MC Gui e mais famosos estão banalizando a palavra “cancelamento” em benefício próprio

image

A Fazenda 2021 começou na terça-feira (14) e naturalmente vão voltando os julgamentos do público, já que um reality show desse tipo é feito justamente para isso e o resultado da maioria é expresso no resultado das votações. Perfis polêmicos como o de MC Gui trazem uma discussão necessária: o cancelamento!

No confinamento de Itapecerica da Serra (SP), o funkeiro estava conversando com outros peões e lembrou do suicídio do filho da cantora Walkyria Santos : “ Essa parada de cancelamento está matando gente, não vê o moleque da mãe sertaneja? ”.

Recapitulando a história citada acima, Lucas acabou atentando contra a própria vida, depois de ter postado um vídeo em que fingia estar apaixonado por um amigo e receber inúmeros comentários homofóbicos. Enfim, isso não tem absolutamente nada de cancelamento, o que aconteceu é o velho bullying , que ganhou nome nos anos mais recentes.

Victor Pecoraro estava na conversa e ainda usou as críticas à estreia de Adriane Galisteu em A Fazenda como exemplo: “ Cancelaram a Galisteu antes dela começar. Eu não preciso ficar postando o que eu acredito se no dia a dia eu não faço isso ”. Isso também não é cancelamento, é basicamente a onda de comentários maldosos cometida pelos haters inconsequentes.

Em março, Gui foi pego num cassino clandestino, no ápice da pandemia de Covid-19, sem a empatia com centenas de milhares de pessoas perdendo suas vidas. O jovem, em 2019, também foi criticado depois de filmar uma menina fantasiada na Disney, nos Estados Unidos, e zombar dela. Muito se procurou sobre a identidade da criança, mas se especulou que ela tinha enfrentado um câncer.

O cantor lembrou dessa última parte e disparou: “ As pessoas foram capazes de apontar o dedo pra mim depois do meu erro e falar que eu tinha capacidade de zombar de uma pessoa doente ”.

É preciso repetir mais uma vez, porque a banalização já se tornou tão enraizada que se torna difícil de arrancá-la. O termo “cancelamento” basicamente virou uma espécie de escudo para pessoas que tiveram atitudes problemáticas e não tem a mesma força para lidar com as consequências dos seus atos.

O cancelamento existe, mas ele é muito menor do que parece: o público decide parar de consumir o conteúdo daquele famoso, deixa de segui-lo nas redes sociais e formam um boicote a qualquer projeto protagonizado por aquela pessoa, que em teoria não as representa.

Não há nada de cruel nesse tipo de movimento dos internautas, já que toda ação tem sua reação. A “celebridade” deliberadamente machuca alguém ou uma parcela da população e perde toda essa força na hora de enfrentar os efeitos de decisões erradas?

É como uma prisão virtual! Imagina se todo preso real, condenado por um ato criminoso, contestasse o fato de ir para a cadeia? É como se todo mal do mundo fosse minimizado e as pessoas que agem corretamente não tivessem o direito de serem resguardadas.

MC Gui ainda completou: “ Eu entrei numa pta depressão, fiquei três meses sem pisar na rua, assustado com tudo. Nem com a minha família conseguia conversar, não conseguia fazer nada, mas assim, eu procurei ajuda, mano. Eu precisava de ajuda pra me entender, pra me reencontrar dentro de mim mesmo* ”.

As vítimas dessas atitudes também passam por danos ainda piores, já que boa parte delas nem tem a mesma estrutura adequada para se reconstruir… E ver os seus “algozes” em espaços de destaque, enquanto vivenciam o seu sofrimento, é algo justo? É proporcional?

É claro que ninguém tem o direito de ser julgado a vida inteira por um erro; as pessoas tem o direito de repensar as próprias atitudes, mudar e quem sabe serem abraçados pelo público mais uma vez. É um direito! O grande ponto é que muitos transformaram a palavra “cancelamento” de um jeito desonesto para inverter o jogo contra as vítimas reais. Erros não precisam de vírgula, precisam de um ponto final.

Confira:

1 curtida

essa palavra saturou

Pior que já deu mesmo

O texto enorme falando sobre subcelebridades

4 curtidas

essa palavra em si é VA, começou como um “meme” na internet e agora virou fenômeno social estudado pela sociologia e a mídia. no mais, linchamento público sempre existiu

2 curtidas

Mas o filho da cantora não foi “cancelado”, ele sofreu bullying. Mesma coisa que o MC gui fez com a menina na Disney

A cara nem arde

1 curtida

esse vagabundo dementado e criminoso teve a capacidade de se comparar com alguém que foi atacado por homofobia…
cara, esse é o mundo paralelo que esse cretino vive?

1 curtida

E o MC Gui aprendeu com todo esse caso que ele cometeu?

Não, continuou fazendo merda atrás de merda

dá vontade de mandar uma DM pra Walkyria e falar que esse cretino tá se aproveitando da história triste de filho dela pra se fazer de coitado em rede nacional

Como se participar de A Fazenda mudasse o caráter, o jeito de todo mal que ele fez no passado kkkkkkkkkk

Me poupe, deve continuar a ser o mesmo lixo que sempre foi porque eu não acredito em nada na mudança dessa pessoa não

Lá no mundo da lua amigo

Aliás, o Gui e o Borel já podem dar as mãos por serem dois lixos ambulantes

E sempre vai existir

Pior que dá vontade mesmo amigo

sim e por isso não precisamos inventar um termo tosco e nem explicar o “fenômeno” do cancelamento. parece que a mídia hoje em dia só se pauta em tosquice criada pela internet

O que você acha do linchamento público ???

Necessário em certos casos

1 curtida

Cultura do cancelamento pior coisa que já existiu na internet

Não só eles, a Internet como um todo, tem gente que usa o termo pra pessoas que cometeram crime

1 curtida

Não aguento mais ouvir alguém falando esse palavra maldita
Até marcas já usando isso em publi