Jayme Matarazzo comemora papel de padre em nova novela e fala do filho de 11 meses: 'Encontrei meu propósito de vida'

Desde 2018 longe das novelas, Jayme Matarazzo voltará ao ar em “Além da ilusão”, que estreia no próximo dia 7. Na história, ele viverá Tenório, um religioso que acabará se envolvendo com a causa operária:

• Estou muito feliz de poder exercer minha profissão, meu ofício, que, neste período de pandemia, mais do que nunca, se mostrou um oficio nobre e importante, que nos ajudou a manter a mente distraída e saudável. Volto num personagem muito diferente, um padre que chega na segunda fase da novela para assumir a igreja da vila onde parte da história é ambientada. Aos poucos, ele se aproxima da luta dos trabalhadores das primeiras indústrias do Brasil. Ele é bondoso, generoso e tem muita vontade de ajudar o coletivo. E, com o tempo, vai se aproximar também da Olívia (Débora Ozório) , uma mulher à frente de seu tempo, que assumirá a linha de frente dessa luta. Eu, particularmente, gosto muito de fazer novelas das 18h de época. Além de entreter, tem esse papel de informar os espectadores sobre períodos importantes da nossa História.

Jayme acredita que viver um padre lhe deu a oportunidade de se conectar ainda mais com sua fé e caiu como uma luva no momento de vida pelo qual está passando:

• Acho muito interessante como os personagens escolhem a gente. Sinto uma conexão muito forte com esse. Estou muito feliz de dar vida a um padre e poder falar sobre a fé, sobre a esperança e sobre o amor em diferentes formas, principalmente o amor ao próximo. Num momento tão difícil para o mundo, vou falar de generosidade, compaixão, espírito de sociedade… Mesmo estando em um tempo passado, ele trata de temas e assuntos que a gente consegue enxergar no presente e usar como reflexão para se preparar melhor para o futuro. Vamos mostrar discussões nos anos 1930 que são muito atuais. E eu fico feliz de falar sobre religião. Curioso que a minha primeira novela (“Escrito nas estrelas”) tinha esse pano de fundo, mas no campo do espiritismo. É maravilhoso como nossos trabalhos nos dão essa oportunidade de mergulhar em certos assuntos, e esse laboratório para mim foi sobre ter que ter muita fé. Eu acabo de colocar um menino no mundo cheio de dificuldades e desafios. Para isso, é preciso colocar muita fé no futuro e na nossa crença de que vai tudo ficar melhor.

O filho do ator, Antonio, está com 11 meses. É fruto do casamento com Luiza Tellechea. Pai em tempo integral por quase um ano, Jayme reflete sobre a criação do menino:

• A cada dia está mais na moda falar na busca pelo propósito, mas acho que posso dizer que encontrei meu propósito de vida, o maior motivo da minha passagem por aqui. Sempre tive muito em mim essa certeza de que queria ser pai e encontrei essa mulher incrível, uma mãe sensacional, com uma dedicação fora do imaginário de tão maravilhosa. Me considero muito privilegiado por ter tido a oportunidade de estar presente neste primeiro ano de vida do Antonio. Foi muito enriquecedor estar com ele todos os dias. Acho que sou um pai apegado, dedicado e amoroso. Considero que meu grande desafio junto com a Luiza é instruir o Antonio a ter uma cabeça muito mais generosa, aberta e preocupada com a sociedade e com o nosso planeta do que foi a nossa geração.

Durante a pandemia, o ator morou com a mulher, e depois com o filho, num sítio no interior de São Paulo. Por causa do trabalho, os três estão de volta à vida na cidade.

• Foi um período muito importante e mágico. Pude me dedicar mais à minha família ao mesmo tempo em que estávamos enfrentando o vírus. Por isso tudo, foi intenso e transformador. Esse período de conexão com a natureza mudou nossa maneira de pensar e nos deu o nosso fruto mais precioso. Mas, assim como todo mundo, estamos tentando dar continuidade à nossa vida, aos nossos trabalhos, da maneira mais segura possível, claro. Por isso, volto para o Rio tranquilo. Deixei minha casa montada lá e vim, tentando entender os rumos que a pandemia vai tomar e sabendo que temos o nosso cantinho lá. Sentimos num primeiro momento o baque de estar na cidade novamente, mas tem também o lado bom. Do nosso filho poder estar vendo coisas novas, absorvendo informações novas etc.

Jayme Matarazzo e a família (Foto: Reprodução / Instagram)
Jayme Matarazzo e a família (Foto: Reprodução / Instagram)

Jayme Matarazzo e o filho, Antônio (Foto: Reprodução / Instagram)
Jayme Matarazzo e o filho, Antonio (Foto: Reprodução / Instagram)