Nova casa de Eliana, GNT tem audiência quase invisível na TV paga

O anúncio da contratação de Eliana por parte da Globo frustrou boa parte do público da apresentadora, uma vez que a artista, em um primeiro momento, não chega para comandar um projeto autoral, mas produtos que pertenciam a outras personalidades.

Na TV aberta, a ex-SBT vai apresentar, em novembro, o Vem Que Tem, programa de televendas focado na Black Friday e que já teve Juliana Paes e Taís Araújo nas primeiras duas edições. Na terceira, Eliana deve dividir o palco com Fábio Porchat. Em dezembro, a loira vai liderar um especial de fim de ano do The Masked Singer Brasil, substituindo Ivete Sangalo. A nova temporada estreia em janeiro - por ora, aos domingos.

Na TV paga, o debute da musa dos dedinhos vai ocorrer daqui a menos de um mês, em 7 de agosto, quando o GNT estreia a nova fase do Saia Justa, agora com Eliana, Rita Batista, Bela Gil e Tati Machado. Participações em programas da Globo à parte - ela já esteve no Fantástico e Domingão com Huck -, a apresentadora vai dar o start em um canal fechado, cujo alcance é ínfimo diante do que estava acostumada no SBT.

Dados obtidos com exclusividade por esta coluna do NaTelinha provam que Eliana vai falar para uma bolha. Em junho, no PNT (Painel Nacional de Televisão), o GNT registrou 0,03 ponto na média 24 horas, ocupando a 31ª colocação no Top 50. A tom de comparação, o canal pago, voltado para o universo feminino, empatou com History (30ª), Star Channel (32ª), TV Novo Tempo (33ª), Premiere 2 (34ª), Premiere 3 (35ª), Telecine Action (36ª) e Telecine Pipoca (37ª).

Apesar de todo o esforço do Grupo Globo, e de reunir nomes como Fábio Porchat, Rita Lobo, Claude Troisgros, Paola Carosella, Giovanna Ewbank, Fernanda Paes Leme e Paulo Vieira, entre outras grifes, o GNT segue empacado na audiência. Recentemente, inclusive, o canal passou por um reposicionamento de marca e ganhou novidades no pacote gráfico, medidas até aqui insuficientes para alterar esse panorama. Com Eliana, a Globo espera que a situação melhore.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para todos os gostos

No momento, o GNT tem atirado para todos os lados. Tem novela turca na faixa da meia-noite, tem episódio inédito do Conversa com Bial antes de ir ao ar na Globo, às 23h30, tem clássicos em reprise, como Pedro Pelo Mundo, Tempero de Família e Decora, além de uma dúzia de realities gastronômicos.

Vão melhor
Entre os canais pagos do Grupo Globo, os melhores índices cabem a SporTV (0,33), Viva (0,18), Premiere (0,12), Universal TV (0,10), SporTV 2 (0,10), GloboNews (0,08) e Megapix (0,05). Alvo de investimentos tão altos quanto os do GNT, o Multishow também não vai lá essas coisas - sem o BBB, o canal sente o tranco. Em junho, foram 0,04 ponto de média e a 24ª colocação nas 24h do PNT.

Quem foi?
Pedaço de Mim, da Netflix, é algo que precisa ser visto para ser entendido, mas para quem ainda não viu, fica a pergunta: está esperando o quê? Juliana Paes tem se especializado em roubar a cena. Que atriz! A direção de Maurício Farias e o texto de Angela Chaves prometem e entregam muito. Aliás, quem foi o responsável por abrir mão dos serviços da autora na Globo? Tremendo vacilo.

Vai voltar?
Na Band, se quase ninguém acredita na candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo, o mesmo grupo torce para o âncora deixar essa aventura de lado e voltar das “férias” o quanto antes. Sem o titular, a audiência do Brasil Urgente despencou, afetando o Jornal da Band e o Melhor da Noite. Tem executivo arrancando os cabelos.

Olho nele!
Desde segunda-feira (8) e até sabe-se lá quando, conforme esta coluna adiantou no último dia 1º, caberá a Joel Datena comandar o Brasil Urgente - o âncora será substituído por Cassius Zeilmann, da BandNews, no Bora Brasil. Porém, é necessário fazer um registro: no sábado (6), Felipe Garraffa apresentou o policialesco e mandou muito bem.

Liberdade para Tati

Campeã da Dança dos Famosos 2024, Tati Machado nem bem piscou e já estava no ar na segunda-feira (8), às 9h30. A jornalista, ao lado de Valéria Almeida, vai comandar o Encontro durante as férias de Patrícia Poeta. Tati também vai continuar participando do Mais Você regularmente, em paralelo à preparação para o novo Saia Justa. Enquanto isso, Maria Beltrão segue escondida no É De Casa. Será que salgou a comida de alguém?

Vai ter que mexer
A exibição do Roda a Roda, aos domingos, às 18h15, tem comprometido a arrancada do Programa Silvio Santos. A coluna não é paga para fazer o trabalho alheio, mas não seria o caso de Patrícia Abravanel receber de Celso Portiolli? Quanto a Rebeca Abravanel, sem qualquer providência de intriga, por que não outro horário? Aos domingos, às 11h15, ou às quartas-feiras, às 22h30, como já ocorreu no passado, não parece mau negócio.

Ficou na lembrança
O anúncio da exibição de uma novela turca no horário nobre da Record, Força de Mulher, a partir de 29 de julho, vai abrir um precedente vicioso para a direção da emissora. Uma pena, ainda mais quando em um passado não tão distante o canal da Barra Funda prometia duas tramas inéditas simultâneas.

Uma pena pois ainda é uma das melhores coisas que existe na TVA.

1 curtida