Perfil de fã da MTV ganha apoio do Grupo Abril e resgata preciosidades

Emissora icônica entre 1990 e 2013 no Brasil e mantida pelo Grupo Abril, a MTV respira até hoje através do perfil do Twitter intitulado A MTV Que Deu Certo. Por lá, o professor Caio Pinheiro, de 26 anos, e Felipe Arcelino, de 27, e que atua como Técnico em Zootecnia, postam conteúdos diários do canal. Desde o dia 30 de setembro, preciosidades estão sendo publicadas na página através de uma parceria inédita com a Abril.

Caio contou ao NaTelinha que a ideia de criar o Twitter/X surgiu no início da quarentena, em 2020. Organizando algumas coisas em casa, se deparou com DVDs com um material que salvou do site da MTV. “Como sentia muita falta da emissora, e percebi que muita gente também estava na mesma situação, decidi que seria legal criar uma ‘comunidade’ de fãs do canal”, relatou.

Além dele, outras duas páginas também tiveram o objetivo de resgatar a memória do MTV em parceria. “O Leandro criou o Disk MTV BR em 2019. Lá ele publica tudo o que era relacionado a parada de clipes do canal, deixando a galera com muita saudade de ligar para pedir seu clipe favorito.”

Segundo Caio, foi essa mesma saudade que fez Felipe, do MTV Brasil Memórias, criar a sua página também. “A partir do sentimento de nostalgia e felicidade que ele sentia ao assistir aos programas antigos, também despertou a ideia de criar uma ‘comunidade para fãs’, foi então que, em 2018, ele iniciou os trabalhos com fotos e vídeos da emissora”, seguiu.

As memórias da MTV Brasil
Em maio de 2020, teve ideia ao lado dos novos amigos de criarem uma petição pedindo a disponibilização do acervo. “Acreditávamos que se houvesse uma demonstração pública de interesse nos arquivos, eles poderiam ser disponibilizados”, admitiu.

Durante dois anos, o abaixo-assinado Eu Quero a Minha MTV atingiu mais de 10 mil assinaturas. “No começo, muita gente chegou a desacreditar da iniciativa, mas seguimos em frente”, afirmou ele, que viu tudo pode pouco depois.

“Em março deste ano, uma pessoa que trabalha na Abril entrou em contato comigo para que pudéssemos conversar sobre o acervo e firmar uma parceria para futuras colaborações. Rapidamente convidei os meninos, Leandro (diskmtvbr) e Felipe (mtvbrasil.memorias), para fazerem parte do time e aqui estamos nós, parceiros oficiais do Acervo Abril.”

O anúncio foi planejado para 30 de setembro, dia em que a emissora saiu do ar há 10 anos. “Data simbólica”, reconhece.

A notícia foi celebrada pelos fãs e até agora, ele diz que apenas os vídeos do VMB 1995 foram publicados. “Já causou certo alvoroço na comunidade de fãs da MTV ao verem que a parceria realmente está acontecendo e que, ao contrário do que era divulgado, o acervo está em ótimas condições e sendo cuidado pelo Grupo Abril.”

Os próximos passos
Caio diz que agora planeja muita coisa e promete que faz o máximo possível para entregar o conteúdo da MTV aos fãs. E avisa: a edição de 1999 do VMB será o próximo a ser publicado. Todos eles entre 1995 e 2012 estão digitalizados e devem entrar futuramente no perfil.

Aparições como o de Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Claudinho & Buchecha, Pepê & Neném e outros serão vistas “com uma qualidade jamais vista na internet”, alardeia.

Ainda ao longo do mês, Caio adianta também que lançará um projeto intitulado VMB+. Serão vídeos onde haverá comentários de momentos marcantes, fatos e curiosidades da premiação usando o acervo original da MTV.

https://twitter.com/amtvquedeucerto/status/1708134609639047234
https://twitter.com/amtvquedeucerto/status/1708859753953206276
https://twitter.com/amtvquedeucerto/status/1710113661262434539

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

3 curtidas

que lindoo

@Persefone

mtv brasil pra sempre em nossos coraçoes

divos

queria um desse pra mix tv

que sdds

A Wanessa pitica falando do hino Hair & Soul :heart_eyes:

Saudades eternas da old MTV

icônicos amg, adorei a ideia

eu amava tanto o acesso MTV :sleepy:

eu sigo essa conta

toda gay que viveu essa época sente saudade

q tudo, o algoritmo do insta sempre joga essa conta pra mim no feed, tem umas coisas bem legais mesmo

Do nada Wanessa falando de Hair e Soul kkkkkkkkkk

Sem a briga do Gordo contra o Dado remasterizada em 4k
Sem acervo

Eu odeio sentir nostalgia porque é muito fácil cair nessa armadilha e se tornar um desses velhos que fica falando “no meu tempo era melhor” mas porra a MTV faz falta demais.

2 curtidas