THAT'S WHY I SMILE | 13 anos de "Goodbye Lullaby", 4° álbum de Avril Lavigne


Lavigne começou a gravar em seu estúdio caseiro em novembro de 2008 com a música “Black Star”, apenas um mês após completar a The Best Damn Tour. Para ajudar a promover sua primeira fragrância homônima, Black Star, Lavigne precisava de um tema curto que fosse usado nos comerciais de TV. “Black Star” foi composta em um hotel da Malásia durante sua turnê. A canção acabou sendo expandida para uma breve introdução ao álbum, que a Rolling Stone mais tarde descreveu como “uma canção de ninar etérea que se torna épica com o tilintar de pianos como o do Coldplay e cordas crescentes”.


A gravação começou com instrumentos mínimos, geralmente começando com Lavigne cantando apenas ao violão, com instrumentos adicionais adicionados posteriormente. Lavigne descreveu o processo: “É simplificado. Adoro me apresentar dessa maneira, então realmente senti que era hora de fazer um disco como esse. Para fazer tudo sobre o vocal e a performance, e a vibração, e a emoção.” Por ter um estúdio em sua casa, Lavigne pôde compor e gravar quando quisesse. Ela também usou o piano para compor a maioria das músicas. “O piano é mais um instrumento emocional. Ele desperta emoções diferentes em mim e me emociona de uma maneira diferente da guitarra.


As datas de lançamento do álbum e do lead single foram adiadas várias vezes. O álbum foi originalmente agendado para lançamento em 17 de novembro de 2009, mas foi adiado por estar inacabado. Mais tarde, em janeiro de 2010, Lavigne afirmou que a capa do álbum havia sido fotografada e o primeiro single seria lançado em abril seguido do álbum em junho. Em maio, Lavigne disse que considerava o álbum muito sério e “suave” e que voltaria ao estúdio para equilibrar o álbum: “Com um álbum, não quero apressar… tenho uma ideia muito disco ‘sério’, então acho que preciso colocar algumas músicas alegres e divertidas nele.


Black Star

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Deryck Whibley.

10,082,889 streams no Spotify (+1,599)

“Black Star” foi escrita exclusivamente por Lavigne entre as paradas da turnê em um hotel da Malásia durante a The Best Damn Tour. Foi originalmente escrito como um jingle destinado a ser usado na promoção da fragrância Black Star de Lavigne, no entanto, foi posteriormente expandido para uma faixa completa, além de ser usado no comercial de Black Star. Foi incluída no quarto álbum de estúdio de Lavigne, “Goodbye Lullaby” , como faixa de abertura do álbum, embora tenha sido usada como introdução, com a primeira faixa completa incluída no álbum sendo a segunda faixa, “What The Hell”. Em entrevista à Billboard, Lavigne confirmou que “Black Star” foi a primeira faixa que ela gravou para o álbum, acrescentando: “Muita gente gosta. É como uma canção de ninar.” Devido a este comentário, especulou-se que Lavigne intitulou o álbum com base nas faixas de abertura e encerramento do álbum - o álbum abre com uma faixa que a própria Lavigne chamou de “canção de ninar” e fecha com uma faixa intitulada “Goodbye”. Embora não tenha sido confirmado se “Black Star” ajudou ou não a inspirar o título do álbum, foi confirmado que “Goodbye” foi a principal inspiração para o título do álbum.


What The Hell

Escrito por: Avril Lavigne, Max Martin & Shellback.

Produzido por: Max Martin & Shellback.

370,174,640 streams no Spotify (+203,334)


Em “What The Hell”, Avril está cansada de ser uma “boa menina” ou de seguir as regras. Ela não tem medo de ser imprudente, nem está preocupada com as consequências. Embora Lavigne simplesmente tenha descrito a música como “uma mensagem ampla sobre liberdade pessoal” , os críticos têm várias interpretações. Gil Kaufman da MTV sugeriu que é uma “declaração de independência de uma ex-estrela adolescente que está voltando à cena”. Kaufman propôs o divórcio público de Lavigne do cantor do Sum 41, Deryck Whibley, junto com o atrito entre ela e sua gravadora, como possíveis temas. Jody Rosen, da revista Rolling Stone, chamou a música de “uma canção sobre uma boa garota… ficar fora até tarde, beijar garotos e exercer vingança psicológica”.


