Vulture daz review do "The Tortured Poets Department"

Em The Tortured Poets Department , o bardo e bilionário americano Taylor Swift invoca a história de Cassandra, a princesa troiana que recebe o dom da clarividência do deus grego Apolo, um amante que mais tarde a amaldiçoa para nunca mais acreditar. “Eles sabiam, eles sabiam, eles sabiam o tempo todo / Que eu estava no caminho certo / A família, a pura ganância, o refrão cristão”, ela canta em “Cassandra”, uma homenagem folk-pop a se arriscar para alertar a todos sobre uma dinastia sem nome de hipócritas religiosos. Uma das duas músicas que parecem abordar o cisma entre Swift e Kim Kardashian, “Cassandra” implica que a antiga mística foi derrotada porque suas profecias enfureceram as massas: “Então eles mataram Cassandra primeiro porque ela temia o pior / E tentou para contar à cidade.” Mas no mito, explicitado no Agamemnon de Ésquilo , o oráculo sobreviveu ao saque de Tróia e mais tarde foi assassinado por Clitemnestra, a esposa vingadora do rei titular da tragédia. A brincadeira de Kanye West com os supremacistas brancos e o divórcio angustiante de Kardashian do homem que ela destruiu a amizade de Swift para defender devem parecer um cartão vitalício do tipo “Eu te avisei” para o cantor de “Bad Blood”. Mas a metáfora é exagerada. As pessoas sempre suspeitaram de Kim e Ye. Os poetas atribuem importância alegórica às lutas do cantor e compositor, apoiando-se no amor pelas alusões literárias e acumulando o peso da história em seus aforismos feridos. Swift aprecia uma distorção delicada.

Nem um álbum direto de rompimento nem uma mudança de nível de reputação , Poets , o 11º álbum de Swift, relata a tensão privada e a dissensão pública entre o fim de seu romance de seis anos com o ator Joe Alwyn , sua passagem controversa com Matty Healy, de 1975, e seu namoro da estrela da NFL Travis Kelce. Ele oferece um contraponto autoconsciente à majestade conquistadora do Eras Tour, fundindo a busca bucólica do folclore com a reflexão cativante e abrangente de Midnights . Os poetas também parecem informados pela recente exploração de Swift em Speak Now e nas faixas de 1989 ; o novo álbum, apresentado como um álbum de 16 músicas, mas posteriormente reforçado por outras 15 para um álbum de “antologia” surpresa, equilibra improvisações folk-pop esparsas com colaborações de Jack Antonoff e Aaron Dessner mais espaçosos. Enquanto os Swifties esperam que a campanha de regravações do cantor chegue ao trap-pop e à aspereza de Reputation de 2017 , Poets toma emprestado sua atitude defensiva para desvendar as fraquezas dos ex-namorados e expressar a exaustão por estar ao alcance da voz de milhares de estranhos não solicitados. opiniões. Mapeando as maquinações do mentor, você a pega contando histórias fantásticas sobre si mesma em defesa. Na ameaçadora “Quem tem medo de mim?”, ela se aproxima do território de Boo Radley: “Para que todos vocês, crianças, possam entrar furtivamente na minha casa com todas as teias de aranha / Estou sempre bêbada com minhas próprias lágrimas, não é isso que eles tudo dito? / Que eu vou te processar se você pisar no meu gramado?”

No mundo real, Taylor Swift está sujeita a um exame minucioso e a represálias abruptas, mas nas entrelinhas das páginas que abrigam suas letras, ela é invencível. As probabilidades e as analogias se acumulam a seu favor. As mulheres do passado tornam-se referências para a dúvida sexista e a rejeição que enfrentam. “I Hate It Here” revela uma afinidade com uma peça de época emocionante – “Veja, eu fui uma debutante em outra vida” – enquanto busca formas criativas de fuga de seus problemas: “Eu odeio isso aqui, então vou para o segredo jardins em minha mente / As pessoas precisam de uma chave para chegar, a única é minha.” Invoca a história de Frances Hodgson Burnett e a canção de Bruce Springsteen sobre meninas e mulheres escapando para espaços idílicos de retiro, tomando emprestados dispositivos narrativos de histórias de romance e fantasia sobre viagens no tempo e universos de bolso : “Meus amigos costumavam jogar um jogo onde / Nós teríamos escolha uma década / Gostaríamos de poder viver em vez disso / eu diria a década de 1830, mas sem todos os racistas / E nos casar pelo lance mais alto.

