IZA estampa capa da Vogue Brasil de Abril e fala de nova fase, carreira, maternidade, vida pessoal e mais

https://x.com/i/status/2041878266861010991
https://x.com/i/status/2041891080258334817
https://x.com/i/status/2041880004196245926
https://x.com/i/status/2041881832862494989
https://x.com/i/status/2041880423840530741

Capa de abril da Vogue, Iza garante: “Me sinto mais dona de mim do que nunca”

Ao completar uma década de carreira dedicada à música, Iza reencontra a si mesma com um álbum inédito à vista, um novo capítulo no amor, na maternidade e a coragem de viver todas as suas vontades

Construir, errar, acertar e reiniciar o processo quantas vezes for necessário. Não, você não errou de texto e não está lendo um manual de instruções. Esses são apenas os comandos que integram o hobby favorito de Iza no momento: o de montar miniaturas. “Está vendo uma casinha ali?”, ela aponta para o móvel onde fica a televisão, na sala de sua casa, em uma chamada de vídeo com a Vogue Brasil. “E, ao lado, está a orquídea que eu fiz de Lego.” Mais do que um passatempo relaxante, como a cantora descreve, a atividade parece ser uma alegoria para os seus últimos dez anos, em que viu sua vida mudar por completo: tornou-se uma das cantoras mais importantes de sua geração, em 2024 deu à luz a primeira filha, Nala, e enfrentou desafios íntimos sob a lente cortante de milhões de telespectadores. Agora, aos 35 anos, a artista, que tem o apelido de Imperatriz, quer se reapropriar das peças com as quais construiu o seu reinado e voltar a quando tudo começou.

Para Iza, a tendência que dominou a internet nos últimos meses (a de relembrar o ano de 2016) esteve presente na sua vida antes mesmo da brincadeira virtual. Afinal, aquele foi o ano em que a carioca, natural do bairro de Olaria, decidiu deixar a carreira em publicidade e propaganda, curso no qual se formou na PUC-Rio, e investir apenas na música. Os passos para chegar àquele momento já estavam sendo construídos: a jovem compartilhava covers de sucessos internacionais que iam de “Hello”, de Adele, até “Rude”, da banda Magic!, em seu canal do YouTube, acumulando milhões de visualizações. Nos comentários, é possível encontrar mensagens de 11 anos atrás de usuários torcendo para que, um dia, a cantora fosse reconhecida em grande escala por seu talento. É desnecessário dizer que esses desejos se realizaram: a cantora já foi indicada ao Grammy Latino quatro vezes, foi eleita uma das líderes da nova geração pela revista Time em 2021 e se tornou a primeira cantora brasileira negra a se apresentar no palco principal do Rock in Rio – sonhos que tiveram origem na infância, quando cobrava R$ 1 para fazer um show de música e dança na varanda para a família. “Com a alta velocidade da progressão da minha carreira, fui conquistando muitas coisas, mas também sinto que fui indo junto, sendo engolida. No início, você tem uma ingenuidade por não saber como a indústria funciona. Você vai aprendendo com o tempo”, conta Iza. “Tive a oportunidade de parar, de analisar o que eu quero, o que me apetece e o que eu mereço. O que faz parte da minha vida hoje só está aqui porque eu acho importante que faça.”

Afinal, para a cantora, que hoje soma mais de 21 milhões de seguidores apenas no Instagram, tornar-se alvo de opiniões e comparações constantes seria inevitável. “Estou fingindo que voltei a um tempo em que o TikTok e os Reels do Instagram não existiam”, diz. “Fazendo de conta que estou no começo, me redescobrindo e questionando: ‘Quem era a Isabela antes de estar acessível para o mundo o tempo inteiro?’.”

Um capítulo crucial dessa reflexão tem data: o mês de julho de 2024, quando compartilhou nas redes sociais a traição de seu então namorado, o jogador de futebol Yuri Lima, enquanto estava grávida da filha deles. “É algo que aconteceu comigo, e qualquer um está sujeito. E, quando você atravessa um desafio assim, passamos a enxergar tudo diferente”, conta, recordando-se das opiniões do público sobre o seu relacionamento, que, na época, passava por sua primeira separação. No último ano, a cantora e o jogador retomaram o relacionamento, mas encerraram em outubro. “Já estive do outro lado, enxergando pessoas públicas como se elas fossem meras peças e criando a versão mais conveniente daquele acontecimento. Nunca decidi nada com a opinião das outras pessoas em mente. Eu me sinto orgulhosa, porque é muito difícil ser dona de si quando todo mundo concorda com você. Hoje, eu me sinto mais ‘Dona de Mim’ [brinca em referência ao hit de 2018] do que nunca, porque eu tenho coragem de viver as minhas vontades, de me arrepender e voltar atrás. Isso é quem eu sou.”

