Olivia Rodrigo posa pra Variety na edição "Power Of Young Hollywood" + Revista confirma que "SOUR" conquistou 3x platinum nos EUA

Da Disney à ‘Drivers Licence’: por dentro da jornada musical de Olivia Rodrigo para se tornar a voz de sua geração

A crítica não assusta Olivia Rodrigo .

Se alguma coisa, a jovem de 18 anos - cujo disco de estreia com triplo disco de platina, “ Sour ”, alcançou as maiores vendas na semana de abertura de um álbum nos Estados Unidos em 2021 até agora - o abraça totalmente.

“Adoro crítica, sinceramente”, Rodrigo conta à Variety em tom pensativo, como se ela estivesse confidenciando um segredo. “Eu acho que posso crescer muito com as pessoas dizendo, ‘Oh, eu gostaria que fosse mais assim’, e eu estou tipo, ‘Oh legal, este é meu primeiro álbum; Eu estou aprendendo.’"

Embora “Sour” tenha recebido ótimas críticas - tanto que já garantiu um lugar ao lado de “Red” de Taylor Swift, “Jagged Little Pill” de Alanis Morissette e “Tragic Kingdom” do No Doubt no panteão de álbuns de mega-sucesso de separação - é também convidou algum drama. Dê uma olhada no Instagram recente envolvendo a roqueira dos anos 90 Courtney Love.

No dia da foto da capa do Rodrigo Variety , enquanto a equipe de fotografia e um bando de assistentes preparavam a segunda montagem, a sala zumbia com a notícia de que a ex-vocalista do Hole havia repostado a arte para o próximo show virtual de Rodrigo, “Sour Prom”. A foto mostrava Rodrigo usando uma coroa e segurando um buquê de flores com rímel escorrendo pelo rosto, e Love colocou a legenda “Descubra a diferença! #twinning! ” Não demorou muito para que os usuários do Instagram fizessem comparações com a capa do álbum “Live Through This” de 1994 do Hole.

A princípio parecia que Love estava dando a Rodrigo seu selo de aprovação. Rodrigo chegou a comentar: “te amo e viverei muuuuito isso”. Mas as coisas logo ficaram, er, azedas na seção de comentários, onde Love bateu palmas de volta solicitando flores, e em outro comentário chamou de “rude” o fato de Rodrigo não ter pedido sua permissão.

Alguns usuários concordaram com Love que as semelhanças eram muito próximas para o conforto. Outros apontaram que a obra de arte “Live Through This” lembrava o filme de terror de 1976 “Carrie”. (Representantes do Amor recusaram o pedido da Variety para comentários adicionais.)

Quando questionada sobre os comentários de Love, Rodrigo não parece perturbado. “Quero dizer, para ser honesta, estou lisonjeada por Courtney Love saber quem eu sou”, diz ela. “Ela é de uma geração totalmente diferente, então eu achei isso legal, mas acho que nós duas obviamente estamos muito inspiradas no filme ‘Carrie’. Eu não sei - eu realmente não pensei muito nisso. ”

No curto espaço de tempo desde o lançamento de seu primeiro single “Drivers Licence”, Rodrigo se tornou uma voz de sua geração, como afirmou uma recente viagem à Casa Branca para endossar vacinas COVID-19. E apesar das comparações ou do drama da mídia social, ela está determinada a continuar fazendo as coisas do seu jeito: narrando tristezas e dores de crescimento da maneira mais crua que só poderia ser transmitida por um adolescente experimentando tudo pela primeira vez.

Um poder silencioso praticamente irradia do corpo pequeno de Rodrigo, que neste dia de verão é adornado com uma camisa neon multicolorida Marc Jacobs (desenhada pelo amigo Devon Lee Carlson), calças pretas com zíper de comprimento total na frente e saltos formidáveis ​​que fariam uma Boneca Bratz com ciúmes. Embora Rodrigo mantenha um equilíbrio profissional o tempo todo, seu espírito livre transparece em alguns momentos: discutindo sua admiração eterna por Gwen Stefani, pausando sua sessão de fotos posando para cantar “Energia Solar” de Lorde e abraçando a escolha de usando seus longos cachos castanhos em dois coques trançados em vez de para baixo.

O rosto de Rodrigo também se ilumina quando ela fala sobre seu amor pela composição, uma busca que ela ainda não consegue entender se tornou sua carreira. Mas para ela, a prova está no pudim - basta dar uma olhada no sucesso estrondoso que a “Drivers Licence” se tornou.

A música, na qual ela fala com todo o coração sobre ter passado pela casa de um ex, foi lançada em janeiro e tornou-se o ator - que estrela como Nini em “ High School Musical: The Musical: The Series ” (a reinicialização do Disney Plus da famosa franquia) - uma estrela pop instantânea. Por meio do então recém-cunhado contrato de Rodrigo com a Geffen Records, a faixa de quatro minutos não apenas decolou - tornou-se a música mais ouvida do mundo.