Uma captura de tela dessas letras se tornou viral no fim de semana, cortando uma resolução traiçoeira: “Parece que nunca foi divertido naquela época / A nostalgia é um truque da mente / Se eu estivesse lá, odiaria”. Tendo permanecido na atmosfera por muito tempo, Swift não gosta da interpretação mais caridosa. Refletir sobre a mudança para os anos de Andrew Jackson e desligar o racismo como um filtro do Instagram apresentou a oportunidade irresistível de condenar o capitalismo feminista branco egocêntrico da década de 2020, pintando Swift como uma jet-setter e magnata. Você pensaria que ela seria capaz de telegrafar essa resposta, como uma fã de história e um pára-raios para o discurso. A escravidão ainda era legal! Mas o Departamento de Poetas Torturados considera a estrela mais interessada em redesenhar fronteiras após uma campanha imutável da mídia. Depois de alcançar um plano de fama mais elevado e turbulento e perder batalhas em sua vida pessoal, Taylor Swift, como Kendrick Lamar em “Savior” e Doja Cat em “Demon”, vai precisar que você se afaste lentamente.

A faixa-título de Poets apresenta suas ferramentas: uma mistura elegante de synth-pop, hip-hop e rock central; uma referência literária centenária; um vocal suspirante; e um aparente tributo ao relacionamento rápido, altamente divulgado e criticado com Healy. No ano passado, o caso da dupla gerou um pequeno motim em Swiftie quando o cantor de “Love It If We Made It” recebeu acusações de racismo depois que um gesto de passos altos no palco foi interpretado como uma saudação nazista e uma risada de piadas sobre Ice Spice ser asiático em uma gravação de The Adam Friedland Show . Os fãs expressaram descontentamento em hashtags e bate-papos com veículos de notícias; a dupla seguiu caminhos separados algumas semanas depois. Este foi aparentemente um evento de superalimentação. Nada estimula Taylor Swift como ouvir o que ela não pode ou não deve fazer. Certa vez, ela lançou “The Man” – uma atualização contundente sobre a política de gênero do escritório de “9 to 5” de Dolly Parton – depois que seus mestres trocaram de mãos entre executivos de gravadoras do sexo masculino. Ela é ótima em identificar e isolar distinções claras entre herói e vilão. Revisite o discurso de aceitação do Álbum do Ano , que sombreou Ye: “Haverá pessoas ao longo do caminho que tentarão minar o seu sucesso…” A névoa de guerra dos poetas obscurece os detalhes desconfortáveis ​​do cisma no fandom. Seus muitos reclamantes de 2023 são meros grunhidos em seu visor, fofocas de cidades pequenas para se pavonear, como Bonnie Raitt em “Something to Talk About”.

