Neta de Chico Buarque, Clara Buarque conta que relutou em ser artista e diz não se deixar seduzir por elogios nas redes

Clara Buarque tem uma árvore genealógica com integrantes bem conhecidos do público: é filha de Carlinhos Brown, neta de Marieta Severo e Chico Buarque e sobrinha de Silvia Buarque. Apesar da herança genética, ela trilha seu caminho individualmente. Depois de alguns “nãos” em testes para a TV, foi revelada no teatro para grandes plateias com a peça “Novos baianos”, em 2019. Agora, faz sua estreia no audiovisual, na série “Tudo igual… SQN” (Disney+) sem deixar pesarem as possíveis comparações com a família de talentos.

— Não tenho medo, não. É meu primeiro trabalho no audiovisual. Não tem como eu ser muito crítica. Eu posso aprender, brincar, errar. Neste início, não tem como eu ser mega crítica — conforta-se a atriz de 23 anos.

Na série, Clara interpreta Amanda, uma adolescente autêntica e divertida. Grande parte das cenas foi gravada na Zona Sul do Rio. Ela e as atrizes Gabriella Saraivah, Ana Jekel e Guilhemina Libanio levaram a amizade da ficção para a vida real. Tudo em sintonia para que a estreia acontecesse com o pé direito, exceto pela pandemia, que estava no auge:

— Foi um desafio gravar na pandemia porque o único momento em que a gente ficava sem máscara era no “gravando”. Mal podíamos conversar porque era sempre um risco muito grande. Se alguém ficava doente, tudo parava. A melhor parte de fazer esse trabalho é que são encontros especiais, com gente talentosa. As meninas são amadas demais por mim. A gente realmente criou uma amizade forte. Foram dias inteiro juntas, tomando café, almoçando, conversando, saindo. Dou sorte nos elencos que eu pego. Os atores são meus amigões.

Antes de gravar ficção, Clara desenvolveu familiaridade com as câmeras por ter estrelado campanhas fashion. Quando mais nova, chegou a fugir da carreira de artista, mas cedeu por não enxergar possibilidade de deixar de fazer o que ama. Ela lembra:

—. No início, eu relutava falando “não, não quero”, pensei em fazer Pedagogia, Serviço Social, trabalhar com criança, com Educação. Aí a vida foi me levando para esse lugar onde estou agora. Não tem jeito. Foi o que nasci para fazer. Filha de peixe, peixinho é. Tem muita gente que é filha de médico e faz Medicina, que é filha de advogado e faz Direito. Então, eu sou filha de artista e sou artista. Nasci nesse meio, fui alimentada pela arte, por cultura, por música. Não tinha para onde correr mesmo. Sou muito feliz e não imagino fazer outra coisa.

Assim que terminou o colégio, Clara cursou dança na Faculdade Angel Vianna e, adiante, focou nas Artes Cênicas. Entre 2018 e 2019, estudou em cursos famosos como o Tablado, a Casa de Artes Laranjeiras e a Escola de Atores Wolf Maya. Em casa, também conversa com os mais experientes para pegar dicas sobre a profissão. É a Marieta Severo que ela recorre quando, por exemplo, tem que enviar vídeo para algum produtor de elenco:

— Minha avó me ajuda em tudo, peço muita opinião. Ela me dá bronca, me consola. Às vezes, eu mando testes para ela ver se está bom e, em outras, não envio porque fazer na frente da família me dá mais nervoso. Mas é uma relação de muita troca.

Recentemente, no Instagram, Clara respondeu a perguntas de seguidores e contou que sua badalada família também tem problemas, como qualquer outra. “A vida não é um conto de fadas”, disse. Os quase 80 mil seguidores do seu perfil ainda privado chegaram ali por diferentes motivos: por curiosidade pela família, por conhecê-la da música, pelo trabalho na peça, por vê-la em campanhas de moda, pela série que está no ar e também pela beleza. Vez ou outra surgem elogios à aparência. Ela explica que não se deixa seduzir pelo virtual:

— Rede social hoje em dia é algo muito grande, mas é pequeno perto da vida real. Procuro ter encontros sólidos, verdadeiros, ao vivo, sair do Instagram, dessa coisa de focar demais na imagem, desses flertes. Ali as coisas são meio maquiadas. Não quero gastar meu tempo vendo e lendo conteúdos assim. Busco sair dessa superficialidade.

Clara Buarque como Amanda na série 'Tudo igual... SQN' (Foto: Divulgação/Disney)
Clara Buarque como Amanda na série ‘Tudo igual… SQN’ (Foto: Divulgação/Disney)

Clara Buarque com o avô, Chico Buarque; com o pai, Carlinhos Brown; e com a vó, Marieta Severo (Foto: Reprodução)Clara Buarque com o avô, Chico Buarque; com o pai, Carlinhos Brown; e com a vó, Marieta Severo (Foto: Reprodução)