Invadir o Vaticano, seqüestrar o papa Pio 12 e levá-lo para o norte. Foi por muito pouco que os nazistas não cumpriram essa missão
[…] "Tenho uma missão especial para você, Wolff”, teria dito Hitler, conforme o depoimento de Karl Wolff anos depois. “Suas tropas devem ocupar o Vaticano o mais rápido possível, proteger seus bens e levar o papa e a cúria para o norte. Não quero o pontífice nas mãos dos Aliados. O Vaticano já é um ninho de espiões e um centro de propaganda anti-nazista. Arranje os detalhes mais importantes e dê notícias a cada duas semanas.”
Resumindo: O papa pio 12 conspirou com britânicos para que Hitler fosse assasinado já no início da guerra . Os planos falharam, e como vaticano estava localizado dento de uma Itália ocupada , o Papa nunca se pronunciou condenando o holocausto dos Judeus, fato que leva sua figura ser controversa até o dia de hoje. Ao mesmo tempo, calcula-se que a igreja tenha conseguido esconder até 900 mil judeus dentro de seus edifícios , inclusive no vaticano, com a autorização do papa
Ainda nesse contexto, Hitler taria dado ordens para que o papa fosse capturado e o vaticano ocupado, mas o plano não foi levado a frente porque os próprios alemães , no caso o general Karl Wolff e o embaixador alemão no vaticano Ernst von Weizsäcker o sabotaram, contando com o silêncio oficial do Papa para evitar a escalada da situação.
In a speech in 1871 – after losing temporal authority over Rome – he said of certain anticlerical activists among the Jews of Rome: “Of these dogs, there are too many of them at present in Rome, and we hear them howling in the streets, and they are disturbing us in all places.”
A consequência foi o silêncio praticamente total do papa. Ele é controverso por esse motivo. Quem o crítica diz que ele foi conivente , quem o defende diz que não adiantaria de nada e que ele não tinha opções com o avanço nazista na Europa e o contexto fascista na Itália.
mas falando sério, o Pio sempre foi o mais controverso e mais polemico devido ao período, ele teve que enfrentar várias crises mundiais e naquela época as coisas não eram divulgadas como hoje… mas enfim, sempre fui cauteloso quanto a ele
Gosto de ver a figura dele sem a dualidade que tínhamos antes… sim ele é controverso.
Mas acho que hoje temos evidências que indicam que as atitudes dele eram pautadas num senso de segurança própria e da instituição que ele representava. Moral? Não. Era somente a opção sob a mesa.
muita coisa aplicada na mídia durante os anos, sobre Pio XII, no pós-guerra foi implantada pela KGB. agora que as coisas estão começando a ficarem conhecidas. é por causa de todo esse contexto que a beatificação dele tá travadíssima em Roma, embora já se tenham notícias de vários milagres sob a interseção dele