Poetas adapta o trauma ao cenário mundial, considerando o amor proibido uma história mais sexy do que todas as petições parassociais da vida real. (“Meus seguidores preocupados que meu homem fosse secretamente racista” é talvez a história mais publicada em 2024. “Colocamos a Ice Spice em uma posição potencialmente profundamente desconfortável ” é um imóvel abandonado mais suculento.) Swift vende uma reprovação conciliatória à cultura conservadora branca em “Mas Daddy I Love Him”, denunciando o tipo de mulher que seus oponentes e alguns fãs se preocupam com a possibilidade de ela se tornar – a rica protestante do Nordeste brandindo a fé como uma lâmina contra qualquer pessoa fora de seus silos etnogeográficos: “Sarahs e Hannahs em suas melhores roupas de domingo / Agarrando seus pérolas, suspirando, ‘Que bagunça’ / Acabei de aprender que essas pessoas tentam te salvar / Porque elas te odeiam. É brilhante , um desvio de tirar o fôlego em uma música country que atinge o ouvinte com o antigo som TayTay e depois ferve em uma elocução perfeita à medida que se desenvolve em direção à assertividade silenciosa de um convidado de honra convidando você para sair de uma festa: “Deus salve o mais canalhas julgadores / Que dizem que querem o que é melhor para mim.” Swift está certa em enfatizar que não há nenhum pacote de produtos que inclua uma palavra a dizer sobre sua vida amorosa. Mas o verdadeiro feito de relações públicas de “Papai” é mudar o assunto das acusações de mimar a intolerância para um exame das estrias baseadas na fé dentro da sociedade branca.

Swift, que se mudou para Nashville para escrever canções country depois de crescer em uma fazenda de árvores de Natal na Pensilvânia, escreve de maneira atraente sobre as deficiências dos costumes sociais de cidades pequenas. À medida que Midnights visitava seu passado, narrava um anseio persistente por uma vida melhor do que aquela que parecia disponível, enquadrando a ascensão da artista como uma jornada de herói . Os poetas examinam o desprezo e as promessas desbotadas, transformando a estética enraizada do início da carreira da estrela em duas maneiras: fornece a cabana de madeira para os definhando e o poleiro para as observações incisivas sobre as falhas das várias partes que ficaram do lado ruim dela ao longo do últimos três anos. Ela se aproxima não como um rolo compressor pop internacional, mas como a “filha obediente” de Americana, a garota legal de Nashville, quando se fixa no julgamento insensível de mulheres devotas, adivinhando mais de uma vez que seus adversários mais santos que você nunca orariam por ela. .

A implicação de que não há nenhuma quantidade de nobreza que você possa executar que tire esse contingente de sua cauda é deliciosa, e quando o cantor deixa de atacar a má publicidade, Healy poderia ter neutralizado se tivesse respondido de forma menos cáustica e defensiva, ela facilita. meditações exuberantes sobre dilemas morais. “Guilty As Sin” evoca Madonna : “E se eu rolar a pedra? / Eles vão me crucificar de qualquer maneira.” Editando outro épico , “Sin” prevê um sepulcro como escudo contra assassinos. “Fresh Out the Slammer” enquadra uma coabitação em suporte de vida como o tempo do Fed: “Algemado ao feitiço sob o qual estava / Por apenas uma hora de sol / Anos de trabalho, fechaduras e tetos / Na sombra de como ele estava se sentindo. ” Colocar essas músicas perto de “So Long, London” – que dá nome ao local do mergulho do urso polar no Natal da família Alwyn – é emocionante. Você não espera que a simpatia do escritor esteja com o imbróglio da recuperação. (O sentimento faz com que o folclore mais fúnebre e as canções cada vez mais pareçam menos ficcionais em retrospecto.)

Explorando ondulações confusas em sua vida privada, Taylor Swift atinge o êxtase em sua vida profissional. As músicas de Antonoff e Dessner são, com um punhado de exceções, situadas em um arranjo óleo e água, com as músicas de Antonoff vindo em grande parte primeiro e provocando cuidadosamente ganchos pop, enquanto as músicas de Dessner espalham acompanhamentos animados em reflexões principalmente acústicas. Os créditos confirmam as diferenças nas duas metades do que Swift chama de antologia. Na frente está Jack, multi-instrumentista, e músicos de sua órbita; na parte de trás estão Dessner, membros do Beirut e Wilco , e uma orquestra.