Push

Escrito por: Avril Lavigne & Evan Taubenfeld.

Produzido por: Deryck Whibley.

11,736,035 streams no Spotify (+2,293)

Com backing vocals de Evan Taubenfeld, em “Push” Ela está em um relacionamento com um cara que ela sente ser pegajoso a ponto de ficar irritado. Esta é obviamente a segunda vez que eles iniciam um relacionamento e ela sente que o apego dele foi o que o arruinou no passado. Avril falou sobre o significado por trás de “Push”, afirmando: “é definitivamente uma das minhas músicas favoritas deste álbum. Todas as minhas amigas adoram. É uma música… sobre lutar pelo amor, acreditar no amor, e quando você estiver lutando, cale a boca e siga em frente e siga em frente e vamos fazer isso porque nos amamos.” Ela acrescentou que veio de “um lugar forte e muito confiante, e um lugar firme, e um lugar de colocar o pé no chão e dizer: ‘Vamos, o que estamos fazendo aqui? Vamos resolver isso’”.


Wish You Were Here

Escrito por: Avril Lavigne, Max Martin & Shellback.

Produzido por: Max Martin & Shellback.

151,067,520 streams no Spotify (+88,756)


Em entrevista por telefone ao The Caprice, Lavigne confirmou que a música serviria como o terceiro e último single. Durante entrevista ao Artistdirect, Lavigne disse que a música mostrava seu lado vulnerável. Mais tarde conversando com a MTV News sobre o álbum, Lavigne descreveu seu encontro com Martin e o trabalho em “Wish You Were Here”: “Ele disse algumas coisas realmente gentis que realmente significaram muito para mim. Ele trabalhou com tanta gente e é um artista, é muito sensível. Escrevemos algumas músicas realmente especiais juntos. É meio difícil trabalhar com alguém novo, e quando entrei e fiz os vocais em ‘Wish You Were Here’, fiz meu primeiro take, e então Max se levantou e disse, ‘Estou tão honrado que você’ estamos aqui.’ E foi um momento muito especial, onde ele me entendeu e eu o entendi. Nós nos conectamos e nos divertimos muito. E foi realmente mágico minha primeira viagem lá. Ele é um doce.


Smile

Escrito por: Avril Lavigne, Max Martin & Shellback.

Produzido por: Max Martin & Shellback.

97,495,682 streams no Spotify (+40,834)


“Smile” presta homenagem a alguém especial que conseguiu conquistar seu coração e colocar um sorriso em seu rosto. Apoiada por um ritmo de bateria forte e guitarras elétricas, Lavigne oferece ainda mais razões pelas quais a maioria dos caras normais correriam na outra direção, e então elogia o cara dela por ficar por perto. Lavigne perguntou a seus fãs via Twitter qual deveria ser o próximo single do álbum, dando opções entre "Push e “Smile”. Lavigne confirmou que “Smile” seria o segundo single do álbum, embora relatos sugiram que Lavigne estava lutando pelo lançamento de “Push”. A gravadora da cantora, RCA Records, anunciou que “Smile” será enviado para rádios polonesas em abril, prevendo-se que o mesmo aconteça em outros territórios como Canadá, Nova Zelândia, Ásia e Reino Unido.


Stop Standing There

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Butch Walker.

9,669,052 streams no Spotify (+1,944)

Lavigne falou sobre a faixa em “The Making of Goodbye Lullaby”, vídeo lançado exclusivamente com a edição iTunes do álbum que documentou o making of do álbum: “Stop Standing There’ […] é uma faixa que escrevi sozinho em casa no meu piano, e […] pedi a Butch Walker para produzi-la e ele arrasou! Adorei o que ele fez na música! Ele é um produtor perverso! É muito legal, tem uma vibe dos anos 50, tem um groove legal. […] Essa música é uma música que eu acho que muitas garotas se identificam. É mais ou menos sobre aquele cara que fica parado ali e não faz nada e você fica tipo, ‘Olá? Você sente o que eu sinto? estamos na mesma página? Algo vai acontecer? Faça um movimento!’”


I Love You

Escrito por: Avril Lavigne, Max Martin & Shellback.

Produzido por: Max Martin & Shellback.