Esse processo também a fez dar uma nova chance ao amor quando assumiu, durante o Carnaval, o romance com o ator João Vitor Silva. “Agradeço por ter aprendido com todas as pessoas que passaram pela minha vida”, diz. Iza também já foi casada por quase quatro anos com o produtor musical Sérgio Santos. O relacionamento acabou em 2022. “Estou grata por viver um momento diferente agora e me sentir feliz, plena.”

Mas foi com a maternidade que a cantora teve a chance de aprofundar o encontro consigo mesma. “Meu trabalho não tem previsibilidade, mas, com a Nala, isso precisou mudar. Comecei a criar uma rotina que envolve fazer exercícios para a voz, ir para a academia todos os dias e ter um tempo de qualidade com a minha filha. Fazendo isso, você automaticamente sai do celular e para de dar atenção ao que não deve”, diz. Atualmente, Iza se encontra em um novo capítulo com a primogênita, que completa 2 anos em outubro deste ano. “Ela já está indo para a escola, fazendo amigos, descobrindo novas coisas. Com isso, estou na fase em que consigo me organizar e me reconectar mais comigo mesma, o que me torna uma mãe mais feliz e confiante.”

Uma de suas amigas mais próximas, a stylist Bianca Jahara, que começou a auxiliar Iza como produtora executiva ainda na época do YouTube, recorda-se do momento em que a cantora descobriu que estava grávida de Nala. “Ela veio me visitar em São Paulo e, naquela ocasião, eu estava grávida. Ela comentou que estava enjoada e decidiu, só por via das dúvidas, fazer um teste de gravidez. Foi, então, no meu banheiro que ela descobriu que iria ser mãe. Naquele mesmo dia, em casa, revelou a dona Isabel [mãe de Iza] a novidade. Era o sonho dela ser avó. Brincávamos que queríamos ficar grávidas juntas, e aconteceu! Hoje, somos madrinhas uma da filha da outra”, conta. Para além da amizade, Bianca entrega o conteúdo das mensagens que troca com Iza: imagens de roupas que a cantora quer comprar e ideias para construí-las sob medida, mostrando o seu crescente afinco estético com a moda.

Outra confidente de longa data é a atriz Taís Araujo, a qual conheceu quando foi convidada para participar, no ano de 2017, de um episódio de Mister Brau, com cantores que estavam se tornando conhecidos, como Liniker, Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraisa. “A primeira coisa que me chamou a atenção sobre ela foi o cabelo, algo que costuma acontecer dentro da comunidade preta. Ela me passou o nome da trancista dela que, hoje, é quem cuida de mim e da minha filha”, recorda-se. “Lembro de estar indo para Salvador com o Lázaro [Ramos] e a encontrei por acaso no voo, também acompanhada, e falamos: ‘Com licença, nós vamos sentar juntas’. E fomos do Rio de Janeiro até o destino tendo conversas muito profundas. Nos encontramos na confiança, na cumplicidade, no conforto, na identificação e em priorizar encontros significativos como aquele, mesmo em meio à nossa vida corrida.”

Esta é uma parte da matéria Vibração Positiva da edição de abril da Vogue Brasil, que chegas às bancas a partir do dia 08.04.

queremos data do album

Ela tá muito Grace Jones de tão linda que está

Mas esse álbum só sai em 2056 pelo jeito

Essa foto poderia ser total capa de álbum, ficou um LUXO

https://x.com/i/status/2041891080258334817

4 curtidas

kkkkkk

um salve pra nação regueira!!!

Idem

Ela tá maravilhosa nesse shot

1 curtida

Só em 2056

1 curtida

As fotos estão lindas.

queria que ela anunciasse esse último da carreira de uma vez.

linda

to começando a gostar dela de novo