Logo de cara, “Drivers Licence” alcançou o primeiro lugar nas três primeiras paradas de streaming - Spotify, Apple Music e Amazon Music - e quebrou o recorde do Spotify para os maiores números de streaming para um single de estreia de uma artista feminina. Também estreou no topo da Billboard Hot 100, tornando Rodrigo, com apenas 17 anos (ela fez 18 anos em fevereiro), a mais jovem artista solo a alcançá-lo. Permaneceu no primeiro lugar por oito semanas consecutivas.

Mas para realmente ter uma noção do enorme impacto de “Drivers Licence”, não procure além da esquete “Saturday Night Live” em 20 de fevereiro, na qual o apresentador Regé-Jean Page e seis membros do elenco masculino recitam sinceramente os versos mais contundentes da música - “Não posso dirigir passando pelos lugares que costumávamos ir / porque eu ainda te amo, porra.” (A vida e a arte se fecharam quando Rodrigo a cantou no programa de 15 de maio - sua segunda apresentação ao vivo na história.)

Rodrigo conhece bem o show business. Mas o sucesso da “Drivers Licence” foi outra coisa. “Oh, meu Deus, essa foi a época mais louca da minha vida”, diz ela, observando que estava em Utah filmando “HSMTMTS” quando a música foi lançada. “Eu estava sentado no estacionamento de um supermercado e liguei para o meu A&R. Acabava de chegar ao primeiro lugar na Apple Music, o que é difícil para uma banda pop. Estávamos nos olhando no FaceTime, sem palavras, e apenas nos encaramos por um minuto. ‘O que nós fazemos?’ ‘Não sei.’ Foi nesse momento que soube que seria algo maior do que esperava. ”

A empresária de Rodrigo, Kristen Smith de Camp Far West, diz que a música ofereceu um “grito coletivo” após um ano de pandemia de partir o coração. “Mas eu não acho que alguém poderia ter previsto o que aconteceu, principalmente porque parte disso nunca foi feito.”

Adiciona Sam Riback, vice-presidente executivo e codiretor de A&R da Interscope Geffen A&M: “Sabíamos que seria um sucesso global que quebraria todos esses recordes? Não. Mas sabíamos que era uma música incrível e o primeiro passo perfeito para o que estávamos tentando pintar para a campanha deste álbum. ”

A resposta arrebatadora à “Drivers Licence” deixou Rodrigo em uma ligeira pirueta. As especulações sobre quem era o hino do coração partido - assim como a identidade de “aquela garota loira” mencionada nas letras - correram soltas enquanto fãs e tabloides se decidiam por Joshua Bassett, co-estrela de Rodrigo no estilo Troy Bolton em “HSMTMTS, ”E Sabrina Carpenter, outra estrela da Disney com quem Bassett tinha sido visto antes do lançamento da música. (Os representantes da Bassett e Carpenter não responderam aos pedidos de comentários da Variety .)

Embora nem ela nem Bassett tenham confirmado publicamente um relacionamento, Rodrigo admite: “Eu coloquei para fora sem saber que iria causar aquela reação, então foi muito estranho [quando] aconteceu. Só me lembro de [todos serem] tão estranhos e especulativos sobre coisas que não faziam ideia ”. Além disso, ela acrescenta: “Eu realmente não concordo com odiar outras mulheres por causa dos meninos. Eu acho isso tão estúpido, e eu realmente me ressinto dessa narrativa que estava sendo divulgada. ”

• • •

Muito antes de “Sour”, “Drivers Licence” e até mesmo “HSM”, Rodrigo tinha talento para composições dramáticas. “Eu literalmente escrevi canções de término antes de segurar a mão de um garoto ou mesmo namorar alguém remotamente”, diz ela. “Quando eu tinha 4 anos, meus pais fizeram vídeos de mim apenas inventando coisas aleatórias. Acho que não foi até os 9 ou 10 anos de idade que aprendi a tocar piano e a tocar acordes, e comecei a escrevê-los, gravá-los, ouvi-los e tentar melhorar. ”

Autodenominada “garota do teatro” de Temecula, Califórnia, Rodrigo cresceu atuando em produções escolares e competições de canto como o Boys & Girls Club Idol local, onde fazia covers de “Home Sweet Home” do Mötley Crüe e Jessie “Mamma sabe melhor” de J.

Em casa, os pais de Rodrigo tocaram bandas de rock alternativo dos anos 90 e início de 2000, como No Doubt (durante a sessão de fotos, Rodrigo arrasou com o álbum de 2000 do grupo liderado por Stefani, “Return of Saturn”), Pearl Jam, White Stripes e Green Day. Seu primeiro show foi Weezer.

