Em uma nova baixa política no Texas, o Senado estadual dominado pelos republicanos aprovou um projeto de lei para eliminar a exigência de que as escolas públicas ensinem que a Ku Klux Klan e sua campanha de terror pela supremacia branca são “moralmente erradas”.
O corte está entre cerca de duas dúzias de requisitos curriculares retirados da nova medida, juntamente com o estudo do discurso “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr., as obras do líder dos Trabalhadores Agrícolas Unidos Cesar Chavez, os escritos de Susan B. Anthony sobre o movimento sufragista de mulheres e história nativa americana.
Também mantém a linguagem de que os professores não podem “ser compelidos” a discutir eventos atuais ou “questões polêmicas de políticas públicas ou assuntos sociais” e que, se o fizerem, não podem dar “deferência a qualquer perspectiva”.
A senadora estadual democrata Judith Zaffirini atacou o projeto do Senado - e essa cláusula em particular - como uma tentativa de “amarrar as mãos de nossos professores”, relatou o Dallas Morning News.
“Como poderia um professor discutir a escravidão, o Holocausto ou os tiroteios em massa no Walmart em El Paso ou na igreja Sutherland Springs em meu distrito sem dar deferência a qualquer perspectiva?” ela perguntou.
Embora o novo projeto de lei essencialmente apague as lições de advertência a serem aprendidas com a Ku Klux Klan, o tenente governador republicano Dan Patrick elogiou a legislação por rejeitar “filosofias que defendem que uma raça ou sexo é melhor do que outro”.
Os pais “querem que seus alunos aprendam a pensar criticamente, não sejam doutrinados pela ridícula narrativa esquerdista de que os Estados Unidos e nossa Constituição estão enraizados no racismo”, acrescentou Patrick, que preside o Senado, em um comunicado.
A legislação deve ser examinada em seguida na Câmara, que também é liderada por republicanos. A Câmara, no entanto, atualmente não possui o quorum necessário para qualquer votação. Os democratas fugiram do estado no início deste mês para bloquear um novo projeto de votação restritivo.