Pesquisa presidencial Genial/Quaest - Lula 43%, Bozo 28%, Ciro 10%, Dória 7% | Lula ganha em todos os cenários

Lula lidera em todos os cenários para a eleição presidencial

Na espontânea, petista e presidente empatam dentro da margem de erro, e indecisos são maioria. Num segundo turno, Jair Bolsonaro só venceria Pacheco e Tasso Jereissati

Por THAÍS MOTA

07/07/21 - 09h30

Lula

Foto

Foto: Douglas Magno/AFP

Inscreva-se e receba notícias de O TEMPO

A pesquisa Genial/Quaest sobre a corrida eleitoral de 2022 mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa em todos os cenários testados. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo lugar também em todos os cenários.

Em um primeiro cenário, Lula aparece com 43% das intenções de voto, Bolsonaro, com 28%, Ciro Gomes (PDT), com 10%, e João Doria (PSDB), com 7%. Outros 3% disseram que não vão votar e 8% não souberam ou não responderam.

Em um cenário com o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), Lula tem 44%, Bolsonaro, 29%, Ciro mantém os 10%, e Mandetta aparece com 6%. O número dos entrevistados que não iriam votar ou que não souberam ou não responderam permaneceu o mesmo.

Em um terceiro cenário, Lula mantém 44%, enquanto Bolsonaro aparece com 28%. Ciro sobe para 11%, e Eduardo Leite (PSDB) registra 4%. Nesse caso, 3% disseram que não vão votar, enquanto 9% não souberam ou não quiseram responder ( confira todos os cenários no infográfico ao lado ).

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, há um empate técnico entre Lula e Bolsonaro. Nesse caso, o ex-presidente tem a intenção de votos de 21%, enquanto o atual presidente é indicado por 18%. Ciro Gomes foi citado por 1%, enquanto os demais candidatos citados somaram 1%. Ainda na espontânea, 57% se disseram indecisos, e outros 3% afirmaram que pretendiam votar branco ou nulo ou nem ir votar.

O levantamento também simula a disputa no segundo turno entre Bolsonaro e todos os postulantes citados nos cenários de primeiro turno. Em uma eventual disputa entre Lula e o presidente, o petista venceria com 54% dos votos, contra 33% de Bolsonaro. O chefe do Executivo também perderia em um eventual segundo turno com Ciro Gomes, no qual o pedetista teria 44% dos votos, contra 36% de Bolsonaro.

O presidente aparece tecnicamente empatado com João Doria, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite. Ele venceria Rodrigo Pacheco e Tasso Jereissati nos cenários testados.

A Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas nas 27 Unidades da Federação entre os dias 1° e 4 de julho, de forma presencial. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Levantamento corrobora dados do Datafolha e Ipec

Apesar de levantamentos diferentes não poderem ser comparados, o resultado da pesquisa Genial/Quaest corrobora pesquisas recentes realizadas por Datafolha e Ipec, instituto recém-criado por ex-executivos do Ibope.

Em 25 de junho, o Ipec mostrou que Lula venceria a eleição para a Presidência da República em 1º turno. No levantamento, ele alcançou 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro apareceu com 23%, Ciro Gomes, com 7%, Doria, com 5%, e Mandetta, com 3%. Votos brancos e nulos representaram 10%, e 3% não sabem em quem votar ou não responderam.

Já o último Datafolha, divulgado em 12 de maio, Lula tinha 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Em seguida apareceram o ex-juiz Sergio Moro, com 7%, Ciro, com 6%, Luciano Huck, com 4%, Doria, com 3%, e, empatados com 2%, Luiz Henrique Mandetta e João Amoêdo (Novo).

2 curtidas

É isso
Boa sorte pra quem ficar aqui em 2023

Agora é obrigação dos ciretes pedirem pro Ciro desistir da campanha pra fazer o Lula ganhar no primeiro turno

Bateram tanto nessa tecla em 2018, será que vão ter coragem agora?

7 curtidas

Só no universo BC que Ciro tem alguma chance de ganhar

1 curtida

Até aqui já desistiram desse senhor

Tem uma galera indo no Leite azedo

1 curtida

eduardo leite com 4%

Mas não juraram q o Dudu Leite ia ser a 3 via? Será q ele ainda consegue?

Vem @Esquerdistas mais um #1 do papi

2 curtidas

o laticínios já estava sendo incluído nas pesquisas ou começaram a testar o nome agora?
:hmmm:

Incluiram 2 nomes do PSDB, Tasso e Dória, mas não incluiram o dele
E na espontânea ele não apareceu nem com 1%

o PSDB testando 10 nomes diferentes para saber qual deles consegue passar de 5%

O nome do Doria não decolou né, o PSDB deve ir de Eduardo Leite

mas aqui seria o quê exatamente?

Amore, é o contrário
Se NEM O DÓRIA tá decolando, não há motivos pra irem de Eduardo leite

O auge do Doria foi a compra da vacina, mas o buzz já passou

Calma petista

Exatamente

só me choco com pessoas que ainda vão ter a pachorra de votar no bolsy kkkk enfim, seguimos

Eu tô calmo, aonde deu a entender que eu estou nervoso?