Minissérie BBC: Entenda o conflito histórico entre Israel e Palestina

Camila Veras Mota, repórter da BBC News Brasil, fez uma mini série documental que mostra a história do estado de Israel desde a sua ocupação dos Judeus depois da primeira guerra mundial até os assentamentos judeus em territórios das Cisjordânia e conflitos chamados de intifadas na faixa de Gaza.

O conflito entre israelenses e palestinos, que transformou o Oriente Médio em um barril de pólvora permanente, é muito complexo. Esta disputa já levou a dezenas de milhares de mortes e a milhões de refugiados. Mas afinal, por que eles lutam?

A questão dos colonos, que vivem nos assentamentos construídos por Israel nos territórios ocupados, é um dos temas mais delicados do conflito entre israelenses e palestinos. Veja, neste vídeo, como eles cresceram desde 1967 e como as tensões entre as comunidades culminaram em intifadas.

A cidade de Jerusalém é sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos e é ponto nevrálgico do conflito entre israelenses e palestinos. Neste vídeo, mostramos como a cidade é dividida e por que tem sido o cenário de tantas disputas desde o início do conflito.

Fonte: Canal da BBC News Brasil no Youtube

3 Curtidas

Eu fico mt intrigado com a história contemporânea do povo Judeu. Até hoje não entendo do porque que eles foram tão perseguidos durante a segunda guerra e até mesmo antes.

2 Curtidas

up por pena

1 Curtida

Obg more

disponha querido. mas você ja sabe muito bem. minha opinião sobre toda essa disputa geo-politica

Eu não formei minha opinião ainda pq tenho duvidas a respeito de como a localização carrega tantos aspectos culturais e religiosos.

AMEI o primeiro vídeo
não fazia ideia q Israel na verdade é o invasor
morto
mais ainda #TeamIsrael pois odeio o Islã

1 Curtida

Em geral esses especiais (tipo um documentário que tem na Netflix) temos que olhar de forma desconfiada e pesquisar quem fez porque a briga de Israel e Palestina/árabes é uma briga de narrativas, e sabemos como pessoas pró-Israel têm poder dentro dos EUA. A disputa pelo território é muito antiga, mas Israel sempre contou com muito apoio dos EUA e das potências ocidentais. Resumir um conflito dessa magnitude pelo olhar only LGBT é muito forçado.

2 Curtidas

Old que Israel é uma bosta invasora. Sionistas do caralho.
Muita gente não entende que essa guerra vai muito além de “se fulano é tal coisa eu tou team x coisa”, estamos falando sobre uma população sendo “genocidada” há quase 70 anos, tendo sua cultura dizimada, seu povo morrendo e milicias sendo criadas em meio ao caos.

1 Curtida

adorei o tópico, mas sim é uma briga de narrativas
eu entendo que historicamente a reivindicação pró israel é muito mais consistente, por mais que a esquerda mundialmente não veja dessa forma.

nossa eu nunca entendi essa briga, dps vou ver

1 Curtida

O primeiro vídeo já me deu raiva de Israel pela sacanagem que fizeram ao tomar todo o território da palestina. Desse jeito não vai ter paz msm.

Vou ver os vídeos, mas sou totalmente contra o genocídio aos palestinos

gente qual a diferença de árabe e judeu???
pra mim árabe era quem morava na arabia saudita qqq

Parece até piada colocar Israel logo no estado da palestina. Estado esse que existia já uma cultura religiosa mt forte. Antes tivessem mandado eles todos pro Brasil, aqui pelo menos a gente convive com o povo, apesar de existir preconceito a todo mundo.

Arabe é uma lingua falada pelos povos árabes que compreendem o oriente médio e o norte da africa.

Judeu são os povos que praticam o judaísmo e que foram perseguidos por hitler na segunda guerra mundial.

Inclusive tinha planos de trazer eles para a Argentina. Mas creio que havia também outros interesses em manter eles naquela parte do mar mediterraneo

ah ta amiga

O interesse era de que eles se matassem. Só pode.

Aquela região facilitava o acesso dos eua ao petroleo. Ter um aliado fiel ali ajuda nesse ponto. Não sei se o mediterraneo ainda facilita nas navegações de produtos no local