1. SPIKE LEE
Impossível falar de cineastas negros, sem citar ele. Spike Lee é o responsável por filmes como “Faça a Coisa Certa” (1989), “Malcolm X” (1992) e “Infiltrado na Klan” (2018), além de regularmente ter o racismo e as comunidades negras dos EUA como temas. Sua produtora, a 40 Acres and a Mule Filmworks, já produziu mais de 35 filmes desde 1983. A estreia como diretor foi em 1986 com “ Ela Quer Tudo”.
Em mais de 30 anos de carreira, Lee recebeu uma série de indicações ao Oscar por filmes como “Quatro Meninas” e “Faça a Coisa Certa”, além de ganhar um Oscar honorário por suas contribuições cinematográficas — antes de finalmente ser contemplado com a estatueta de melhor roteiro adaptado por “Infiltrado na Klan”. Atualmente, ele é professor da Universidade de Nova York, que o considera “um dos principais diretores afro-americanos que ajudaram a revolucionar o cinema negro moderno”.
Obras:
2. JORDAN PEELE
Peele se tornou o primeiro homem negro a ganhar um Oscar de melhor roteiro original — pelo filme “Corra!” de 2017 –, que inseriu a perspectiva do racismo dentro do universo de terror. Ele também fez “Nós” (2019), estrelado por Lupita Nyong’o, também um terror psicológico mas, diferentemente do primeiro filme hit, não aborda tão diretamente a questão do racismo.
Também é creditado como produtor de “Infiltrado na Klan” (2018), de Spike Lee. Seu mais recente trabalho foi “Não! Não Olhe!”, com Keke Palmer e Daniel Kaluuya.
Obras:
3. RYAN COOGLER
Ryan Coogler entrou para a história com “Pantera Negra” (2018). O longa, que apresenta o Rei T’challa (Chadwick Boseman), foi um sucesso de crítica e público, além de render à Marvel seus primeiros três Oscars: melhor design de produção, melhor figurino e melhor trilha sonora.
Seu primeiro longa foi “Fruitvale Station: A Última Parada” (2013). Depois assumiu projetos de sucesso como “Creed: Nascido para Lutar” (2015), “Pantera Negra” (2018) e “Creed II” (2018). Como produtor, participou também do premiado “Judas e o Messias Negro” (2021) e de “Space Jam: O Último Legado” (2021) e atualmente faz parte da roteirização e produção de “Creed III” (2023). Seu mais recente trabalho é “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022).
Obras:
4. AVA DUVERNAY
Ava DuVernay é uma roteirista e diretora norte-americana revolucionária! Seus destaques são o filme “Selma: Uma Luta pela Igualdade” (2014) e a série “Olhos Que Condenam” (2019). Ela vem quebrando recordes desde 2012, quando lançou “Middle of Nowhere”.
Com o filme “Selma”, sobre a vida de Martin Luther King, novas barreiras foram vencidas: foi a primeira diretora negra indicada a um Globo de Ouro, e a primeira a ser incluída na shortlist de Melhor Filme do Oscar. Seu trabalho mais recente, “Olhos que Condenam”, recebeu 11 indicações ao Emmy de 2019. Também já foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário por “A 13ª Emenda”, sobre o encarceramento em massa nos Estados Unidos.
Obras:
5. BARRY JENKINS
Tornou-se conhecido por dirigir os filmes Medicine for Melancholy e Moonlight e a minissérie The Underground Railroad, os quais lhe renderam inúmeras indicações e vitórias em prêmios importantes de cinema e televisão
Em 2016, retornou ao cinema com uma adaptação do livro In Moonlight Black Boys Look Blue , de Tarell Alvin McCraney, Moonlight ; com este, foi ganhador do Oscar e Globo de Ouro de melhor filme, além de outras premiações
MENÇÕES HONROSAS
6. Lee Daniels
Obra mais famosa:
7. Antoine Fuqua
Obra mais famosa:
8. Steve McQueen
Obra mais famosa:
9. Keenen Ivory Wayans
Obra mais famosa:
10. Nia DaCosta
Obra mais conhecida: