Maricá (RJ), em parceria com a UFRJ, será a primeira cidade do país a produzir ônibus híbridos

Maricá (RJ) será, em Maio, a primeira cidade do país a produzir seus próprios ônibus híbridos (elétrico + etanol), a partir de tecnologia desenvolvida em convênio com a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe), da UFRJ.

Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento, conta que o município passará a receber royalties da patente — sem emitir carbono.

E que os ônibus — que têm tarifa zero para a população da cidade — serão fabricados em linha de montagem instalada em Maricá.

Colateral

A ideia é ainda gerar empregos — o que não é nada mal, neste momento da pandemia.

“Vermelhinhos” e a Tarifa Zero

Maricá, localizada a 60 quilômetros da capital fluminense, foi o primeiro município brasileiro com mais de 100 mil habitantes a oferecer ônibus gratuito. Desde dezembro de 2015, a Prefeitura assumiu a execução do serviço de transporte estatizado e com tarifa zero.

Administrados pela Empresa Pública de Transportes (EPT), ligada à Prefeitura, que, à época da inauguração era gerida por Washington Quaquá e atualmente está a cargo de Fabiano Horta, ambos do PT, os ”Vermelhinhos” garantem viagens gratuitas à população de Maricá para várias regiões do município.

Maricá é a maior cidade do País com o sistema de transporte gratuito implantado, com um investimento de R$15 milhões anuais. No momento, a Prefeitura está elaborando o georreferenciamento das 15 linhas do serviço, e prevê uma verba de R$10 milhões para a construção da sede e de uma garagem da empresa, além da compra de novos ônibus.

Para o prefeito, Fabiano Horta, reeleito em 2020 com 88% dos votos, o sistema é um marco para a cidade: ”Cada vez mais, os ‘Vermelhinhos’ se consolidam como patrimônio do povo de Maricá com a Empresa Pública de Transporte oferecendo melhor qualidade de vida à população.”

Fonte:

@Cariocas @RedeVerde

8 curtidas

Royalties do Pré Sal ficando no passado

Maricá é o futuro, amo esse lugar.

2 curtidas

GENTEEEE
MINHA CIDADE NA BC
AMOOOOOOOOOOOOOOOOOO

2 curtidas

Eu tenho um conhecido que mora lá que deve tá pra morrer. Ele reclama um monte da administração do PT lá, embora reconheça que melhoraram a cidade

A comunidade das mariconas cada vez maior amr

1 curtida

Se pelo menos a maioria das empresa de ônibus no Brasil não estivessem a beira da falência graças a iniciativa privada…

Transporte público nunca deveria ter sido privatizado

3 curtidas

Eu só acho pecam na pasta da educação com muito fluflu mas de resto existe uma Maricá antes do PT e depois do PT nao tem nem comparação

3 curtidas

Que ônibus feio parece aqueles tijolos europeus

O tapa na cara de quem diz que só privatização melhora alguma coisa

Esses ônibus tarifa zero estão aí hoje graças a uma empresa privada que faliu e outra oferecia serviço porco e tinha um monopólio na cidade toda

Aqui em Curitiba tem ônibus híbrido só não sei se é produzido aqui no Brasil

QueRia que os ônibus fossem vermelhos e de graça

Os daqui são azuis, péssimos, não ligam mais o ar por conta da covid, e a gnt tem que pagar quase 4 reais (quase 2 se vc for estudante)

Maricá cresceu muito, eu amo

AMO MEU PAÍS
MORO 16 ANOS AQUI

vc é daqui tbm?

Transporte público de qualidade muda muita coisa
Sem brincadeira nenhuma

Eu uso o onibus todo dia
Mas ultimamente eles não estão ligando o ar condicionado e todos passageiros tem reclamado
Por mim eles podiam voltar a usar os ônibus que abriam as janelas

Sou de Niterói, mas vou bastante à Maricá. Meus pais estavam pra construir uma casa aí mas adiaram por conta da pandemia e outros fatores