Judeus receberam em valores totais pelo holocausto mais de 90 bilhoes de dólares da Alemanha, pensões de saúde na época para os sobreviventes, fundos para a construção de Israel entre outras reparação
Chineses e coreanos ganharam 800kk de dólares dos japoneses, empréstimos facilitados, além de bilhões para desenvolvimento porém as vitimas de A- world e trabalho escravo lutam para conseguir outra indenização
Indigenas americanos: os do Brasil não receberam nada, porém o canada fechou um fundo de 40 bilhoes no total para indenizar os nativos de lá, os dos eua no total tbm teve fundo somados bilionários apesar de ainda enfrentarem dificuldades, os da Oceania como maoris receberam bilhoes em terras, florestas e etc
Os aborígenes australianos receberam 50m de dólares para os que sobraram, muito pouco aliás
E por fim negros, não receberam nada, pelo ao contrário haitianos tiveram que pagar bilhoes para a França, negros americanos não receberam nada tbm, e negros brasileiros só receberam cotas anos depois e mesmo assim muita gente é contra
Se com as cotas que praticamente é o mínimo para a população negra, parda e indigena os racistas ja choram imagina se nós cobrasse as reparações no total
Queimaram muitos papéis né? E outra, toda política pública para elevar um grupo específico eu irei apoiar. Foda-se se tem miseráveis reclamando, a sociedade é muito opressiva com certos grupos em todas as classes
Pelo que eu li muitos queimaram os papeis pq se não muitos traficantes e compradores de escravizados iriam cobrar e fazerem os ex escravizados pagarem multas pelo fim da escravidão, daí eles queimaram para evitar isso, no fim meio que foi melhor assim já que não iriam indenizar mesmo
Acho que no desespero essa foi a medida mais adequada e tbm acho que mesmo se os documentos não tivessem sido queimados ninguém também iria receber por nada
a questão é que o racismo científico (isso é, um racismo “respaldado” pelo poder da ciência, da razão, do discurso, etc.) vigorou no pensamento ocidental por muito tempo, pelo menos até a década de 50. e seus desdobramentos ainda reverberaram enquanto projeto político por décadas depois, isso criou uma “blindagem jurídica” do tipo que apaga o passado e recomeça uma temporalidade sem reparação, porque já tá enraizada estruturalmente: desde as colônias europeias na áfrica até o fim da escravidão nos países das américas, passando pelas leis de segregação. pra gente ter uma noção, o apartheid da áfrica do sul durou até 1994.