Orgulho da Lícia: Reis derruba audiência da Record e tem pior estreia das novelas bíblicas

Reis derruba audiência da Record e tem pior estreia das novelas bíblicas

Anunciada pela Record como a maior produção da história de seu departamento de teledramaturgia, Reis não conseguiu conquistar a atenção do público da Grande São Paulo em seu primeiro dia de exibição. Apesar de vice-líder de audiência em sua faixa horária, das 21h às 21h52, a nova aposta da emissora teve a pior estreia dentre todas as novelas bíblicas que já foram produzidas pela empresa desde o início de exploração do nicho, em 2015. Quando levamos em consideração também os índices de seriados religiosos, a estreia desta terça só conseguiu superar os 7,7 da segunda temporada de Milagres de Jesus, na noite de 2 de fevereiro de 2015.

De acordo com os índices obtidos em primeira mão pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, a história assinada por Raphaela Castro e dirigida pelo argentino Juan Pablo Pires teve média de 9,0 pontos na principal metrópole do país e conseguiu uma vitória tangencial diante do SBT, que pontuou 8,4 com o segundo capítulo de Poliana Moça. Por sinal, os números do debut da trama infanto-juvenil do SBT foram ligeiramente superiores aos da história religiosa: a novela da emissora de Silvio Santos marcou média de 9,1 pontos na segunda-feira (21).

A Globo, com o Jornal Nacional e a última terça-feira de Um Lugar ao Sol, ficou bem distante das concorrentes e marcou média de 21,5 pontos no confronto com a trama bíblica. O programa do Faustão, transmitido pela Band, não entrou na disputa pelo pódio e anotou 4,2 pontos, sendo seguido pela Cultura (1,1) e pela TV Brasil (0,7). Diferentemente de Poliana Moça, responsável por turbinar o horário nobre do SBT, Reis teve o efeito contrário no desempenho da Record e afugentou o público da emissora, incrementando os índices das rivais e prejudicando o próprio canal.

Nas quatro terças anteriores, com a exibição de A Bíblia (remanejada para a faixa das 22h em seus últimos capítulos), a Record havia tido média de 10,4 pontos na Grande São Paulo. O número, que sequer conseguiu ser atingido por Reis em seu momento de melhor audiência (o pico da nova trama foi de 9,9 pontos, em seu primeiro minuto) representa que a emissora perdeu 13% de seu público com a estreia de sua principal aposta para o primeiro semestre. Consequentemente, a novidade também ficou longe dos números registrados pelo canal no auge da dramaturgia bíblica.

Levando em consideração os dados consolidados de audiência, a trama bíblica mais assistida em sua estreia foi a segunda temporada de Os Dez Mandamentos, que cravou média de 19 pontos em 4 de abril de 2016, seguida de perto por A Terra Prometida (18) e Gênesis (16). Mais distante, surgem O Rico e Lázaro (15), Apocalipse (13), Jesus (13), José do Egito (13), A História de Ester (12), Sansão e Dalila (12), Rei Davi (12) e Os Dez Mandamentos – 1ª Temporada (12). O ranking é encerrado com A Bíblia (11), Jezabel (11), Milagres de Jesus – 1ª Temporada (10) e Lia (10). Por fim, surgem as audiências da estreia de Reis e da segunda temporada de Milagres de Jesus, citada na abertura desta reportagem.

1 curtida

@Noveleiros vcs ficaram de fora dessa?

1 curtida

2022 e novela da record

até em poliana moça eu to dando uma olhadinha enquanto não começa um lugar ao sol, mas semana que vem vou estar livre da tortura de ver novela não que eu não goste, sou apaixonado por novela, mas ficar preso a um negócio por seis meses é maçante

1 curtida

Caramba já fizeram novela da bíblia toda praticamente

Nem minha mãe crente aguenta mais as novelas da Record

1 curtida

Mesmo com essa esteira super flopada a Licia não reagiu na última semana da novela, ontem a audiência de um lugar ao sol foi de 21 pontos.

Ninguém aguenta mais

Mas 7,7 pra uma produção vergonhosa como essa é muito.

1 curtida

Deu 9,0

isso ja era esperado pros padrões da record

Crente em 2022…

Eu estava vendo esses dias uma novela da Record, era uma cena de guerra e o personagem levou uma infinidade de socos, mas não saiu uma gota de sangue sequer. Fora o escudo, que parecia ser de papelão.

Não tem jeito, essa emissora é muito fundo de quintal.

a ULAS das bíblicas

vai levar uma surra de pantANAL

Eles sempre falam isso quando vão lançar novela kkkk

Impossivel ser pior que ULAS