É HOJE!!! Flopita Hoe está fazendo 18 anos e finalmente ai poder praticar tudo o que fala nas letras kkkkk Essa obra-prima subestimada foi lançada em 30 de Março de 2004, apensa 2 meses depois do escândalo do SuperBowl. Mesmo assim o álbum performou muito bem nas vendas, estreando em #2 na Billboard 200 (Usher barrou a própria mãe com o álbum Confessions).
Apesar de ter tido vendas razoáveis para o padrão da época, foi uma baixa para o que Janet estava acostumada. Além disso, os boicotes armados pela CBS e Viacom prejudicaram muito o desempenho dos singles que não tocavam em rádios nem tiveram seus clipes transmitidos nos canais de música como VH1 e MTV.
‘Damita Jo’ tem certificado de Platina no Canadá e Estados Unidos, Ouro no Japão e Prata no Reino Unido. Apesar dos boicotes, o álbum rendeu alguns prêmios à Janet no American Music Awards, MOBO, NAACP Image Awards e MTV Japan Video Music Awards! Duas indicações ao Grammy nas categorias Best Contemporary R&B Album e Best Female R&B Vocal Performance “I Want You” e alguns prêmios ICON e Lifetime Achievement.
O álbum teve três singles lançados e nenhum deles teve um desempenho muito bom nos charts devido aos boicotes comerciais da CBS. O lead single, ‘Just A Little Awhile’ é um eletro pop com alguns elementos de rock e country. O single debutou em #45 na HOT 100. ’ I Want You’ é uma das baladas favoritas dos fãs, composta por nomes como Kanye West e Jonh Legend, produzia também por West, Janet e seus parceiros Jimmy Jam e Terry Lewis e ‘All Nite’ é um hino maravilhoso que chegou ao #1 na US Dance Club Songs, mas falhou ao debutar na HOT 100.
Uma turnê chegou a ser anunciada por Janet em algumas entrevistas mas os planos nunca se concretizaram. Janet focou muito a divulgação na Europa e Ásia, indo a programas de TV, dando entrevistas e fazendo muitas performances, principalmente dos singles ‘Just A Little Awhile’ e ‘All Nite’. Nos EUA ela ganhou um episódio especial no Saturday Night Live, onde cantou 2 músicas, foi host e participou de diversas sketches. E também fez shows no GMA e Today Show na semana de lançamento do álbum.
Esse álbum é incrível e merecia muito mais destaque e reconhecimento. Ele influenciou uma série de outros projetos de cantoras como Beyoncé e Britney Spears ao explorar a temática de múltiplas personalidades e alterego. Este foi o álbum de Janet, ate então, que levou mais tempo para ser concluído, somando um tempo total de 18 meses para ser concluído após vários começos e paradas durante o processo.
Como a fanbase da Janet é super desunida e sem visão, eu duvido que algum dia consigamos fazer justiça pelo álbum como os lamb fizeram com o Glitter, mas é um álbum muito especial que merece seu lugar de destaque na discografia da lenda.
E aí, @RhythmNation, qual a faixa favorita de vocês?