Laika está afastada da corporação. A mamãe se dedica aos filhotes, com a ajuda dos bombeiros do canil, na capital. Antes da “licença maternidade”, a cadela atuou em salvamentos específicos.
Em maio deste ano, Laika foi enviada para o Rio Grande do Sul. A cadela ajudou os bombeiros na identificação e resgate de algumas vítimas da trágica enchente que encobriu o estado sulista.
Laika tem experiência em salvamentos. Também em maio deste ano, a cadela passou por uma nova avaliação para garantir que está em condições de embarcar na missão. Depois de cumprir uma série de exercícios, acompanhado do parceiro dela, o sargento Thiago Kalunga, Laika conquistou a recertificação nacional de Cães de Busca e Resgate, em Cianorte, no Paraná.
Durante a prova de certificação, a cadela foi avaliada em diversas provas de habilidades fundamentais, como obediência, destreza e controle. Em uma das fases é testada a capacidade do cão de localizar vítimas em situações de risco extremo.
Em 2023, Laika levou apenas 10 minutos para encontras vítimas sob escombros e conseguiu certificação de “busca urbana”. A cadela faz parte da matilha oficial experientes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e também já atuou nas buscas por pessoa desaparecida no Pantanal, em fevereiro deste ano.