França vai às urnas neste domingo para escolher presidente com Macron e Le Pen à frente nas pesquisas
Veja o que propõem os principais candidatos:
Emmanuel Macron
Em seu primeiro mandato, Macron cortou impostos para empresas e para os ricos, facilitou a contratação e a demissão de funcionários e usou o orçamento para manter o país funcional durante a pandemia de Covid-19.
Centrista, ele é um defensor de uma União Europeia forte, e tentou liderar esforços diplomáticos para evitar a guerra na Ucrânia.
Macron é o líder mais jovem da França desde Napoleão. A vitória dele em 2017 foi considerada surpreendente.
Durante sua presidência houve ondas de protestos. Os manifestantes expressaram a opinião de que Macron está desconectado da população em geral e de suas necessidades.
Marine Le Pen
Marine Le Pen é a dirigente do partido de extrema direita mais tradicional da França, o Assembleia Nacional.
Ela vai concorrer à presidência do país pela terceira vez. Em 2012, ficou em terceiro. Em 2017, em segundo, atrás de Macron.
Le Pen tem trabalhado nos últimos anos para melhorar a imagem do partido dela, que era visto como racista e xenofóbico.
Tradicionalmente, ela deu declarações contra a União Europeia. Recentemente, no entanto, ela tem evitado criticar o bloco –só afirma que mudaria a moeda da França.
Le Pen tenta atrair um número maior de eleitores, mas ao mesmo tempo ela perdeu apoiadores para um novo concorrente, Eric Zemmour (veja abaixo).
Em 2014, ela recebeu um empréstimo de um banco russo para financiar a campanha de 2017, o que pode ser problemático neste ano.
Site do governo francês para acompanhar a apuração que começa as 15h daqui
https://www.resultats-elections.interieur.gouv.fr/presidentielle-2022/