31,722,586 streams no Spotify (+9,477)

Entre “The Best Damn Thing” (2007) e “Goodbye Lullaby” (2011), ela se divorciou de Deryck Whibley do Sum 41 - que continua a ser seu amigo e colaborador - e embarcou em um romance com o galã de The Hills, Brody Jenner. Como as faixas do álbum foram escritas ao longo de vários anos, os fãs de Avril queriam saber se ela estava cantando sobre seu ex-marido ou seu novo namorado nessa música. Porém, a cantora foi vaga no trecho faixa a faixa do álbum, onde não divulga quando a música foi escrita e omite o nome da pessoa que mais ama no mundo. “É uma música que está muito perto do meu coração. É uma música que foi inspirada por uma das pessoas neste mundo que eu mais amo, me preocupo e por quem tenho tanto respeito, e é inspirada na beleza dessa pessoa, em tudo o que passamos e no que torna essa pessoa única.


Everybody Hurts

Escrito por: Avril Lavigne & Evan Taubenfeld.

Produzido por: Deryck Whibley.

30,286,996 streams no Spotify (+7,982)

A música conta a história de alguém que está com dor e/ou foi abandonado pelo parceiro/ente querido. Avril descreve que não há problema em se sentir assim, você não está sozinho. Todo mundo sofre alguns dias - você não é o único que sente o mesmo. “É uma música que co-escrevi com um dos meus melhores amigos, Evan Taubenfeld. Todos experimentaremos diferentes níveis de dor, alguns mais que outros. Diariamente, […] ou semanalmente, ou anualmente, tanto faz. Sei que sou super sensível, sou muito emotiva, meus sentimentos se magoam facilmente. Eu machuquei, e machuquei muito, e eu amo, e amo muito. E ‘Everybody Hurts’ é uma música que fala sobre ‘Sim… Isso é vida’. É uma montanha-russa emocional. E minha mensagem é… ‘Sim, isso dói, e todos nós sofremos, e vamos experimentar essa emoção e essa dor e esse sentimento em algum momento da vida’, e minha mensagem é que… Mantenha sua cabeça erguida. Seja forte, supere isso, vai ficar tudo bem. Não há problema em ter medo.


Not Enough

Escrito por: Avril Lavigne & Evan Taubenfeld.

Produzido por: Deryck Whibley.

9,581,001 streams no Spotify (+2,003)

Foi notado por alguns que “Not Enough” tinha mais influências de rock e era semelhante ao estilo musical do segundo álbum de estúdio de Lavigne, “Under My Skin”. Embora Whibley atue como produtor da faixa, especula-se que foi escrito sobre ele - como a maioria das faixas do álbum - embora Lavigne nunca tenha declarado quem inspirou nenhuma das faixas do álbum.


4 Real

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Avril Lavigne.

8,660,694 streams no Spotify (+1,787)

Essa música é sobre ficar nervoso para se apaixonar porque você não sabe se essa pessoa vai partir seu coração ou não, e você tem problemas de confiança porque já teve seu coração partido antes e está com medo de que isso aconteça novamente. Tudo está indo bem agora, mas as coisas podem mudar e ela só quer saber se o cara está falando sério e quer um relacionamento de longo prazo. “Sobre algo acontecendo inesperadamente entre duas pessoas e meio que sendo levado de volta, mas acontecendo de forma muito natural, você não queria que isso acontecesse. E questionando como ei, você é de verdade, porque eu sou, e isso é uma loucura.


Darlin

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Deryck Whibley.

9,640,467 streams no Spotify (+1,795)

“Darlin” serve como uma balada acústica que discute o desejo de que alguém seja feliz enquanto está triste. De acordo com Lavigne em entrevista à Billboard, a canção foi “provavelmente a segunda música que eu escrevi; Eu estava tentando descobrir tudo”, “É muito especial para mim”. De acordo com Song Facts: Lavigne sempre tocava essa música para seus amigos, mesmo antes de fechar um contrato com uma gravadora. Ela disse à AOL Music que tocou para o ex-marido e vocalista do Sum 41, Deryck Whibley, no dia em que o conheceu, quando ela tinha 17 anos e “Complicated” estava acabando de ser lançado. Lavigne relembrou: “Estávamos em Vancouver com a banda dele, todos juntos, e eu toquei aquela música para ele e oito anos depois ele a produziu. Ele se lembrou e disse: ‘Vamos gravar essa música’. Foi o que fizemos.”


