O alerta de médicos após homem ter garganta perfurada ao tentar conter espirro

Uma equipe médica emitiu um alerta depois que um homem teve a garganta perfurada ao tentar conter um espirro.

O paciente, que tinha por volta de 30 anos, foi levado ao hospital na Inglaterra, com fortes dores após ter fechado o nariz e a boca para não espirrar.

Os exames revelaram que ele sofreu uma ruptura de 2 mm na traqueia.

Médicos da Universidade de Dundee disseram que, se você fechar a boca e o nariz durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores pode aumentar cerca de 20 vezes.

Isso pode causar lesões, como ruptura de tímpanos, aneurismas e até costelas quebradas.

O caso foi documentado na revista médica BMJ Case Reports.

Um rompimento repentino na garganta, conhecido clinicamente como “ruptura traqueal espontânea”, é raro e pode ser potencialmente fatal.

Apenas alguns casos foram relatados, incluindo um em 2018, quando um homem também na Inglaterra teve uma lesão ao tentar conter um espirro.

Como conter espirros sem risco de lesão

No novo caso relatado, médicos examinaram o paciente e ouviram um estalo ao tocar seu pescoço.

O homem, que não foi identificado, dirigia no momento do espirro e tinha histórico de alergias e irritação na garganta.

O paciente não necessitou de tratamento cirúrgico e foi mantido em observação no hospital.

Teve alta e recebeu medicação analgésica e anti-histamínica. Os médicos também aconselharam evitar atividades físicas extenuantes por duas semanas.

Cinco semanas depois, um exame mostrou que a lesão havia cicatrizado.

Rasads Misirovs, principal autor do relato do caso, disse à BBC que se deve permitir que espirros escapassem, porque são o mecanismo de defesa natural do corpo para expelir substâncias irritantes das passagens nasais.

“Devemos cobrir suavemente o rosto com a mão ou com a parte interna do cotovelo para evitar que agentes como vírus, junto com saliva e muco, cheguem às pessoas ao redor.”

Ele acrescentou que existem alguns métodos que as pessoas podem usar para reprimir espirros sem fechar o nariz e a boca.

“Pessoalmente, utilizo outra técnica: pressiono o polegar no lábio superior, logo abaixo do nariz, sem bloquear as fossas nasais por alguns segundos; isso funciona para mim”, disse ele.

“Ao deixar as narinas abertas, o espirro pode escapar se a pressão dos lábios não funcionar.”

1 curtida

gente?

Conter espirro? É tão wtf

Eu li garganta profunda

a garganta de papilina
a da @CYBERDARK ta assim de tanto levar pica na goela

gente??

faz anos que n tento conter mais, no maximo qnd to em publico só coloco a mão msm

ai eu megra faço isso

old

eu não sou puta como vcs acham que eu sou

é a imagem q vc construiu

eu parei de tentar conter, pq sentia q afetava meu ouvido(tímpanos)
fiquei com medo de “estourar”, nem sei se é possível, mas sentia a pressão lá

Eu megrah espirro e não tô nem aí, se voar catarro ou não acontece

gente, a garganta de paçoca

eu sou apenas um jovem homem com libido de cavalo amg
é minha sina

felizmente n seguro mais

eu sempre contenho aff

eu sempre tentei conter

mds que medo

espirrar uma das maiores maravilhas do mundo
imagina conter

por essas coisas que eu espirro e faço um escândalo