MC Soffia faz 20 anos e lamenta desigualdade no rap: 'Os homens têm carros, mansões...'

São 20 anos de idade e 14 de carreira. MC Soffia, que ficou famosa como rapper ainda criança ao se apresentar com Karol Conká na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, está completando duas décadas de vida nesta quinta-feira, 22, com muitos sonhos para realizar e barreiras para romper.

“Ainda não cheguei aonde queria chegar. Cada dia é uma batalha. Penso que eu estaria melhor se tivesse mais reconhecimento. Se os caras que me conhecem me valorizasse, me chamasse para abrir o show deles, cantar. Tenho várias premiações, inclusive, internacionais e que muita gente não sabe. Mas não faço disso um sofrimento. Vou trabalhar e quando eu chegar lá, vou ‘hablar’. Vou falar o que passei”, desabafa Soffia, que vai se apresenta na próxima quinta, 29, na boate Pink Flamingo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Veja fotos de MC Soffia

MC Soffia faz sucesso no rapper — Foto: extra

23 fotos

Rapper de São Paulo começou a carreira ainda criança

Atração do Lollapalooza em março, Soffia enxerga a desigualdade de sexo no rap: “Essa desigualdade é nítida. Os homens têm mais ouvintes, têm festivais que eles nem chamam mulheres para cantar. Os caras ajudam os caras. Os homens ouvem os homens. Os homens têm carros, mansões, e está na hora de as mulheres terem também. Na verdade, já era para terem, porque a música é para todos”.

‘Meu sonho é comprar uma Mercedes-Benz’

Além dos sonhos profissionais de cantar com Beyoncé, fazer feat com rappers americanas e se apresentar em festivais internacionais e também no Rock in Rio, Sofia quer um dia poder comprar o carro dos sonhos, uma Mercedes-Benz. Ela enumera as conquistas: “Fiz trabalhos grandes. Dei um apartamento e um carro para minha mãe e já viajei duas vezes para os EUA, que era meu sonho”.

Ela hoje administra a carreira com a mãe e diz que aprendeu a gerenciar suas economias. “Gosto muito de comprar, mas sei juntar dinheiro. Sou muito boa economista. Tento trabalhar a matemática financeira de acordo com a minha realidade. Queria saber mexer com dinheiro e pedia aos professores da escola para me ensinarem, mas eles diziam que a escola não tinha essa função. Até que um dia eu recebi um dinheiro, gastei tudo e falei: 'ferrou. E agora? Tive que aprender sozinha como trabalhar matemática financeira, e agora eu consigo”, conta.

“Aquele não foi o meu primeiro show vazio. Todo artista passa por isso”

Soffia investe boa parte do dinheiro que ganha em shows, clipes, balé e figurinos. Ela viaja com uma equipe com um produtor, empresária, dois bailarinos e um videomaker. Em outubro, um vídeo dela fazendo um show na chuva para seis pessoas em um evento da prefeitura de São Paulo viralizou e comoveu a web.

“Aquele não foi o meu primeiro show vazio. Todo artista passa por isso, mas nem todos enfrentam. Têm artistas que cancelam, que não gravam. Eu quis gravar para mostrar essa realidade. Era um dia de chuva. Tinham pessoas lá antes da chuva e quando começou a chover só ficaram aquelas ali me assistindo. E aquilo me fez ficar mais forte. Eu quis dar o meu melhor e fazer um grande show”, comenta.

A cantora, que cresceu diante dos olhos do público, também fala de hoje explorar mais a sexualidade em seus trabalhos com letras de empoderamento feminino.

“Respeitei muito o tempo. Antes eu não gostava de mostrar meu corpo nem usar maquiagem. Não gostava de nada que me lembrasse nada feminino. Fazia aniversário do Homem-Aranha, do Bem 10. Com o tempo, fui crescendo e começando a mostrar mais. Respeito muito o meu corpo. O que ele quer, na hora que ele quer. Não tenho essa de: ‘ai, gostaria de voltar o tempo porque perdi’. Não perdi. Aproveitei ao máximo cada fase que vivi”.

Ganhadora do prêmio "CLAIFF23 (melhor vídeo musical) e indicada ao Bet Awards 2018 , MC Soffia prepara a segunda parte do álbum “It Girl”, que lançou em dezembro. “Vão ter feats nacionais e internacionais, porque quero ter uma carreira internacional”, adianta.

MC Soffia com Karol Conká na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 — Foto: O Globo

MC Soffia com Karol Conká na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 — Foto: O Globo

MC Soffia começou a carreira aos 6 anos — Foto: Globo

MC Soffia começou a carreira aos 6 anos — Foto: Globo

MC Soffia completa 20 anos — Foto: Divulgação

MC Soffia completa 20 anos — Foto: Divulgação

3 curtidas

Que linda, ela está muito parecida com a Brandy na primeira imagem

Foi ela que estava fazendo aquele show para 3,4 pessoas?

Isso

gente? já faz 12 anos das olimpíadas do rio

essa menina recebe um mijo enorme e não acontece né

1 curtida

northon
xo

não sou um garoto da mamãe

eu n sou

a patria educadora aqui!

ela tem muito potencial e se porta como a list
vi o show dela no stand da coca no lolla

6 curtidas

lembro dessa menina criancinha na tv, chocado no mulherão de 20 anos

pelo visto todo mundo envelhece menos a melody

2 curtidas

Verdade

1 curtida

Ela é ótima, esses caras qualquer porcaria autotunada os doentes fãs de rap tão aclamando como se fosse a oitava maravilha do planeta, nem flow eles tem

Gosto dela

pelas músicas q eu ouvi… não gostei infelizmente

mas sucesso pra dyva

vejo pouca coisa dela e as musicas pelo que vejo não são tão comerciais, tem que fazer algumas coisas de sub como ir em farofa da gkay, casa da barra, essas coisas. a marina e o pedro sampaio vivem indo e pocpoc subiu muito depois daqueles dois gays dançando a musica dele

Essa guria é bem ruim

Devia ir fazer faculdade

Música nao é pra ela…

1 curtida

mijo enorme de quem? ela é independente, banca a própria carreira sozinha desde a infância, a empresaria é a própria mae, etc

2 curtidas