PIB de SP cresce 5 vezes mais que o do Brasil em 3 anos, aponta Seade

Imgur

O Governador João Doria anunciou que a economia de São Paulo cresceu cinco vezes mais que a do Brasil, com PIB (Produto Interno Bruto) acumulado de 7,5% de 2019 até o terceiro trimestre de 2021, segundo a Fundação Seade. A estimativa do PIB estadual no ano passado aponta para expansão de 5,9%, ante projeção máxima de 4,5% para o país.

“Houve um aumento de 7,5% na atividade econômica em São Paulo em três anos, contra 1,5% no Brasil neste mesmo período”, disse Doria.

“Nossa economia cresceu, e a empregabilidade também. Seguimos acelerando contratações em janeiro e certamente daremos mais um salto positivo em geração de empregos no estado em decorrência do crescimento econômico”, reforçou o Governador.

De acordo com a Seade, é a primeira vez, desde o início da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1995, que a economia de São Paulo cresce mais do que o Brasil por três anos consecutivos.

“Como São Paulo liderou o processo de vacinação, isso tem um impacto muito grande na economia”, afirmou Henrique Meirelles, Secretário de Fazenda e Planejamento do Estado.

O levantamento também apontou fatores do crescimento consistente do PIB em São Paulo, como a economia estadual diversificada e altamente especializada e a concentração da indústria de alta e média-alta tecnologia, além de a capital ser o maior centro financeiro da América Latina.

Em relação ao crescimento projetado de 2021, a Seade levou em conta o indicador denominado PIB+30 para a projeção estadual de 5,9%. Os segmentos com crescimentos mais expressivos no ano passado foram informação e comunicação (16,7%), educação e saúde privada (13,2%), transportes e armazenagem (12,1%) e construção civil (9,9%).

“Os quatro setores juntos respondem por mais de 60% do PIB paulista”, declarou Bruno Caetano, Diretor Executivo da Fundação Seade. “São Paulo tem batido recordes de investimento públicos e também privados desde 2019. O crescimento se deu em um cenário adverso, com praticamente dois anos de pandemia, o que mostra que a economia de São Paulo segue um bom caminho”, acrescentou.

Para 2022, as projeções do Seade para o PIB são de médias de 0,6% para São Paulo e 0,2% para o Brasil. O resumo do levantamento sobre o PIB paulista está disponível em Apresentação PIB SP by Governo do Estado de São Paulo - Issuu.

PIB de SP cresce 5 vezes mais que o do Brasil em 3 anos, aponta Seade | Governo do Estado de São Paulo.

@Paulistas

13 curtidas

Sp dona do br e n choca

O Meirelles massacrando o Paulo Guedes

ridículo ver o estado mais rico do país ficando cada vez mais rico e os mais pobres cada vez mais pobres

Bolsonaro tu é trevas

3 curtidas

Sao Paulo se isolando cada vez mais do resto do Brasil…….

Chama o meimei que ele resolve

emancipação de são paulo agora!

são paulo é meu país

1 curtida

tem dados dos outros estados?

Old que SP carrega o Brasil nas costas

E quando não massacrou?

é a locomotiva

Ok, mas esse governo doria foi uma aberração, cheio de medidas liberais porcas muitas vezes, como privatizações que não focam em melhorias, que deixam pessoas desempregadas e em casos onde retiram direitos já conquistados no passado, como bilhetes de idosos.
Esse foi um dos governos de SP mais aberrativos.
Se colocarem o tarcisio mesmo como estão forçando, tenho até pena do que vai virar

1 curtida

o único estado q funciona de vdd nesse paiséco né?

1 curtida

Caras o Meirelles é um monstro, Oq ele tá fazendo na economia de sp vai ter resultado por décadas

eu só achei de SP, porque tinha visto o tweet e resolvi procurar para ver se saiu.

1 curtida

Louco isso, a impressão que eu tenho que a capital do estado tá cada vez mais pobre, nunca vi SP com tantas pessoas morando na rua igual agora

3 curtidas

Porque isso mostra que pib não reflete em nada na distribuição de renda mesmo e nem na qualidade do emprego oferecido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É apenas a elite de sempre enchendo o cu de dinheiro e pobre batendo palma, achando lindo uma coisa que nunca vai tocar.
Eu acho bom pro estado exibir, mas como paulista, sei o que o governo atual tá fazendo com o povo também pra chegar a esses ‘‘resultados’’.

5 curtidas

eu tava pensando aqui, teve cortes nos materiais escolares das escolas pública? lembro que desde que desde 2006/2007, todos alunos das escolas públicas ganhava kit de material completo, mas esse ano minha sobrinha ainda não ganhou, dai me pergunto se teve corte.

se teve é uma pena, era de grande ajuda, era bem completo mesmo o kit escolar tinha até bolsa.

ano passado teve