Operação na Argentina derruba acesso de milhares de brasileiros a gatonet

Uma operação contra pirataria na Argentina tirou acesso de milhares de brasileiros a serviços de gatonet neste fim de semana. Não há números oficiais de pessoas afetadas, porém há centenas de reclamações em redes sociais e sites especializados sobre a indisponibilidade.

Operação foi realizada no fim de agosto, mas serviços começaram a cair neste fim de semana. De acordo com a Alianza, associação da indústria audiovisual que combate à pirataria na América Latina, processo corre em segredo de Justiça e principal tese é que desativação ocorre conforme Ministério Público da Argentina avança nas investigações contra organização.

Foram desativados dezenas de serviços que vêm em tv boxes piratas. Desses, os mais famosos são o My Family Cinema e o Eppi Cinema - que funcionam como espécie de “Netflix pirata” - e o TV Express, que libera centenas de canais de TV de forma ilega.

Redes sociais e sites especializados mencionam reclamações de clientes com apps fora do ar. “Do nada, meu app [TV Express] sofreu atualização e hoje parou de funcionar, e meu contrato só vence em março”, diz uma das pessoas no ReclameAqui. Sobre o MyFamily Cinema, uma pessoa diz que “plano de 1 ano foi pago e fiquei sem o serviço de um dia para o outro. O que fazer?”.

“Devido a questões de direitos autorais, esta marca deve encerrar permanentemente seus serviços. Agradecemos sinceramente pela sua confiança e apoio ao longo dos anos. Esperamos que nosso produto tenha proporcionado boas lembranças para você e sua família. Desejamos tudo de melhor na descoberta de novos aplicativos que enriqueçam sua vida digital” - Mensagem exibida para usuários do My Family Cinema e Cinefly.