Medidores de batimento cardíaco de smartwatches são confiáveis?

Achei esta matéria sobre o assunto:

Nos últimos anos, a oferta de dispositivos que podem ser usados - “ wearables ” - e que permitem monitorizar o ritmo cardíaco , com o auxílio de um smartphone , cresceu substancialmente.

O melhor exemplo deste tipo de dispositivo é o Apple Watch. As suas funcionalidades de monitorização do ritmo cardíaco têm sido testadas e validadas em vários estudos clínicos.

Atualmente, o Apple Watch está certificado como dispositivo médico pela Food and Drug Administration (FDA), entidade reguladora dos medicamentos e dispositivos médicos nos EUA.

Como é que Apple Watch avalia o ritmo cardíaco?

O Apple Watch utiliza dois tipos de tecnologia para avaliar o ritmo cardíaco, a fotopletismografia e a captura da atividade elétrica, à semelhança do que é feito num electrocardiograma.

Fotopletismografia

A fotopletismografia é uma tecnologia que permite identificar alterações na absorção de luz pelos tecidos e que indiretamente deteta variações no volume sanguíneo dos capilares sanguíneos.

No caso do Apple Watch, os sensores de luz presentes na face posterior do relógio e em contacto com o pulso, usam a fotopletismografia para medir a frequência cardíaca e a sua variabilidade.

Vários estudos têm demonstrado que a medição da frequência cardíaca com o Apple Watch em repouso e durante o exercício é fiável e reprodutível na maioria das pessoas .

No entanto, a relação entre a frequência cardíaca real e a medição pelo Apple Watch nem sempre é perfeita, pelo que, na dúvida, pode ser necessário confirmar a frequência cardíaca recorrendo a outro método , em particular durante o exercício físico.

Captura da atividade elétrica cardíaca

Esta tecnologia, mais exclusiva do Apple Watch e apenas disponível nos modelos mais recentes (a partir da série 4), avalia o ritmo cardíaco através da medição da atividade elétrica do coração , usando elétrodos existentes na coroa digital e na face posterior do relógio.

Ao colocar o dedo na coroa digital é possível criar um circuito fechado entre o tórax e o braço, que permite a captura e registo de impulsos elétricos do coração, produzindo um traçado semelhante a um eletrocardiograma .

Eu comprei um Samsung Watch 4 e hoje fui ver meus batimentos cardíacos durante o sono e eles estavam em torno de 53. O app marca que o normal é mínimo 60. Nas outras noites não teve essa alteração, mas nessa eu soltei um pouco a pulseira, achei que tava muito apertado. Será que isso influencia?

(Também vi na internet um médico dizendo que em repouso, a média pra algumas pessoas pode ser até de 41 bpm, então não necessariamente isso implica algum problema)