Paulo Lessa abre o apartamento no Rio e fala sobre ser galã em 'Terra e paixão': 'Recebo de bom grado'

Paulo Lessa posa para a coluna em seu apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio, ao lado da mulher, a dentista cabo-verdiana Cindy Cruz, e da filha, Jade, de 2 anos. No imóvel (veja várias fotos na galeria abaixo), herdado da mãe dele, falecida em 2012, a família constrói memórias e celebra os bons ventos que sopram na carreira do ator. Ele vive seu primeiro protagonista de uma novela das 21h, o Jonatas de “Terra e paixão”, depois de estrelar “Cara e coragem”, às 19h, no ano passado.

— Tenho 41 anos, e parece que as coisas começaram a mudar para mim agora. A oportunidade veio num momento muito bom porque o ator é um observador da vida, do cotidiano. Com a idade que estou, sou um profissional melhor. Me tornei pai. Isso com certeza modificou muita coisa dentro de mim e me modificou como ator também. Tem um ditado que diz que “filho vem com pão debaixo do braço”, e é verdade. Desde quando soubemos da gravidez da Cindy, na pandemia, fiz um trabalho atrás do outro — comemora Lessa, que atua há 23 anos.

O destaque na trama de Walcyr Carrasco fez com que o ator conquistasse o posto de galã. Título que, segundo ele, é muito bem-vindo.

— Quando fiz a Oficina de Atores da Globo, em 2008, não achava possível ser galã. Achava possível ser ator, era o meu sonho, mas não protagonista. O tempo foi passando, e as portas se abriram depois da luta de muita gente (se referindo a atores negros). Recebo de bom grado essa fama de galã. E é claro que esse título também mexe um pouco na vaidade — afirma o ator, que frequentemente aparece nas redes sociais mostrando seus treinos e procura seguir uma alimentação equilibrada.

Lessa acredita que a visibilidade no horário nobre vai se refletir, cada vez mais, na sua vida financeira. Tanto que o casal planeja reformar em breve o apartamento:

— Feliz demais com a oportunidade, com as coisas que estou conseguindo proporcionar para a minha família. O que está acontecendo agora é um reconhecimento artístico muito bacana, espero que venha acompanhado do lado financeiro também. Seja no cachê, seja no salário, para eu conseguir ter essa mudança (de vida).

Ele diz que, curiosamente, recebe muitas mensagens nas redes sociais de pedidos de ajuda financeira:

— As pessoas têm essa ilusão de que estou com a vida resolvida, que estou milionário. Também recebo cantadas, nudes de meninos e meninas. E tem críticas, que são poucas, e elogios. Respondo todo mundo. É engraçado porque tem gente que acha que não sou eu. Não tenho equipe de redes sociais, sou eu mesmo que cuido de tudo. É um feedback muito legal.

As transformações na carreira de Paulo não fazem com que ele se esqueça das questões sociais em que sua mãe se envolvia. Idalice Moreira Bastos era uma famosa trancista do Rio, conhecida como Dai. O ator está focado na reconstrução do Instituto AfroDai, um espaço cultural na Lapa, no Centro da cidade. Hoje o local é ocupado pelo AfroReggae Audiovisual:

— Acho que ela está muito orgulhosa de mim. A ideia é fazer exposições e cursos gratuitos lá.

A ligação de Paulo com a mãe se evidencia não só nas lutas sociais, mas nas paredes do seu apartamento. Os quadros dela continuam pendurados ali. O ator mora no imóvel desde os seus 10 anos. E há 11 reside com a mulher. No dia a dia da família, o dialeto crioulo, uma das línguas do país de Cindy, é usado tanto quanto o português. A dentista trouxe para o cardápio deles a cachupa, uma comida tradicional de Cabo Verde que lembra uma feijoada. E o casal tem uma paixão em comum: perfumes. A coleção foi crescendo e tomando toda a penteadeira do quarto (veja fotos na galeria abaixo). Lessa usou uma das fragrâncias, cítrica aromática, como fonte de inspiração para “Terra e paixão”:

— Mato Grosso do Sul, onde se passa a novela, é um lugar quente. Tinha que ser um perfume fresco, mas que tivesse uma personalidade. Que fosse mais marcante. Eu já usava na minha vida, mas achei que seria perfeito para esse papel. Eu fui convencendo vários atores a escolherem um perfume para o seu personagem também (risos).

Lessa e Cindy procuram preservar o romantismo em meio à rotina atribulada e buscam, por exemplo, reservar uma hora para um chá da tarde juntos. Com o cotidiano voltando aos eixos depois da chegada de Jade, eles ainda não decidiram se terão mais filhos:

— No primeiro aninho da Jade, eu estava radical e falei: 'Não quero mais filho". Foi muito traumático. Infelizmente, meus pais já faleceram, e a família da Cindy é de Cabo Verde. A nossa rede de apoio quase não existiu. Tivemos e temos ajuda do meu irmão, Darlan, e a minha cunhada, Paloma. Outro filho agora não dá. Vamos ver o que o futuro reserva pra gente. É algo que podemos pensar ainda.

quem

1 curtida

Um dos protagonistas de Terra e Paixão amigo

1 curtida