Rodrigo se apaixonou por composições através da música country, e isso rapidamente se tornou uma válvula de escape emocional muito necessária. Ela orgulhosamente se autodenomina uma “fangirl para a vida” e citou Taylor Swift como um ídolo das composições - acena com o estilo lírico de Swift e o talento para grandes pontes pode ser ouvido em “Sour”. A artista também foi uma das primeiras campeãs de Rodrigo nas redes sociais.

“É tão bom ser bem-vinda na indústria da música e tão bom apoiar outras mulheres”, diz Rodrigo. “Ela me escreveu uma carta há algum tempo e escreveu algo sobre como você faz sua própria sorte no mundo, e como você trata as outras pessoas sempre volta para você.”

A maioria das faixas de “Sour” veio do profundo arsenal de músicas de Rodrigo, muitas das quais foram escritas durante a quarentena do COVID-19 que começou em março de 2020. Durante esse período, Rodrigo diz que escreveu uma música todos os dias durante quatro meses, no final das contas compartilhando os créditos de escrita em todas as faixas do álbum, exceto três, com seu principal colaborador, o compositor e produtor Dan Nigro.

“Ela é tão fácil quando se trata de escrever letras que é incrível de testemunhar”, diz Nigro. “Às vezes ela passa por mim e eu a ajudo a ajustá-la para torná-la mais forte. Mas na maior parte do tempo ela está apenas correndo com isso. ”

Lançado em 1º de abril, “Deja Vu” adicionou mais uma sensibilidade de rock alternativo às composições líricas de Rodrigo com guitarras difusas e bateria saturada, cortesia de Nigro. Recontando a suspeita de que um ex agora está repetindo a história com outra pessoa, “Deja Vu” faz referência a Billy Joel, “Glee” e sorvete de morango.

“Acho que a especificidade é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como compositor”, diz Rodrigo. “Eu adoro músicas em que você pode ouvi-las e meio que sentir que está em outro mundo … e a maneira como você faz isso é através de imagens e detalhes.”

De fato, embora a diversidade sonora de “Sour” seja impressionante, o que realmente se destaca são as letras brutalmente honestas de Rodrigo, especialmente ao relatar a dor tão familiar de um relacionamento que deu errado. Mesmo em cortes otimistas como “Good 4 U”, as palavras cortam como uma faca: “Talvez eu seja muito emocional / Mas sua apatia é como uma ferida no sal”, ela rosna na ponte da música.

“Eu definitivamente falei sobre meus segredos e inseguranças mais profundos e sombrios em ‘Sour’ - o que é meio estranho ser tipo, 'Aqui, vocês podem ter isso. Quem quiser ouvir pode ouvir '”, diz Rodrigo. “Mas é muito fortalecedor quando isso acontece, e tem sido realmente incrível para mim ver as pessoas ressoarem com essa vulnerabilidade e se relacionarem com ela”.

Rodrigo credita a experiência de Nigro como ex-vocalista e guitarrista da banda de rock indie As Tall as Lions por ajudá-la a encontrar o som pop-punk de “Good 4 U.” Ela diz que veio com o gancho da faixa - “Bom para você / Você parece feliz e saudável / Não eu / Se você se importasse em perguntar” - no chuveiro. “Eu não queria que todo o disco fosse canções tristes de piano”, diz Rodrigo. “Mas, novamente, eu não queria escrever uma música pop, feliz, ‘Estou apaixonado’, porque era muito diferente de como eu realmente me sentia na época. Então, escrever ‘Good 4 U’ foi realmente satisfatório porque a música é otimista e de alta energia e as pessoas podem dançar, mas eu não tive que sacrificar ser honesto e autêntico para escrevê-la. ”

Embora “Sour” esteja repleta de baladas de partir o coração, suas faixas mais ousadas reforçam as habilidades de mudança de gênero de Rodrigo - acima de tudo, “Brutal”, que te dá um tapa na cara com angústia e ferocidade. Outros destaques do álbum incluem “Traitor”, o manifesto certeiro de Rodrigo sobre como os assuntos emocionais podem machucar tanto quanto os físicos, que ela inicialmente descartou como não sendo identificável o suficiente. Mal sabia ela, o resultado seria o oposto.

“Escrevi na minha cama enquanto chorava”, conta Rodrigo. “Eu realmente nunca pensei que seria uma música que ressoasse com tantas pessoas. Eu pensei que era uma situação muito específica que eu estava passando, e é tão engraçado que essa música não-single que tenha mais sucesso. Muitas pessoas ficaram tipo, ‘Como você sabia? Isso é exatamente o que aconteceu comigo!’"

