New York Times faz matéria sobre "surfistas de ônibus" de Olinda

Na cidade brasileira de Olinda, um grupo de caçadores de emoção iniciou um hobby ilegal e desafiador: andar do lado de fora dos ônibus públicos.⁣

“Senti uma onda de adrenalina. Viajando a 30 milhas por hora ao longo da Avenida Presidente Kennedy, eu estava tentando o meu melhor para documentar um grupo de jovens brasileiros que estavam ilegalmente ‘surfando’ em ônibus urbanos em movimento ”, escreve o fotógrafo Victor Moriyama.⁣

Os Loucos do Surf, ou Crazy Surfers, fazem parte de uma longa tradição de realizar acrobacias que desafiam a morte envolvendo o transporte público no Brasil. @victormoriyama conheceu o grupo pela primeira vez em 2017, por meio de um vídeo postado no Facebook, e passou uma semana com os surfistas.⁣

O ônibus Loucos do Surf surfa em Olinda, cidade litorânea do nordeste brasileiro. Mas nas décadas de 1980 e 90, outros jovens brasileiros em busca de emoção arriscaram suas vidas viajando do centro do Rio de Janeiro para os subúrbios nos telhados de trens lotados. Os surfistas de trem, centenas dos quais ficaram gravemente feridos ou mortos, tornaram-se populares na imprensa brasileira. Depois de uma intensa repressão, a popularidade da prática diminuiu.⁣

Um jovem surfista chamado Luciano Schmitt disse a Moriyama que a arte do surfe de ônibus foi em parte uma resposta à falta de pontos culturais e de lazer. E alguns surfistas de ônibus disseram que a atividade também foi uma forma de protesto contra o preço do transporte público - e, de forma mais ampla, contra as adversidades e restrições financeiras impostas a milhões de jovens que lutam nas periferias da sociedade.⁣

1 curtida

o soco no consórcio grande recife

1 curtida

Amigas @Pernambucanos

1 curtida

De PE inteiro né, todo canto fazem. Meu avô matou um sem querer assim…

Gente?? Conta melhor essa história

um mlk desses tentou dar um bote no meu celular uma vez

Nossa quando vc tá na integração Joana Bezerra só vê deles em cima do Boa Viagem ali na ponte

Meu avô era motorista de ônibus, um menino estava fazendo bigu e acabou caindo/sendo atropelado…

Pois eu morreria era de medo disso

Os namorados do @Edu.Matias

Comenta @maiiksantos kkk

Essa vaca já deve estar xeretando o perfil do menino da reportagem
Hoje mesmo ela vai sair de Camaragibe para Olinda para ver se consegue encontrar algum

KKKKKKKKKKKKKKK

auge

Tadinha, ela só não quer deixar mais um São João passar batido sem aglomerar

O que mais tem aqui é isso, principalmente os meninos que largam da escola

1 curtida

aqui no ES um homem já perdeu o braço pq tava do lado de fora

De volta aos anos 80 mds, cadê escola pra esse povo

1 curtida

kkkkkkkkkkkkkkk