13 motivos pelos quais Jão é nossa Taylor Swift

A nova era de Jão, “Super”, começou com um sinal que foi o suficiente para fãs da Taylor Swift sonharem alto. Acontece que o cantor brasileiro deu início à nova fase de sua carreira com um emoji de coração roxo, a cor que a norte-americana usou para a divulgação do disco “Speak Now (Taylor’s Version)”.

Com isso, as teorias da conspiração dominaram as redes sociais com fãs acreditando que Jão poderia ser um dos convidados da “The Eras Tour”, turnê de Taylor que desembarca no Brasil em novembro deste ano.

Apesar de um feat. entre eles ainda não ter acontecido, listamos abaixo 13 motivos pelos quais Jão pode ser mais parecido com Taylor Swift do que você imagina.

Eles esgotam shows

Com o sucesso estrondoso de seu terceiro álbum de estúdio, “Pirata”, Jão esgotou dezenas de shows pelo país, arrecadando mais de R$30 milhões. A “The Eras Tour”, de Taylor Swift, que passa pelo Brasil em novembro deste ano, teve mais de 50 datas anunciadas em junho na Ásia, Europa e Oceania – a maior da cantora até o momento. A artista ainda celebra o sucesso da turnê pelos Estados Unidos, com 52 datas esgotadas.

Em 2024, Jão começa a turnê “Super” com uma data esgotada no Allianz Parque, para mais de 40 mil pessoas.

Datas extras infinitas

Com o sucesso da turnê “Pirata”, Jão precisou anunciar datas extras. Em São Paulo, por exemplo, ele fez quatro apresentações lotadas, totalizando um público 32 mil pessoas.

Jão ainda promoveu um evento gratuito na capital paulista para quem não conseguiu ingressos. O show aconteceu no Vale do Anhangabaú, em dezembro de 2022, e reuniu mais de 50 mil pessoas. A turnê do disco novo, “Super”, lançado em agosto, também já tem datas extras – os shows serão feitos em estádios.

Taylor segue os mesmos passos com a “The Eras Tour”. No Brasil, a cantora abriu três datas extras para atender a demanda dos fãs.

Compõem músicas de partir o coração

Quer sofrer? Conte com Jão e Taylor Swift para tudo. Uma característica comum entre os artistas são as letras feitas sob medida para amargar ainda mais desilusões românticas, e curá-las verso por verso por meio de canções com quem qualquer um pode se identificar.

Em canções do brasileiro, como “Enquanto Me Beija”, de 2019, ele questiona no que seu companheiro pensa durante o momento íntimo. Pode ser desde um ator bonito da TV, um amor que já passou, ou os que ainda virão. Já faixas como “Acontece”, de 2021, narram o fim gradual de um amor que, bem… Acontece.

Vieram do interior

Nascido em Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, Jão faz questão de relembrar suas raízes em entrevistas e também nas suas letras, como em “Meninos e Meninas”: ”Eu vim do interior / E ainda tem mundo / Que eu não aprendi e que eu não sei”.

Taylor nasceu em West Reading, interior da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Durante passagem recente por Pittsburgh, no mesmo estado, a artista cantou “Seven”, faixa do disco “Folklore” (2020), que relembra a infância sob o céu de onde nasceu.

Têm origem na música ‘caipira’

Jão ficou conhecido pelo público com covers de músicas famosas no YouTube. O maior hit? “Medo Bobo”, das sertanejas Maiara e Maraísa. A ligação com o gênero ficou mais clara com o lançamento de “Vou Morrer Sozinho”, em 2018. A faixa traz uma clara influência do gênero, com tons de sofrência.

Ao se mudar para Nashville, considerada o berço da música country, Taylor Swift viu sua carreira deslanchar. Com isso, seu álbum de estreia, homônimo, fez da cantora uma jovem revelação do gênero. No decorrer da carreira, sua aproximação com o pop foi ficando mais nítida, principalmente com o disco “1989”, de 2014.

Recordistas

A cantora foi a primeira mulher com quatro discos no top 10 da Billboard simultaneamente. É a segunda artista que mais emplacou canções no Hot 100. As 22 músicas de “Speak Now (Taylor’s Version)” apareceram no ranking. Ela só está atrás de Drake.

Jão ultrapassou o recorde de Taylor Swift e garantiu a maior estreia de um álbum, com “Super”, na história do Spotify Brasil, com mais de 8,1 milhões de streams. A cantora havia conquistado o número no ano passado, com “Midnights”.

As mães aprovam

Certamente, Jão e Taylor Swift seriam daqueles amigos que seus pais adorariam ver dentro de casa. Isso porque os artistas costumam fazer shows “para toda a família”, o que explica encontrarmos sempre crianças, mães e pais cantarolando canções dos artistas nas apresentações ao vivo.

Os dois investem pesado nas turnês

Jão investiu muito na produção da turnê “Pirata”. O cantor, que fez chover no palco durante as performances de “Olhos Vermelhos”, usou um polvo inflável gigante no palco do Lollapalooza e até a arcada dentária (fake, claro) de uma baleia no show no Rock in Rio – pirata, mar, animais marinhos… sacou?

Para sua maior turnê até agora, Taylor se vale de plataformas elevatórias, uma estrutura de metal representando um prédio de três andares para retratar suas eras em cada “apartamento”, e até uma cabana de madeira que representa o disco “Folklore”.

