O que vcs acharam do novo sistema de cotas da Fuvest?

Na FUVEST, se você é PPI e também estudou todo o ensino médio em escola pública, você não concorre diretamente só pelas vagas PPI.

A classificação funciona, na prática, assim:

1. Primeiro: Ampla Concorrência (AC)
Todo mundo concorre às vagas de AC, inclusive quem é PPI ou EP. Então, se sua nota for suficiente para passar pela ampla, você entra por AC.

2. Se não passar pela AC: Escola Pública (EP)
Se sua nota não for suficiente para AC, você passa a concorrer às vagas reservadas para quem fez o ensino médio em escola pública. Como você é PPI + escola pública, também pode concorrer nessa modalidade.

3. Se ainda não passar pela EP: PPI
Só então você concorre às vagas especificamente reservadas para PPI.

Então, para alguém que é PPI e estudou em escola pública, a lógica é:

AC → EP → PPI

Por exemplo: se sua nota for suficiente para entrar em AC, você entra pela ampla e nem precisa usar uma vaga de cota. Se não for suficiente para AC, mas for suficiente para EP, entra por EP. Só se não conseguir nenhuma dessas duas é que entra na disputa pelas vagas PPI.

Ou seja, ser PPI não significa que você obrigatoriamente vai ocupar uma vaga PPI. Você pode passar pela ampla ou pela cota de escola pública antes.

toda seleção de pós que eu fiz é assim, se a pessoa é cotista, mas tem nota pra entrar pela ampla, ela entra pela ampla…

Gente, eu amei. Agora as maiores notas dos inscritos em escola pública e PPI já passarão direto na ampla e dará espaço pra mais gente nas outras modalidades

Que hit, acho bem melhor que ficar restrito apenas à modalidade que vc se inscreveu. Na época que me inscrevi no SISU não era assim

acho que isso não é novo

acho inclusive que foi antes do sisu fazer a mesma coisa

1 curtida

Já faz um tempo que esse é o padrão, que é por sinal o mais justo, pq senão a cota que deveria ser piso acaba sendo teto. Era um absurdo ver no SISU as vezes o corte de cota ser mais alto que de ampla concorrência

é porque é mais trabalhoso né, o correto é se a pessoa tem nota pra entrar na ampla, selecionar a ampla no sisu, mas a maioria não faz isso por conta dos auxilios, aí acaba tirando a vaga de +1 que poderia fazer o uso da cota