AS AVENTURAS DE JOSÉ & DURVAL: Felipe Simas ainda carrega 'cicatrizes' por viver Xororó em nova série

[/img]https://noticiasdatv.uol.com.br/media/_versions/artigos_2021/rodrigo-felipe-simas-globoplay-1360_fixed_large.jpg[/img]

Rodrigo Simas e Felipe Simas, intérpretes de Chitãozinho e Xororó em As Aventuras de José & Durval, enfrentaram desafios musicais durante as gravações. A série que acompanha a trajetória da dupla sertaneja exigiu que os atores passassem por aulas de canto e de instrumentos. Devido aos esforços vocais, Felipe ainda carrega cicatrizes por ter dado vida ao pai de Sandy.

Os irmãos detalharam sua preparação em um evento que contou com a participação do Notícias da TV. Rodrigo confessou que, por ter um maior distanciamento da música, enfrentou mais obstáculos. “Passei por todos [os desafios musicais]. Tive mais dificuldade do que o Felipe, porque ele toca mais violão”, contou o ator.

“Foi um trabalho muito físico, de a gente se encaixar fisicamente e corporalmente nas vozes de Chitãozinho e Xororó. A gente ralou”, continuou.

Conhecido pela clássica afinação e pelo fôlego na canção Galopeira, Xororó tem um talento vocal incontestável. Apesar do conhecimento prévio em violão, Felipe lutou para se adaptar às cenas de canto. Ainda hoje, o ator sente dores de garganta provocadas por seu trabalho. “A gente leva cicatrizes, né? Tenho perdido a voz com mais facilidade, mas carrego com muita honra”, brincou.

Não tem como você falar da voz do Xororó e achar que vai sair ileso. É arrebatador. Toda vez que minha garganta fica dolorida, eu sei o porquê. Foram aqueles 25 takes cantando Evidências. Mas aquele foi o momento mais potente da minha vida artística. Então, o que é uma garganta doída?

Escolha para o papel
Os irmãos Simas foram anunciados como protagonistas da série em agosto de 2021. Anteriormente, eles haviam contracenado apenas na segunda fase da novela Salve-se Quem Puder (2020). Hugo Prata, diretor da produção, disse que a essência dos artistas se encaixou com a de Chitãozinho e Xororó.

“Desde o começo, a ideia era convidar os dois por serem irmãos. É curioso, porque eles são muitos diferentes [entre si], assim como o Chitãozinho e Xororó. O Rodrigo é muito parecido com o Chitão, e o Felipe é muito parecido com o Xororó, então foi um presente”, defendeu.

Prata, no entanto, não permitiu que os atores tivessem um contato imediato com Chitãozinho e Xororó. O diretor não queria que eles se apegassem a trejeitos dos sertanejos. Para os protagonistas, a liberdade no set de gravações foi crucial para o sucesso do trabalho.

“Era uma preparação de irmão, eu e o Felipe. Nossa preparação era 24 horas por dia, na nossa convivência, no treino de violão, voz, fonoaudióloga, tudo junto. Foi um processo por inteiro, sempre como dupla”, ressaltou Rodrigo.

“Talvez, se ficássemos presos à imagem ou aos trejeitos deles, a gente não experimentaria enquanto irmãos. Acho que a relação enquanto irmãos é mais profunda do que copiar”, complementou Felipe.

Os três primeiros episódios de As Aventuras de José & Durval estreiam na próxima sexta-feira (18) no Globoplay. A produção percorre a trajetória de Chitãozinho & Xororó desde a infância, no interior do Paraná, até a consagração no ramo artístico. Assista ao trailer:

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/felipe-simas-ainda-carrega-cicatrizes-por-viver-xororo-em-nova-serie-107013

Não teria sido mais fácil contratar a Lady Gaga?