A Microsoft já decretou o fim do suporte ao serviço de Cortana no sistema operacional Windows, com os usuários podendo migrar para a utilização do Bing Chat e outras ferramentas de inteligência artificial que estão investindo. O documento, divulgado pela própria corporação, revela que a partir do mês de agosto de 2023 não veremos novas atualizações ou qualquer melhoria em uma de suas principais IA – antes mesmo disso se tornar uma febre.
Entre os novos serviços que a empresa está implementando, está o Microsoft 365 Copilot. Este promete abalar ainda mais as estruturas, integrando a inteligência artificial a programas como o Word, Excel, PowerPoint e diversos outros do pacote para revolucionar o uso deles dentro do mercado doméstico e empresarial. Ele foi revelado junto ao Windows Copilot durante a Build 2023 e ambos já estão sendo testados por insiders.
Foi um longo caminho até o fim de uma das maiores parceiras do sistema operacional. A Cortana foi desativada inicialmente nos aplicativos para smartphones com Android e iOS, no ano de 2021, para agora a Microsoft decidir encerrar o seu suporte de vez. Não foi revelado se, nas próximas versões do Windows, ela realmente será deixada de lado ou se a saída estratégica serviu apenas para dar uma revisão geral em seu modelo e aprimorá-lo.
Cortana já é uma velha amiga dos gamers
Vale notar que a Cortana, inicialmente, era apenas uma personagem da franquia Halo, no Xbox. Ela apareceu pela primeira vez no primeiro título da saga, em 2001, como a inteligência artificial que aparece via holograma e acompanha Master Chief em sua jornada. Desde então ela esteve presente nos demais games, com um papel ainda maior conforme a tecnologia evoluía. Em Halo 5: Guardians, por exemplo, ela é a grande ameaça a ser confrontada.
No entanto, esta não é a única representação da personagem na indústria geek. No seriado Halo, produzido pela Paramount+, a personagem também aparece e é interpretada pela atriz Natascha McElhone. Já foi confirmado o seu retorno para a segunda temporada, qual ainda segue sem uma data prevista.