Remember When

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Deryck Whibley.

17,793,062 streams no Spotify (+2,525)

“Remember When” é sobre excluir alguém da sua vida porque essa pessoa fez tantas coisas que te machucaram, e você está se posicionando porque essa pessoa é totalmente diferente da pessoa que você pensava que ela era e você está começando a odiá-la. “Também é uma música que escrevi sozinha no piano, apenas para refletir, processar e lembrar.


Goodbye

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Avril Lavigne.

8,066,444 streams no Spotify (+1,341)

Em 9 de outubro de 2009, Lavigne pediu o divórcio após três anos de casamento com Deryck Whibley, vocalista e guitarrista da banda punk Sum 41. Nesta delicada balada de piano e cordas, Lavigne encontra forças para encerrar um capítulo de sua vida. vida e passar para a próxima. “É uma música que escrevi sozinha e produzi. É uma música muito difícil de falar, foi uma música difícil de gravar e de cantar. Eu senti que era apropriado colocar essa música no álbum porque ela é uma música que é muito real para mim, tem mais significado para mim dentre todas as minhas músicas. É uma música muito honesta e muito pura. E eu acho que quando algo significa muito para você e é difícil divulgá-lo, provavelmente é uma boa ideia fazê-lo e espero que essa música seja inspiradora para outras pessoas e possa tocar outras pessoas e movê-las da maneira que isso me emociona até hoje. Essa música é sobre fechar o capítulo, abrir muitos outros e encontrar forças para seguir em frente a partir de algo muito seguro.


Alice

Escrito por: Avril Lavigne.

Produzido por: Butch Walker.

25,561,601 streams no Spotify (+5,199)


“Alice” fala sobre encontrar a si mesmo e superar obstáculos diante da adversidade. É uma música sobre enfrentar desafios de frente e se recusar a ser derrotado. Ela encoraja os ouvintes a superarem momentos difíceis e encontrarem a força dentro de si mesmos para continuar.


  • “Goodbye Lullaby” estreou em #4 no USA ! Vendendo 87 mil cópias em sua 1° semana, passando 26 semanas nos charts. :us:
  • “Goodbye Lullaby” estreou em #9 no UK ! Vendendo 22 mil cópias em sua 1° semana, passando 9 semanas nos charts. :uk:
  • “Goodbye Lullaby” estreou no top 5 de 15 países, sendo 8 em #1, como Austrália, Grécia, Taiwan, República Tcheca, Singapura, Japão, Coréia e Hong Kong.
  • “Goodbye Lullaby” possui nota “58” no Metacritic, com 5 notas verdes e 9 amarelas. “O álbum parece tanto sobre o autoexame da cantora e compositora - ela co-escreveu todas as faixas e é a única autora de muitas - quanto sobre qualquer relacionamento externo.” (Boston Globe, maior nota, 70) “Confrontada com a competição pelas ambições “pop” que esta aspirante a “rock” nunca teve, ela caminha em direção ao domínio da nova e obstinadamente nada divertida “Goodbye Lullaby”, que - se você não poderia dizer pelo piano na capa - significa Vanessa Carlton e Michelle Branch. Esta é a morte do Auto-Tune, momento de silêncio. Exceto, você sabe, pelo single.” (Village Voice, pior nota, 40)
  • 5X platina em Taiwan. :taiwan:
  • Platina no Japão. :jp:
  • Ouro no USA. :us:
  • Ouro no UK. :uk:
  • Ouro no México. :mexico:
  • Ouro na Rússia. :ru:
  • Ouro na Austrália. :australia:
  • Ouro na Itália. :it:
  • 1 Japan Gold Disc Awards por “Goodbye Lullaby” - “Best Album”.
  • 1 Billboard Japan Music Awards por “What The Hell” - “Hot 100 Airplay of the Year
  • 1 MTV Video Music Awards Japan por “Alice” - “Best Video from a Film
  • 1 indicação ao Satellite Awards por “Alice”, perdendo para “You Haven’t Seen the Last of Me” de Cher.
  • “What The Hell” debutou em #11 no USA ! Passando 20 semanas nos charts. :us:
  • “What The Hell” debutou em #29 no UK, onde 7 semanas depois alcançou o seu peak #16, completando 13 semanas nos charts. :uk:
  • “Wish You Were Here” debutou em #65 no USA ! Passando 7 semanas nos charts. :us:
  • “Wish You Were Here” não debutou no UK charts. :uk:
  • “Smile” debutou em #68 no USA ! Passando 7 semanas nos charts. :us:
  • “Smile” não debutou no UK charts. :uk:
  • “Alice” debutou em #71 no USA ! Passando 3 semanas nos charts. :us:
  • “Alice” debutou em #75 no UK ! Onde na semana seguinte atingiu o seu peak #59, completando 3 semanas nos charts. :uk:
  • O título provisório para este álbum era “Pink Crust”, porém foi alterado.
  • Em agosto de 2010, Lavigne retornou ao Henson Recording Studios com o produtor Alex da Kid. Durante essas sessões, Lavigne teve infecção de garganta e as pessoas envolvidas foram obrigadas a usar máscaras cirúrgicas. Apesar do aviso do médico, Lavigne gravou os vocais: “Não consegui cantar nas últimas quarenta e oito horas porque poderia causar danos permanentes às cordas vocais”. Ela revelou que estava “experimentando coisas novas” e que estava “explorando”. Lavigne acrescentou que tinha material suficiente para dois discos.
  • Em outubro de 2010, Lavigne foi destaque na Maxim na edição de novembro. Durante a entrevista ela revelou que havia terminado “Goodbye Lullaby” depois de dois anos e meio. No entanto, em novembro, Lavigne anunciou que seu álbum estava concluído há um ano, citando sua gravadora como o motivo dos atrasos do álbum. Lavigne afirmou que sua gravadora queria algo mais otimista para acompanhar as rádios convencionais, “O rádio é muito rítmico, urbano e dançante hoje. Acho que eles queriam que eu fizesse algo mais parecido com isso, mas não era essa a minha visão para este álbum” .
  • Em novembro de 2010, o produtor britânico Alex da Kid, que trabalhou com Lavigne a partir de agosto de 2010, afirmou que algumas músicas do álbum terão um som hip-hop: “Temos algumas coisas que são inclinadas ao hip-hop, e nós tenho algumas coisas que são mais pop/rock”. Em dezembro, foi anunciado que as músicas produzidas por Alex da Kid não estariam no álbum, mas Lavigne afirmou: “vamos fazer algo com essas coisas, só não tenho certeza do que ainda”.