Mas nem toda música de “Sour” tem a ver com desgosto. Perto do final do álbum, o jazz “Jealousy, Jealousy” e mais próximo “Hope Ur Ok” lidam com temas de insegurança e auto-aceitação. Em particular, “Jealousy, Jealousy” fala sobre crescer na era da mídia social e confundir Instagram com realidade - algo que Rodrigo diz que ela lutou consigo mesma.

“Eu definitivamente vi ‘Sour’ como uma espécie de fatia da vida adolescente”, diz Rodrigo. “Acho que grande parte do crescimento é passar por seu primeiro amor e primeiro desgosto, e isso foi definitivamente refletido no álbum, mas acho que canções como ‘Brutal’ e ‘Jealousy, Jealousy’ refletem as outras partes de ser um adolescente e sentir-se inseguro e não ter certeza de como você se encaixa no mundo. ”

Na verdade, a pioneira do pop-punk Avril Lavigne, que ficou impressionada com a “profundidade e o clima” de “Drivers Licence”, conta-se entre os muitos fãs de Rodrigo. De acordo com Lavigne, a vulnerabilidade de Rodrigo é seu superpoder.

“Acho que é importante para pessoas como Olivia dar uma voz honesta a tantas jovens que ainda estão se descobrindo”, diz Lavigne. “Suas canções são a verdade dela, e você pode realmente sentir isso. Você pode dizer que é real pela forma como todos os fãs dela agarram cada palavra que ela diz. ”

• • •

Com o uso descontraído de Rodrigo da palavra F em suas letras, é fácil esquecer que ela ainda estrela um programa da Disney. “As pessoas me perguntam o tempo todo, ‘Oh, você acabou de jurar para que as pessoas soubessem que você não é mais uma criança da Disney?’”, Ela diz. “Realmente não é uma decisão calculada na minha cabeça. Não é como, ‘Oh, eu vou ser uma criança nervosa agora.’ Eu apenas costumo ter uma boca muito suja, e acho que isso obviamente se reflete na minha composição. ”

Ainda assim, o caminho de Rodrigo se desviou do de outros ex-alunos da Disney que se ramificaram para a música - Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato, para citar alguns - na medida em que ela não assinou com a relativamente restrita Hollywood Records do Disney Music Group. O rompimento de Rodrigo com a tradição é um diferencial importante no que diz respeito à trajetória das estrelas da Disney, que muitas vezes se veem classificadas em um determinado gênero ou categoria infantil. Rodrigo diz que aprendeu muito com aqueles que vieram antes dela.

“Conheci a Selena e ela foi muito gentil”, lembra Rodrigo. “Ela me falou muito sobre priorizar a saúde mental, o que eu acho muito importante neste setor. Todos nós fomos os holofotes muito jovens. … Isso pode ser desgastante para sua psique e pode trazer todos esses problemas estranhos. ”

Kristen Smith, a empresária de Rodrigo, diz: “Ver Olivia entrar em seu poder, é muito gratificante para mim e mais importante. Estamos apenas começando a ver o que ela vai fazer. ”

Riback, da Interscope Geffen A&M, acrescenta que Rodrigo navegou em sua ascensão à fama “como uma profissional”, lidando com o bem e o mal. “Sinceramente, só quero que ela continue vivendo a vida e documentando isso apenas da maneira que pode”, diz ele. “Tenho feito A&R por 20 anos e ela é potencialmente uma das mais - senão a mais - compositora talentosa que já conheci.”

Rodrigo conta sobre seu processo: “Escrevo sobre o que sei e o que estou sentindo intensamente. O álbum é sobre um coração partido, mas acho que todas as músicas são um aspecto diferente de um coração partido. Muitas emoções vêm junto com algo assim: raiva, rancor, tristeza, ciúme, saudade. ”

Na verdade, ela reconhece que seus fãs a estão ajudando a superar o labirinto confuso e inseguro da juventude adulta tanto quanto ela os está ajudando.

“Me faz sentir muito menos sozinha quando um fã diz, ‘Isso capturou perfeitamente como eu me sentia no meu relacionamento’”, diz ela. “Isso me faz sentir tão vista.”

@Livies

5 curtidas

Bicha bonita

Ela é mto linda

Muito bonita

1 curtida

Que linda

Adorei o look

1 curtida
1 curtida

a gente está de volta mesmo aos early 00’s né? O look super inspirado em De repente 30

Perfeita

Ai ela é tão bela

Era isso que eu tava tentando lembrar

A Olívia tem o frescor da nova geração, com a energia dos anos 2000

muito princesinha

1 curtida

cada dia mais apaixonado pela princesinha

Lenda perfeita e bela como sempre

linda

Gente, chocado kkkkkkkkk

Achava que iria para uma segunda platina mas já vai para a terceira, pisou muito

linda demais

Sempre querida ao falar dos artistas novos @BlackStars

6 curtidas

3x platina? Morro no hit

1 curtida