O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), não deve julgar nesta quinta-feira (5) os dois pedidos de liminares apresentados pelo Partido Novo e pela OAB, que têm como objetivo reverter a suspensão do X, conforme informações do colunista Lauro Jardim, de O Globo.
A tendência é que a decisão seja adiada até a próxima semana, uma vez que o ministro não deve concluir o julgamento até sexta-feira. Nunes Marques foi sorteado como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) proposta pelo Partido Novo, enquanto o pedido da OAB foi encaminhado diretamente a ele.
Nunes Marques, que foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), poderá decidir de forma monocrática sobre ambos os casos. No entanto, essas decisões ainda precisarão ser confirmadas pelo plenário do Supremo. Outra possibilidade é que ele envie as ações diretamente ao plenário para serem avaliadas.
Apesar de a oposição estar esperançosa quanto ao retorno do X no Brasil, fontes internas do STF indicam que Nunes Marques provavelmente não atenderá ao pedido, contrariando as expectativas de bolsonaristas.
Aniversário de Gusttavo Lima
Vale destacar também que o ministro participou, na última terça-feira (3), da festa de aniversário do cantor Gusttavo Lima. O evento ocorreu na luxuosa ilha de Mykonos, na Grécia, a bordo de um superiate avaliado em quase R$ 1 bilhão, alugado pelo artista para a ocasião.
A presença de Nunes Marques no evento chamou a atenção, considerando sua recente designação como relator em um caso de grande relevância no STF.
Quando questionado sobre sua presença na festa, o magistrado, por meio da assessoria de imprensa do STF, afirmou que estava em Roma para um compromisso acadêmico e que “como estava perto, passou para cumprimentar o cantor, que é amigo dele, por ocasião do aniversário”.