Morte de adolescente de 13 anos leva polícia a grupo suspeito de induzir jovens ao s-word pela internet

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Lívia contra uma organização criminosa suspeita de aliciar crianças e adolescentes pela internet para submetê-los a violência psicológica, desafios extremos e automutilação, chegando, em casos extremos, a induzi-los ao suicídio.

A ação foi motivada pela investigação da morte de uma adolescente de 13 anos em Naviraí (MS) em 22 de julho.

A operação é coordenada nacionalmente pela Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), de Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Ciberlab, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Há apoio das polícias civis do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Pará e do Ceará.

Foram cumpridos simultaneamente sete mandados judiciais: seis medidas de busca e apreensão contra adolescentes e um mandado de prisão contra um investigado adulto. As medidas foram executadas em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Ceará e no Pará, este último referente ao mandado de prisão.

Celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos apreendidos serão periciados. Segundo a Polícia Civil, o material pode ajudar a identificar novas vítimas e outros integrantes da organização. Duas equipes da Depca acompanharam pessoalmente o cumprimento das medidas no Rio de Janeiro e no Ceará; os demais mandados foram executados pelas polícias civis locais.

Como começou a investigação
O caso teve início a partir da apuração sobre o suicídio da adolescente de 13 anos em Naviraí. As primeiras diligências da Depca, em atuação conjunta com o Ciberlab, indicaram que a morte não era um caso isolado, mas estava ligada à atuação de uma organização criminosa estruturada e com alcance nacional no ambiente digital.

A partir da análise das evidências digitais, a polícia identificou uma segunda vítima em outro estado, cuja identidade foi preservada, e elementos que apontam para a existência de outras vítimas ainda não identificadas.

Segundo as investigações, integrantes da organização mantinham presença permanente em diferentes plataformas digitais, onde recrutavam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade emocional e formavam grupos fechados para exercer manipulação psicológica sobre as vítimas.

A Folha mostrou neste mês como grupos digitais se organizam como facções, com divisão de tarefas e hierarquias, e se voltam a crimes contra crianças e adolescentes em plataformas.

No caso de Mato Grosso do Sul, depois de conquistar a confiança dos adolescentes, os investigados os submetiam a um processo contínuo de coação, isolamento e violência psicológica, que incluía desafios de violência crescente, automutilação, humilhações e exposições degradantes —práticas usadas, segundo a polícia, para aprofundar o domínio sobre as vítimas.

As investigações continuam, e novas medidas podem ser adotadas a partir da perícia no material apreendido.

2 curtidas

mais um caso isolado no discord

isso aqui de culpar a plataforma é o mesmo papo de quem diz que jogar jogo de tiro influencia a pessoa a matar na vida real

1 curtida

só quis dizer que aconteceu no discord onde eram feitos ameaças

ah tá achei que tava falando que deveriam banir no brasil

Foi aqui na região. Tá um alvoroço. Mas o que me dá mais raiva é que as pessoas não estão sabendo conectar esse fato com o que realmente é proteção parental na internet. Por muito tempo, de forma mais cômoda, lógico, eu fiz esse papel com meus irmãos. Eu tenho sorte de ser cria de fórum e ter interesses em comum com eles e me interconectar com isso. Meu pai e minha madrasta parecem não se importar nem um pouco e minha mãe, em relação a mim, é uma censura que só, que nunca me impediu de visitar e conhecer nada por conta própria. Controle parental é necessário, mas proibições sem entender o que seu filho gosta, com quem ele se comunica e como, não impede nada.

Lembrei do Yoñlu.

Quem tem filhos não tem um segundo de paz mesmo. Ou é um pedo, ou é bullying, ou é drogas, ou é um tiro na cabeça porque queriam o celular… E se bobear nem água potável vai ter pra essa geração. Eu acho que nem dormiria se tivesse filhos. Coragem.