Adoram um chá de sumiço

Após a turnê “Anti-Herói” (2019), Jão ficou longe das redes sociais e, dado o sumiço, chegou a ser especulado como camarote do “Big Brother Brasil” 2021. O afastamento tinha um motivo: o trabalho intenso no álbum seguinte, justamente “Pirata”. Em junho de 2023, Jão anunciou novamente uma pausa nas redes sociais para cuidar da saúde mental e também trabalhar nos próximos passos. Em agosto, lançou “Super” e a turnê do disco em 2024. Ele volta aos palcos no festival The Town, que acontece em São Paulo, em setembro.

Os swifties (como são carinhosamente chamados os fãs de Swift) já sabem disso: Taylor só aparece publicamente quando tem um propósito. Caso contrário, todos os movimentos da cantora são feitos de maneira sigilosa e calculada. Ela gosta de surpreender. Entre seus “sumiços” mais notórios, está o período entre a polêmica com Kanye West e Kim Kardashian por conta da faixa “Famous”, de 2016, até o lançamento do disco “Reputation”, cerca de 1 ano e meio após a briga.

Compositores

Jão lançou quatro álbuns de estúdio e está creditado como compositor em todas as faixas. Algumas, como “Fim de Festa”, “Meninos e Meninas”, “Tempos de Glória”, “Maria” e “Olhos Vermelhos”, Jão assina sozinho.

Um de seus maiores méritos de Taylor Swift é o seu talento para ser uma cantora-compositora, ou seja, uma artista que além de interpretar canções, também faz questão de escrevê-las sozinha ou, no máximo, ao lado de seus produtores e colaboradores fiéis. A cantora já lançou mais de 50 músicas apenas de autoria própria, incluindo o hit “Love Story”, de 2008, e a faixa-título do disco “Lover”, lançado em 2019.

São gateiros

Pai e mãe de pets! Precisa dizer mais? Jão é dono de quatro gatinhos: Vicente, Chicória, Santiago e Quito. Vale dizer também que o cantor é bastante ligado aos direitos dos animais. Na turnê “Pirata”, Jão destinou parte do valor arrecadado para a Casa do Vira Lata, ONG de proteção dos animais.

O amor de Taylor Swift por gatos é famoso: assim como Jão, a cantora tem três felinos. Para batizar os bichanos, homenageou personagem de séries e filmes: Olivia Benson, de “Law & Order”, Meredith Grey, de “Grey’s Anatomy”, e Benjamin Button, do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Mantêm fiéis escudeiros

Jão tem a companhia de Pedro Tófani, seu diretor criativo, e Renan Augusto, seu empresário, desde o começo da carreira. Eles se conheceram na faculdade e criaram a empresa que administra a carreira do cantor. Na Universal Music Brasil, Jão trabalhou com Pedro Dash, Dan Valbusa e Marcelinho Ferraz (Los Brasileros) em “Lobos” (2018). A parceria continuou em “Anti-Herói” (2019). Em “Pirata” (2021), foi a vez dos produtores Zebu e Ralphes se unirem ao time. Em “Super”, Zebu repetiu a parceria.

Taylor sofreu um baque com a compra das masters de seus seis primeiros álbuns pelo empresário Scooter Braun, após várias tentativas de adquirir as próprias músicas na gravadora antiga. Na nova fase, ela se uniu a Jack Antonoff, produtor de seus últimos quatro álbuns, e Aaron Dessner, da banda The National, que se tornou um de seus compositores de maior confiança.

Adoram easter eggs

No trailer de “Pirata” (2021), Jão representou seus dois álbuns anteriores com cenas de bichos e de uma flecha no peito. Outros easter eggs estão presentes no clipe de “Coringa” e de “Idiota”, com referências a filmes dos anos 2000. Em agosto, com o lançamento de “Super”, o cantor fez referência aos outros álbuns nas composições, como na música título: “Eu corro com os meus lobos ainda mais perto (…) Meu barco voltando é a minha resposta”.

Em uma cena no clipe de “Bejeweled”, Taylor apertou o botão de número três de um elevador, indicando que o próximo lançamento das regravações seria “Speak Now”. Em outro vídeo do álbum “Midnights”, a cantora confirmou que a regravação de “1989” chega em breve, usando uma discreta placa de trânsito em uma das cenas. Vem aí!

1 curtida

esgotou toda

já começou mentindo

Coitada da Taylor

Kkkkkk não sei de qual deles eu devo sentir pena

Requentando manchete? Tá sem o que fazer?

era pra ser elogio pra ele?

pior que a taylor pelo menos tem álbuns bons né amg
agora o jão não se sobressai em NADA :skull:

Isso é, e mentiram bem aí sobre os shows esgotados dele e recorde no Spotify né kkkkkk

Se alguém parar pra ler isso tudo já pode ligar pra carrocinha

Credo

As letras são parecidas eu acho

  1. chato
  2. sem graça
  3. as fãs tem síndrome de peter pan
  4. músicas extremamente sonolentas
  5. visual infantilizado
  6. voz ruim
  7. performance desastrosa

o resto será repetição disso

1 curtida

Parei com o esgota shows e datas extras

No caso dele poderia ser pra sempre, ninguén liga