Mais de três mil turistas estrangeiros foram vítimas de violência no Rio no ano passado; veja casos
No último domingo, um homem foi esfaqueado no tórax enquanto passeava na Avenida Chile, no Centro. Média é de 9,5 registros por dia na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat)
Um turista russo, identificado como Konstantine Glazkov, de 32 anos, ficou ferido durante um assalto ocorrido no Centro do Rio na manhã do último domingo. Ele estava acompanhado da namorada ucraniana, Viktoriia Zorina, de 29 anos, quando os dois foram rendidos na Avenida Chile, no Centro do Rio.
Segundo Glazkov, ele não percebeu quando foi ferido pelo criminoso. De acordo com o sociólogo, eles entraram em uma luta corporal. Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde recebeu atendimento e foi liberado às 11h40. A ocorrência foi registrada na Delegacia especial de Atendimento ao Turista (Deat) e uma suspeita foi presa.
— Nós estávamos passeando pelo Centro porque queríamos conhecer alguns lugares especiais aqui no Rio. No caminho, um rapaz nos abordou, ele falou algo, mas não entendemos, talvez tenha pedido dinheiro. Eu neguei, pedi desculpas e logo em seguida vi a minha esposa no chão gritando. Ele estava acompanhado de uma mulher e ela tentava roubar algo. Eu fui revidar e ele pegou uma faca. Eu estava muito chocado e assustado, então nem lembro em qual momento ele me feriu. Eu olhei a minha blusa e vi que ela estava cheia de sangue. Nós pedimos ajuda e ligaram para a emergência, que chegou em mais ou menos 10 minutos. Eu já estava perdendo a consciência quando fui socorrido — diz Glazkov.
O assalto de Glazkov não é um fato isolado no Rio. Em 2022, 3.484 casos foram registrados na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). A média é de 9,5 ocorrências por dia. Foram 2.083 furtos, 621 roubos e 295 casos de estelionato. Relembre outros seis casos em que turistas foram feridos ou mortos no estado:
Turista chileno assassinado
Ronald e Andrés, ambos de 29 anos, chegaram ao Rio de férias dia 12 de maio. No dia seguinte, decidiram passear por bares da Lapa, onde teriam encontrado as duas garotas de programa. Segundo garçons de estabelecimentos do bairro, elas já foram vistas outras vezes na região.
Após serem levados pelas duas no táxi de Marcelo até o alto de Santa Tereza eles foram vítimas do golpe conhecido como “boa noite Cinderela”. Os chilenos foram socorridos socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, mas Ronald Sobarzo não resistiu aos ferimentos e morreu quatro dias depois.
Andrés Orellana foi posteriormente levado para uma unidade de saúde particular. A família dele chegou a organizar uma vaquinha virtual para arrecadar fundos com o objetivo de pagar as despesas hospitalares, entre as quais uma cirurgia de urgência com custo estimado em 60 mil dólares.
Morte em hotel na Lapa
Ilia Kakhaberidze, de 31 anos, foi encontrado morto em um quarto de hotel na Rua do Lavradio, na Lapa, região central do Rio, em maio. Ele estava acompanhado de outro homem, que foi preso em flagrante pouco depois de deixar o estabelecimento.
Wallace de Oliveira Gomes deu entrada no hotel com o turista por volta das 2h. Pouco antes das 6h, Wallace deixou o local, segundo o recepcionista que atendeu os homens.O recepcionista desconfiou e foi conferir o quarto. Foi quando encontrou Ilia amarrado na cama e já morto.
Algumas pessoas reconheceram Wallace nas imediações do hotel e ele acabou preso por policiais militares do 5º BPM (Praça da Harmonia), sendo o principal suspeito da morte do turista. Além de ser reconhecido pelo recepcionista, o suspeito foi flagrado pelas câmeras de segurança do local.
Bala perdida
O turista americano Joseph Trey Thomas, de 28 anos, morreu após ser baleado no pescoço dentro da casa de uma amiga em agosto do ano passado durante confronto entre milicianos rivais na Travessa Souza Andrade, próximo ao Morro do Fubá, em Cascadura, Zona Norte do Rio. O rapaz, inicialmente foi socorrido ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, passou por uma cirurgia e respirava com ajuda de aparelhos.
Logo depois, ele foi transferido para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a direção da unidade de saúde disse que se solidariza com os familiares do paciente. Joseph dava aulas de língua portuguesa na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava com a mãe. Ele estava no Rio para passar as férias na cidade pela segunda vez, onde ficaria até o dia 20 de setembro.
Chileno esfaqueado em Niterói
Sebastian Estevan, de 38 anos, ficou ferido após ser esfaqueado durante um assalto, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói. A vítima, de nacionalidade chilena, teve a carteira e o celular roubados. De acordo com a PM, agentes do 12º BPM (Niterói) foram acionados depois de receber a notícia de que um criminoso usava uma faca para praticar roubos na região.
O crime aconteceu na madrugada de 17 de setembro. A vítima estava andando pela Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói, quando Deyvison Vieira Nunes, de 39 anos, e Arli Matos Pereira Júnior, também de 39, anunciaram o assalto. Estevan reagiu e foi esfaqueado por Deyvison, enquanto Arli dava cobertura. Ambos já tinham anotações criminais por roubos e furtos. A dupla respondeu por tentativa de latrocínio.
Ucraniana é esfaqueada no Aterro do Flamengo
Uma turista ucraniana foi esfaqueada no Aterro do Flamengo, em maio. Ela estava acompanhada do marido, também ucraniano, e foram socorridos por equipes do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur).
Ferida, a vítima foi levada para a UPA de Copacabana e depois para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).
Assalto em trilha no Costão do Pão de Açúcar
Um grupo de turistas foi assaltado no início da trilha do Costão do Pão de Açúcar, na Urca, Zona Sul do Rio, em agosto. As vítimas — que seriam dois mineiros, dois espanhóis, um australiano e um guia — foram rendidas por dois homens armados com um facão e, depois de terem tido os pertences levados, foram amarradas. Os suspeitos fugiram.
De acordo com relatos em redes sociais, as vítimas foram rendidas em diferentes momentos, mas todos foram levados para o mesmo local. Depois de os bandidos fugirem, o guia teria conseguido cortar as cordas com um canivete.
Em nota, assessoria de imprensa do Parque Bondinho Pão de Açúcar confirmou o assalto ao grupo de turistas e destacou que “não é responsável pela segurança da pista Claudio Coutinho e nem da trilha do Morro da Urca”. Leia a íntegra do comunicado:
“Houve, de fato, um assalto a um grupo de turistas no início da trilha. Foi um fato isolado, uma vez que esta é uma das trilhas mais seguras do Rio. Mas é importante deixar claro que o Parque Bondinho Pão de Açúcar não é responsável pela segurança da pista Claudio Coutinho e nem da trilha do Morro da Urca. A segurança deste trecho é responsabilidade dos órgãos de segurança. O Parque Bondinho adotou a trilha e a pista, porém para manutenção e manejo de espécies vegetais, visando a recuperação de espécies nativas”.