OPINIÃO: SP há 47 dias sem chuva é culpa do desmatamento da Amazônia.

Achou o titulo estranho? o que o desmatamento teria haver com a falta de chuva de SP?

Essa relação se dá por meio da floresta amazônica e seus chamados “rios voadores” que resumidamente, consistem na umidade do ar gerada pela Floresta Amazônica e disseminada para várias outras partes do país e do continente sul-americano.

Portanto, as chuvas nas regiões sul e sudeste do país estão intimamente ligadas ao bem estar da floresta amazônica e cientistas nos avisam isso há anos: o desmatamento interrompe o mecanismo de evapotranspiração (rios voadores) e assim, diminui a disponibilidade das chuvas.

E por que agora estamos vendo os prejuízos do desmatamento da floresta amazônica? acontece que o desmatamento na floresta nunca parou, na verdade ele tem crescido ano após ano, em 2021 chegando a 29% a mais comparado com 2020

fonte :Desmatamento na Amazônia cresce 29% em 2021 e é o maior dos últimos 10 anos - Imazon

Com isso, o déficit de chuvas no mês de julho tem sido uma tendência. Nos últimos 23 anos (2000-2022), houve 12 meses de julho com chuvas acumuladas bem abaixo da média, com METADE dessas ocorrências concentrando-se nos últimos sete anos. E a tendencia, é piorar.

FONTES (e mais informações):

https://www.ecodebate.com.br/2009/01/14/sem-chuva-da-amazonia-sp-vira-deserto-entrevista-com-antonio-nobre-pesquisador-do-inpe/

2 curtidas

Old, opinião verídica.
Daqui a 50 anos não teremos mais água doce no planeta terra e todos vamos morrer.

1 curtida

Adoro chuva

Gente, todas as vezes q eu fui a sp e julho choveu :pleading_face:

do jeito q tá sis, é capaz msm

Tá foda, nem uma mísera garoa pra arrumar esse ar estamos tendo

old q todos amamos sis

infelizmente do jeito q o desmatamento na amazonia tá e com os dados da possivel desertificação do sul e sudeste, se isso continuar vamos ter q começar a nos acostumar com a falta dela

pelo q li ai tá bem quente tb né?

Vegetarianismo salvará o mundo

2 curtidas

que opiniões são essas? kkkk
isso é um fato, a gente perdeu completamente o ciclo da chuva desde o aumento do desmatamento e queimadas na região amazônica

Saudades de chuvas.

Esse fim de semana deve cair uns pingo segundo previsão, com frente fria chegando

O Pantanal sofrendo com a seca novamente
O Brasil vai perder a maior planície inundável do mundo inteiro.

amg como eu msm q escrevi e n sou jornalista tenho q colocar como opinião kkk

por falar nisso aquelas queimadas q aconteceram ano passado aconteceram de novo esse?

nunca mais li sobre

não precisa não, amr
isso já está comprovado pelos textos que você trouxe
se o povo ler, vão ver que não é uma opinião, é um fato

Amiga normalmente começam em agosto.
Até agora não noticiaram nenhuma queimada, só a se a mesmo.

eu prefiro botar, n tenho credibilidade profissional pra isso

aqui em curitiba ano passado sofremos mt com a falta de chuva, foi um inferno o racionamento de agua que teve

enquanto isso as empresas petrolíferas e os bilionários rindo da sua cara

No mês de julho ainda não fez um único dia de frio