Com o vocalista do Bleachers, Swift examina bolsos familiares. A cadência R&B de duas notas de “Down Bad” lembra “Midnight Rain”; aquele em “My Boy Only Breaks His Favorite Toys” de Seussian lembra a ponte em “King of My Heart” de Reputation . Swift toca direto em seus duetos com Florence Welch e Post Malone, vendendo emoções simples enquanto seus convidados se inclinam para as excentricidades em suas apresentações vocais. As faixas mais densas de Dessner quase parecem pedir mais do cantor, provocando tendências camaleônicas. A balada de piano “How Did It End?” brinca com a intimidade ofegante de Billie Eilish ou Fiona Apple; Swift saúda os ares de rock alternativo dos anos 90 de “So High School” com a esperteza deslumbrante de Sheryl Crow ou Aimee Mann. Estas actuações podem fazer com que as peças de synth-pop pareçam calculadas, como obrigações de seleccionar êxitos para tocar nas digressões que impulsionam as economias locais . Os cortes de Antonoff alcançam a gravidade flexionada pelo sintetizador de roqueiros de coração partido dos anos 80, como “Dancing in the Dark” de Springsteen ou “Never Gonna Be the Same Again” de Empire Burlesque de Bob Dylan , enquanto buscam pontos em comum entre o folclore outonal e evermore e o animado “Cruel Summer”. Mas então as faixas de Dessner acrescentam uma versão mais atraente (Taylor’s Version) ao álbum principal, com extras focados que abordam as mesmas ideias, ao mesmo tempo que dispensam o revestimento de astúcia autoconsciente. Os ouvintes escolhem suas próprias aventuras.

A antologia de mais de duas horas procura recapturar o sucesso do serviço de streaming de longos álbuns de Drake, Bad Bunny , Kendrick Lamar e outros nesta década. Mas peças frustradas por linhas exageradas - “Era a idade dele”, anuncia imperiosamente “O Manuscrito” - minaram o projeto de elevar esta obra como literatura de época. Não se sustentam no melodrama referencial de “O Albatroz”, cuja imagem da mulher trancada em uma torre parece aludir à prisão de Maria, Rainha da Escócia, após o assassinato de seu marido, Lord Darnley , ou “Quem tem medo de mim?”, cuja sede de vingança sobrenatural lembra julgamentos de bruxas e Carrie . A estrela country que virou pop tocando com os National Bros, dizendo “foda-se” muito e citando o Nilo Azul , a Linha de Partida, Patti Smith e Stevie Nicks parece ansiar por uma carreira mais estranha, apesar dos Poetas ’ apontou acessibilidade. Mas você também deve considerar a possibilidade de que essa inquietação seja outra faceta da performance, tanto um conceito temático quanto o fraseado bombástico dos Poetas e a posse de figuras trágicas, que embora ela esteja muito empenhada em transmitir a impressão de que está irritada com a miríade expectativas que surgem ao ser percebido por milhões, o prognosticador pop ainda está astutamente ciente do que todos desejam e está aqui para servir.

the performative poets deparment
o tapa ja no titulo

2 curtidas

And It Was All Yellow

1 curtida

O megra textão
Alguém filtra as melhores partes (os massacres)

conta pro meta?

Last year, the duo’s fling sparked a minor Swiftie mutiny when the “Love It If We Made It” singer drew accusations of racism after a high-stepping onstage gesture was interpreted as a Nazi salute and a chortle at jokes about Ice Spice being Asian in a taping of The Adam Friedland Show.

Mds ja tá com 71 no aoty

que dazudo

Tem nota nao?

1 curtida

Ja saiu do top 200? Kkk

Ta em 178 de 204

vai cair ainda mais no AOTY

Acabei de ver que o fantano deu 30 kkkkk

4 curtidas

tem nota?

entrou uma nota 30 no AOTY e agora essa kkkk

Textão de primeira qualidade kkkkkkkkkk

1 curtida

Se não tem nota não conta pro AOTY?

morro que tinha visto qnd saiu e tinham incluido como 50 kkkkk

entao foi 30 pra normal e 50 pro deluxe

1 curtida