Nem lembrava mais: iOS 15, iPad OS15 e Watch OS 8 chegarão próxima segunda, dia 20 de setembro

Anunciado durante a WWDC 2021, em junho, o iOS 15 finalmente caminha para a versão final. O sistema operacional foi confirmado nesta terça-feira (14) junto com o lançamento do iPhone 13, mas vai ser liberado para modelos anteriores da linha a partir de 20 de setembro. Ele não virá sozinho: as versões finais do watchOS 8 , iPadOS 15 e tvOS 15 chegam na mesma data.

iOS 15

O iOS 15 introduz alguns recursos funcionais interessantes, como a possibilidade de o aplicativo de câmera digitalizar textos. O conteúdo digitalizado pode então ser usado de várias formas.

Por exemplo, se a imagem tiver um número de telefone, o aparelho poderá reconhecer essa informação e dar a opção ao usuário de fazer uma chamada ou enviar uma mensagem.

Outra recurso interessante do iOS 15 é o modo Foco, uma espécie de versão melhorada da função Não Perturbe. Com ele, em vez de desabilitar todas as notificações de uma só vez, o usuário pode definir quais aplicativos poderão chamar a sua atenção durante um momento de concentração.

Reconhecimento de texto no iOS 15 (imagem: reprodução/Apple)

Também há mudanças no FaceTime. No iOS 15, a ferramenta permite a reprodução de músicas ou vídeos durante uma chamada via SharePlay, traz suporte a áudio espacial e facilita a geração de links para reuniões, por exemplo.

Um sistema de busca interna mais preciso, um novo painel de privacidade e Safari com controles na parte inferior estão entre os demais atributos do iOS 15.

A versão release candidate do iOS 15 foi liberada hoje. Se nenhum problema for encontrado, a versão final será disponibilizada para todos os usuários a partir de 20 de setembro, como você já sabe.

É válido frisar que, além do iPhone 13, o iOS 15 é compatível com os modelos da linha desde o iPhone SE. Confira a lista de iPhones que funcionam com o iOS 15.

watchOS 8

Assim como o iOS 15, o watchOS 8 foi anunciado durante a WWDC 2021. O novo sistema operacional do Apple Watch não traz grandes mudanças, em compensação, conta com uma série de pequenas melhorias que tornam a sua experiência de uso mais agradável.

Uma delas é uma opção de mostrador que permite a inserção de fotos em modo retrato (com fundo desfocado) como imagem de fundo. Esse recurso já existia, mas agora vem com um efeito que centraliza o rosto da pessoa automaticamente.

Modo retrato como mostrador no Apple Watch (imagem: reprodução/Apple)

A exemplo do iOS 15, o watchOS 8 também traz um modo Foco que permite que o usuário configure notificações com base na atividade do momento.

No quesito saúde, a lista de treinos do Apple Watch passa a incluir Tai Chi e Pilates, e a função de monitoramento de sono adiciona frequência respiratória. Obviamente, o watchOS 8 também trabalha com o Apple Fitness+, que vai chegar ao Brasil em breve.

Outras novidades do watchOS 8 incluem uma função que permite que o usuário use o Apple Watch como chave de casa ou do escritório (basta que o cartão digital correspondente seja adicionado ao Wallet), compatibilidade melhorada com a rede Find My e novas funções no Always On Display.

A versão final do watchOS 8 também poderá ser baixada a partir de 20 de setembro. Além do recém-lançado Apple Watch Series 7, o sistema operacional funciona com as versões anteriores relógio a partir do Series 3.

iPadOS 15 e tvOS 15

Com recursos de multitarefa e widgets personalizáveis, o iPadOS 15 também terá a sua versão final liberada em 20 de setembro. Os modelos de iPad compatíveis com o iPadOS 15 estão aqui.

Os modelos de iPhone compatíveis com o iOS 15

O iOS 15 será compatível com os seguintes aparelhos:

fonte:

@AppleFags

1 curtida

Ansioso

Já baixei a rc ontem, as notificações estão mais bonitas e o Safari tá bem melhor com a barra de endereços embaixo.

1 curtida

Tô usando o beta desde o final do 1 semestre.

1 curtida

Realmente eu nem lembrava mesmo kkkk

1 curtida

Esqueceram de falar até no evento sobre a data de lançamento dele kkk no mais , esse ano não baixei o beta , dia 20 atualizo

1 curtida

o maior tombo de ontem

nada de interessante no ios15

prints

eles anunciaram a data no evento mesmo

Mais sempre é falado a data de liberação no lançamento do iPhone tbm… esse ano que não , enfim.

mas o evento de ontem foi justamente para apresentar o novo iphone, n entendi oq vc quis dizer kk

antigamente a ultima versão era chamada de GM, agora RC, qual a diferença users?

Eu sei que RC significa Release candidate. O que faz mas sentido. Agora GM eu não sei o que significa

1 curtida

Espero que melhorem o bug de 15 segundos da Apple Music. Serio, não dá pra aceitar esse bug até hoje!!!

Eles já soltaram atualização resolvendo isso há tempos. Seu iPhone está na última versão do iOS?

Sim, pra combinar com esse iPhone mais do mesmo.

eu não conheço esse bug…

Golden master.

1 curtida

pior ios em anos, nada de interessante

to mais esperançoso pelas novidades do iPad do que o iOS. Nada de novo, bicho