NME - 100 artistas para ver antes de você morrer: Beyoncé

Apresentada pela primeira vez ao mundo através do Destiny’s Child, Beyoncé permaneceu consistentemente relevante como artista e performer por quase três décadas. Ela moldou a indústria musical ao seu redor, popularizando o lançamento surpresa, aperfeiçoando o álbum visual e inventando parcialmente o conceito de ‘New Music Friday’ , ao mesmo tempo em que lançava sucesso após sucesso.

A sua mais recente incursão na música country, através do aclamado ‘COWBOY CARTER’, é uma prova da sua versatilidade como artista, demonstrando a sua capacidade de desconstruir as nossas ideias de género para entregar um álbum que existe simultaneamente como uma coleção de canções impecáveis e um centro cultural fundamental.

Com seus vocais imaculados, presença de palco dinâmica e um repertório que apresenta algumas das melhores canções pop dos últimos trinta anos, qualquer apresentação de Beyoncé será certamente inesquecível.

O que esperar

Sem dúvida incomparável, Beyoncé é a artista ao vivo de sua geração. Uma pessoa que entrega consistentemente em excesso, ela ultrapassou os limites do que um show ao vivo pode e deve ser - desde as características aquáticas da Formation Tour até o cavalo voador de lantejoulas que enfeitou o palco do Renaissance World Tour. Quando se trata de recursos visuais, ela prova que nenhuma ideia é muito ambiciosa ou estranha para funcionar, constantemente recorrendo à teatralidade para oferecer uma experiência musical totalmente envolvente e recrutando alguns dos maiores dançarinos e figurinistas do mundo ao longo do caminho em sua busca pela grandeza musical.

Já faz um tempo que ela não toca em um local pequeno – compreensível dada a imensa demanda por ingressos – mas isso não significa que qualquer intimidade tenha sido perdida. A Renaissance World Tour foi aclamada por transformar os maiores estádios e campos de futebol do mundo em superclubes, forjando uma atmosfera de proximidade e união através de um setlist impecável, coreografia impecável e visuais meticulosamente elaborados e projetados em telões gigantes. O que significa que mesmo se você estiver com hemorragias nasais, você terá diversão garantida.

Se você não acredita em nós, pense no fato de que, de acordo com a viagogo, fãs de 90 países vieram ver Queen Bey durante sua corrida de cinco noites no Renascimento no Tottenham Hotspur Stadium no ano passado.

Seus melhores momentos

Coachela, 2018

Um momento da cultura pop agora imortalizado para sempre no premiado documentário Homecoming, a apresentação de Beyoncé no Coachella foi tão icônica que quase tiveram que rebatizar o festival de ‘Beychella’. De alguma forma, encaixando uma reunião do Destiny’s Child, uma participação especial de Solange, cinco trocas de figurino e uma banda marcial completa em um intervalo de duas horas, é sem dúvida o ápice das apresentações ao vivo de Beyoncé - uma que viverá na história do pop.

Show do intervalo do Super Bowl XLVII, 2013

Alguns dos maiores artistas do mundo tentaram a sorte no altamente cobiçado intervalo do Super Bowl, mas o poderoso set de 13 minutos de Beyoncé reinventou ideias sobre como o show deveria ser. Através de uma performance rápida de seus maiores sucessos, incluindo ‘Love On Top’, ‘Baby Boy’ e ‘Single Ladies’, ela se afirmou firmemente como a nova Rainha do Pop. Aparentemente houve um jogo depois?

MTV Video Music Awards, 2011

É difícil selecionar apenas uma das apresentações de Beyoncé no VMA, mas sua versão ao vivo de ‘Love On Top’ em 2011 está entre as mais memoráveis. Desde as quatro mudanças de tom ao vivo até a queda literal do microfone antes de revelar sua gravidez, é uma performance que solidificou seu status como uma lenda musical e uma das maiores vocalistas de sua geração.

Seus maiores sucessos

Crazy in Love, 2003

O primeiro single de sua carreira solo, ‘Crazy In Love’ marcou uma entrada bombástica para uma nova era – definida em seus próprios termos. Desde o cinturão inicial das trompas, agora claramente reconhecíveis, até a proclamação de Jay-Z de que esta era “uma história sendo feita”, a mensagem era inegável: Beyoncé havia chegado e a música pop estava mudada para sempre, irreversivelmente.

‘Single Ladies (Put a Ring On It)’, 2008

Entregando talvez a sua coreografia mais reconhecida e uma mensagem forte de empoderamento feminino, após seu lançamento em 2008, ‘Single Ladies’ tornou-se instantaneamente um dos sucessos mais icônicos de Beyoncé. Com seus ganchos infinitamente cativantes e batida mecânica que só ela poderia transformar em grandeza, é uma faixa que certamente deixará todos de pé.

‘Break My Soul’, 2022

Tirando a poeira da letargia do Lockdown com um sample de ‘Show Me Love’ e um pedido urgente para você largar o emprego e ir para o clube, ‘Break My Soul’ foi o hino catártico da house que precisávamos pós-pandemia. Aqui, Beyoncé marcou uma reabertura histórica da pista de dança e o início da era renascentista.

Estudo de setlist
Com oito álbuns solo de estúdio abrangendo 21 anos (e isso sem mencionar seus discos com Destiny’s Child, seu álbum colaborativo com Jay-Z ou quaisquer trilhas sonoras ou álbuns ao vivo), não faltam sucessos para aproveitar. No entanto, apesar das drásticas evoluções musicais entre os álbuns, ela ainda destaca regularmente suas primeiras canções, com ‘Dangerously In Love’ e ‘Baby Boy’ entre as mais tocadas.

Beyoncé é conhecida por surpreender, então nada está fora de questão. Ela regularmente entrelaça trechos de faixas antigas com novas, ou as retrabalha inteiramente – ouça-a adicionando escalas árabes em ‘Drunk In Love’.

Onde vê-los a seguir
Após a Renaissance World Tour, que literalmente impulsiona a economia, os fãs estão aguardando uma possível parte dois para comemorar o recente lançamento de ‘COWBOY CARTER’. E, dada a tendência de Beyoncé para lançamentos surpresa, estaremos reunindo nossas moedas para estarmos prontos a qualquer momento.

7 curtidas

Maior artista viva

Stream na obra de arte

4 curtidas

uma pena que é mais fácil ela separar do jayz do que vir fazer outro show aqui

eles lançando essa matéria hoje pra despoluir um pouco a internet

“A sua mais recente incursão na música country, através do aclamado ‘COWBOY CARTER’, é uma prova da sua versatilidade como artista, demonstrando a sua capacidade de desconstruir as nossas ideias de género para entregar um álbum que existe simultaneamente como uma coleção de canções impecáveis e um centro cultural fundamental”

2 curtidas

Discografia dinâmica desmais eu babo

@Beyhive

felizmente vi a lenda duas vezes

Felizmente vi ao vivo

Essencial

1 curtida

O recheio e beirada juntos

até semana que vem. tenho que estudar para a prova

1 curtida

Tu estuda hein

Bicha

maior e melhor da história

meu sonho ir em um show dela mas eu ainda vou

Queria mas essa desgraçada só vem no Brasil pra roubar a flora matos

Se for depender dela eu vou morrer sem ver já que tem 11 anos que ela não pisa no Merdil