“Estou mais velha agora, então acho que isso transparece na minha música, não é tão pop-rock e é um pouco mais suave e profundo. [Para] este álbum, eu realmente queria cantar… Eu só quero ter silêncio ao meu redor, e ter essas músicas acústicas e realmente entregar de coração.”


@Blackstars

6 curtidas

VOTE NA MELHOR FAIXA DO ÁLBUM !

  • Black Star
  • What The Hell
  • Push
  • Wish You Were Here
  • Smile
  • Stop Standing There
  • I Love You
  • Everybody Hurts
  • Not Enough
  • 4 Real
  • Darlin
  • Remember When
  • Goodbye
  • Alice
0 votantes


Gosto tanto desse álbum. Pra mim, foi o último trabalho realmente bom dela.

Push, Remember When, Not Enough, Everybody Hurts, 4real HINOS!

4 curtidas

'Cause I’m for real
Are you for real?
I can’t help myself
It’s the way I feel

1 curtida

perfeito

total comfort album

1 curtida

o soco no self

em qualquer outro depois dele

1 curtida

Esse álbum marcou pra caralho minha saída da escola.
Smile é extremamente especial pra mim.

:choro:

1 curtida

4 real a maior

1 curtida

Ouvi tanto esse CD na época, sei a letra de todas as músicas

1 curtida

você eh sorridente eh

HINÁRIO DA OLD AVRIL

1 curtida

Smile esmurra What The Hell, eu vou avisando vcs

2 curtidas

É o meu álbum favorito da Avril, desculpem UMS e LG lovers

1 curtida

hinarioooo

1 curtida

UMS >>>>>>

@Renan90 você pode fixar por favor?

1 curtida

Push a melhor do album :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

UMS e LG dois clássicos da carreira que eu amo, mas o GL foi a primeira era que acompanhei de fato desde o início. No TBDT eu já consumia ela, mas não acompanhei tanto. E eu acho as músicas do GL umas delicinhas.

1 curtida

você fica tipoh ei, qual o seu nomeh