Nazistas contra o Papa: O plano secreto de Hitler para sequestrar o pontífice e a conspiração do Vaticano para assassina-lo

Invadir o Vaticano, seqüestrar o papa Pio 12 e levá-lo para o norte. Foi por muito pouco que os nazistas não cumpriram essa missão

[…] "Tenho uma missão especial para você, Wolff”, teria dito Hitler, conforme o depoimento de Karl Wolff anos depois. “Suas tropas devem ocupar o Vaticano o mais rápido possível, proteger seus bens e levar o papa e a cúria para o norte. Não quero o pontífice nas mãos dos Aliados. O Vaticano já é um ninho de espiões­ e um centro de propaganda anti-nazista. Arranje os detalhes mais importantes e dê notícias a cada duas semanas.”

Resumindo: O papa pio 12 conspirou com britânicos para que Hitler fosse assasinado já no início da guerra . Os planos falharam, e como vaticano estava localizado dento de uma Itália ocupada , o Papa nunca se pronunciou condenando o holocausto dos Judeus, fato que leva sua figura ser controversa até o dia de hoje. Ao mesmo tempo, calcula-se que a igreja tenha conseguido esconder até 900 mil judeus dentro de seus edifícios , inclusive no vaticano, com a autorização do papa

Ainda nesse contexto, Hitler taria dado ordens para que o papa fosse capturado e o vaticano ocupado, mas o plano não foi levado a frente porque os próprios alemães , no caso o general Karl Wolff e o embaixador alemão no vaticano Ernst von Weizsäcker o sabotaram, contando com o silêncio oficial do Papa para evitar a escalada da situação.

3 curtidas

kkkkkkkkkkk o teu desespero pra passar pano pra essa instituição é de dar pena

o que ambos tinham em comum? concordavam que gays deveriam ir para campos de concentração

O comentário nada a ver com o assunto do tópico eu tôh

No próprio resumo eu citei as acusações de que o papa foi conivente ao ter silenciado kkk

Reclama com os jornalistas mo

1 curtida

@rhiannon

Aquilo que vc comentou, agora mais detalhado

1 curtida

Hitler tinha religião?

stop trying to make catolicismo happen
it’s not going to happen

Fiz um tópico elogiando a Taylor hj ,stop

a armadilha pqp quase caí

Os pais eram católicos!!
Depois ele foi virando fundamentalista de um movimento extremista
No final ele só acreditava nele mesmo

@Historiadores

não sei pq mas me parece o plano que fizeram para matar o Alexandre de Moraes no 8 de Janeiro

1 curtida

is this u?

In a speech in 1871 – after losing temporal authority over Rome – he said of certain anticlerical activists among the Jews of Rome: “Of these dogs, there are too many of them at present in Rome, and we hear them howling in the streets, and they are disturbing us in all places.”

pior que foi uma pergunta seria

Flopou muito

A consequência foi o silêncio praticamente total do papa. Ele é controverso por esse motivo. Quem o crítica diz que ele foi conivente , quem o defende diz que não adiantaria de nada e que ele não tinha opções com o avanço nazista na Europa e o contexto fascista na Itália.

1 curtida

Vc sempre com as melhores marcações

mas e se o papa fosse mulher?

mas falando sério, o Pio sempre foi o mais controverso e mais polemico devido ao período, ele teve que enfrentar várias crises mundiais e naquela época as coisas não eram divulgadas como hoje… mas enfim, sempre fui cauteloso quanto a ele

1 curtida

Gosto de ver a figura dele sem a dualidade que tínhamos antes… sim ele é controverso.

Mas acho que hoje temos evidências que indicam que as atitudes dele eram pautadas num senso de segurança própria e da instituição que ele representava. Moral? Não. Era somente a opção sob a mesa.

1 curtida

vou assistir o vídeo, já li o livro jornalístico sobre o assunto. sou fascinado nesse assunto

1 curtida

muita coisa aplicada na mídia durante os anos, sobre Pio XII, no pós-guerra foi implantada pela KGB. agora que as coisas estão começando a ficarem conhecidas. é por causa de todo esse contexto que a beatificação dele tá travadíssima em Roma, embora já se tenham notícias de vários milagres sob a interseção dele

1 curtida