia. Sapato, Frou Frou Vintage

Confira as fotos!

A Nathy BR